Virtualização de banco de dados: entenda o que é e quais as vantagens

Empresas de vários setores passaram a utilizar a virtualização como uma forma de tornar os serviços e sistemas de TI mais eficazes. Essa tendência também se expandiu para a virtualização de bancos de dados na nuvem, em busca de mais economia, simplificação dos processos de gestão e aumento da escalabilidade operacional. Como consequência, o acesso a dados tornou-se mais preciso e ágil. Quer saber mais sobre a virtualização de bancos de dados? Então, veja no nosso post de hoje como essa tecnologia pode ser utilizada e qual o seu impacto no funcionamento do negócio!

O que é a virtualização de servidores de banco de dados?

A virtualização é uma técnica onde o sistema de um servidor é executado “dentro” de outro sistema. Utilizando uma infraestrutura com grande capacidade de armazenamento e processamento de informações, gestores dividem os recursos de um data center entre várias máquinas virtuais. Cada uma atuará como um software isolado, podendo ser acessado remotamente por usuários e tendo a sua capacidade modificada conforme for necessário.

A virtualização permite que recursos sejam alocados conforme a necessidade do usuário. Ao contrário de uma infraestrutura tradicional, os recursos são definidos via software, dando uma flexibilidade maior para o gestor de TI. Isso criará um fluxo de gestão mais flexível e uma maior capacidade de se adaptar às mudanças do ambiente empresarial.

Quando a virtualização de banco de dados pode ser utilizada?

A virtualização de servidores de banco de dados pode ser feita por empresas que buscam novas formas de otimizar a sua gestão de infraestrutura e criar processos de TI mais eficientes em médio e longo prazo.

Essa estratégia permite que empresas simplifiquem a sua gestão de dados, uma vez que backups e manutenção de recursos serão feitos com mais agilidade. Vale destacar, também, que a virtualização traz um grande ganho de performance em médio e longo prazo para o usuário.

Bônus: Guia completo para implantar um Service Desk na sua empresa

Quais as principais vantagens da sua utilização?

Como citado, a virtualização pode trazer vários benefícios para uma empresa. Caso ela seja aplicada a bancos de dados, podemos destacar:

Otimização da infraestrutura de TI

Por meio da virtualização de banco de dados, os recursos locais do negócio terão uma carga de trabalho menor. Grande parte das rotinas de análise, armazenamento e processamento de dados será feita na nuvem, reduzindo a carga de servidores locais.

Além disso, a empresa poderá investir com mais precisão na otimização da infraestrutura de rede, crucial para que o acesso a informações seja feito com maior velocidade e segurança.

Suporte e manutenção de banco de dados simplificado

Ao investir na virtualização do banco de dados, a empresa contará com um suporte qualificado para resolução de dúvidas, eliminação de problemas e auxílio na migração para a nova plataforma. Como consequência, gestores e técnicos de TI conseguirão configurar o banco de dados virtualizado com maior precisão e segurança, atingindo o melhor desempenho possível rapidamente.

Já as políticas de manutenção de banco de dados serão simplificadas. Os técnicos conseguirão mudar a quantidade de recursos utilizados com alguns cliques, tornando o tempo de resposta a demandas de usuários menor. Além disso, não será mais necessário investir recursos em atividades como troca de dispositivos e atualização manual de sistemas.

Facilidade na execução de backups

Ao executar bancos de dados por meio de servidores virtualizados as rotinas de backup e restauração de dados tornam-se mais simples e precisas. Para que novos snapshots sejam criados, gestores de TI poderão copiar todo o sistema como um único arquivo. Da mesma forma, a restauração de dados será feita por meio de um processo único.

Caso a empresa trabalhe com sistemas de backup que possuem suporte para versionamento de arquivos, as cópias também serão mais ágeis. A quantidade de blocos de dados a serem verificados será reduzida. Com isso, o processo de backup torna-se mais simples e eficiente.

Maior escalabilidade e gastos precisos

Por serem executados na nuvem, os bancos de dados virtualizados possuem um nível de escalabilidade muito maior quando comparado com sistemas locais. Conforme as necessidades da empresa mudarem, será possível reduzir ou ampliar a quantidade de recursos contratados. Como consequência, a adaptação a mudanças repentinas poderá ser feita em prazos menores.

Esse é um fator que influenciará diretamente no gasto com a manutenção dos bancos de dados (também conhecido como Custo Total de Propriedade). A empresa pagará apenas pela quantidade de recursos utilizados. Como não haverá a necessidade de manter equipamentos não utilizados, o valor marginal gasto com a infraestrutura de TI em médio e longo prazo será reduzido continuamente.

Diante da menor necessidade de alocar recursos orçamentários para a gestão de banco de dados, a empresa terá a oportunidade de direcionar receitas para os novos investimentos. Como consequência, a empresa poderá adotar estratégias mais ousadas, além de tecnologias mais modernas e inovadoras, tornando o portfólio de serviços mais competitivo.

Qual o ganho de flexibilidade operacional?

Sistemas virtualizados trazem um grande ganho de flexibilidade operacional para empresas. Como dissemos, a diminuição dos gastos com a manutenção de banco de dados, faz com que o gestor de TI possa investir em novas tecnologias e ferramentas corporativas.

Da mesma forma, a diminuição de tempo gasto com a manutenção da infraestrutura de TI permite que o time de técnicos e analistas tenha o seu fluxo de trabalho direcionado para outras atividades e projetos críticos.

Novas formas de trabalho serão adotadas com mais segurança e sem perda de performance operacional. Em regimes de trabalho como os de home office, por exemplo, o profissional conseguirá acessar informações necessárias para a sua rotina de trabalho com mais segurança e precisão.

Esse acesso será feito com ampla segurança e privacidade, uma vez que eventuais problemas de segurança locais não impactarão no uso da informação e na privacidade do usuário.

A virtualização de bancos de dados deve ser vista como uma estratégia de mercado. O investimento nesse tipo de solução torna os negócios mais eficientes e as suas políticas mais flexíveis. Além disso, a segurança na gestão de dados é ampliada junto com a performance geral dos bancos de dados, tornando os serviços do negócio mais competitivos.

E então, gostou do nosso texto e quer receber as principais notícias sobre virtualização de bancos de dados e tecnologia empresarial? Então, assine já a nossa newsletter!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *