As 9 vantagens de adotar estratégias de endomarketing na sua empresa

endomarketing

A implementação das mais importantes mudanças começa de dentro para fora e, com as empresas, isso não é diferente. Há muito tempo, se tornou difundida na área de recursos humanos a importância ascendente de a corporação transmitir uma visão positiva aos seus colaboradores, de modo a torná-los mais felizes, satisfeitos e comprometidos com os resultados organizacionais.

A moderna visão de sucesso empresarial não comporta mais a ideia restrita de resultado meramente econômico. Atualmente, uma empresa de sucesso é aquela que, além de possuir excelentes resultados financeiros, consegue aliá-los a outros campos, como o respeito pelo meio ambiente, o prestígio e a respeitabilidade na sociedade, a valorização e a capacitação do seu corpo funcional.

Para obter os melhores resultados, é preciso contar com os esforços dos trabalhadores. Afinal, são eles os principais agentes executores das atividades empresariais, a força motriz da empresa.

Pensando na importância dos colaboradores, vislumbra-se a necessidade da adoção de práticas voltadas especificamente para eles e uma delas é a chamada endomarketing.

O conceito de endomarketing e a sua importância para a organização

Endomarketing é uma estratégia que visa conquistar o público interno das corporações, por meio do direcionamento de ações que visam despertar nos próprios funcionários a consciência sobre os valores e os propósitos da empresa. O objetivo é engajá-los quanto aos objetivos e às metas da corporação, incitando-os a contribuir de maneira decisiva para o alcance do sucesso pelo empreendimento.

A importância do investimento nessa estratégia deve-se ao fato de que os colaboradores possuem grande poder de influência na empresa, pois são eles que lidam diretamente com todos os processos, dando efetividade aos comandos dos líderes, cumprindo jornada, atendendo os clientes, etc.

Assim, eles estariam mais aptos a opinar e a influenciar pessoas a respeito da marca de um modo geral. A visão positiva acerca do empreendimento também cumpre importante papel no grau de satisfação e de comprometimento dos colaboradores.

Neste post, abordaremos 9 vantagens que a sua empresa terá ao adotar estratégias de endomarketing. Ficou curioso? Então, continue a leitura!

Incremento significativo da motivação dos colaboradores

A visão positiva que o trabalhador tem sobre a empresa para quem presta seus serviços impacta diretamente no seu nível de satisfação e na motivação no trabalho. A motivação é algo que não beneficia só o trabalhador.

É claro que se sentir satisfeito e inspirado a executar suas funções diárias traz ganhos ao empregado, porém, traz ainda mais vantagens à empresa. Quando os funcionários estão realizados e engajados com o que fazem, reduzem a procrastinação e se tornam muito mais eficientes.

Crescimento da produtividade

A motivação também está diretamente ligada à produtividade do profissional. Trabalhadores engajados e comprometidos com a execução exitosa das suas funções rendem muito mais, pois são mais proativos.

Tudo isso contribui para o aumento da sua produtividade e dá mais lucro ao empreendimento.

Maior comprometimento dos colaboradores com a organização

O investimento em ações para conquistar o público interno culmina no maior comprometimento por parte dos trabalhadores. Isso porque, ao se sentirem valorizados pela empresa, os profissionais desenvolvem o sentimento de gratidão e, em contrapartida, esforçam-se para dar o seu melhor, aumentando o grau de dedicação e de zelo na execução das suas atividades.

Aumento da satisfação com o trabalho

Os melhores profissionais não estão preocupados apenas em receber bons salários. Para eles, também é indispensável obter reconhecimento e valorização pelo seu empregador.

Sentir-se peça fundamental na corporação e saber que pode contribuir decisivamente para os rumos do negócio torna o profissional mais feliz e realizado e, consequentemente, mais satisfeito com o seu trabalho.

Retenção de talentos

O investimento no bem-estar e no nível de satisfação dos funcionários contribui para a diminuição da evasão e para a fidelização destes, combatendo um dos importantes problemas enfrentados pelas empresas no momento atual: a fuga de talentos.

Conseguir reter em seu quadro os melhores profissionais é um desafio para as organizações. Uma das melhores formas de contribuir para a retenção de talentos é oferecer boas condições de trabalho e investir na conquista do público interno.

Melhoria do relacionamento entre os funcionários

O clima de valorização e de satisfação traz efeitos positivos em todos os âmbitos, inclusive sobre as relações mantidas entre os colaboradores.

É importante que a empresa incentive a parceria e a solidariedade entre os seus funcionários, pois essas ações incrementam a qualidade do trabalho desenvolvido, tanto individualmente quanto coletivamente.

Melhoria do clima organizacional

Todos esses benefícios citados contribuem para a melhoria do clima organizacional como um todo. É evidente que a ausência de conflitos entre os colaboradores e entre eles e suas lideranças, somada à satisfação e à sensação de valorização e utilidade experimentada pelos profissionais contribui decisivamente para a saúde do ambiente de trabalho, que se torna mais agradável e produtivo.

Aumento dos lucros

Uma empresa que conta com trabalhadores motivados, engajados, que cooperam entre si e possuem capacidade de trabalhar em equipe, e que, além de tudo disso, ainda ostenta um bom clima organizacional, certamente será mais produtiva.

A otimização dos trabalhos contribui para a expansão das atividades empresariais e traz como consequência natural o aumento dos lucros.

Valorização do nome da empresa no mercado

É importante notar ainda que os trabalhadores, além de poderem ser importantes consumidores dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, também são responsáveis pela propagação da mensagem que a corporação deseja transmitir à sociedade.

Em geral, é por meio deles que os seus amigos e familiares têm o primeiro contato com os objetivos e o espírito da organização. Quando o profissional acredita verdadeiramente na reputação e nos valores da marca para quem trabalha, estando convencido das suas qualidades e satisfeito com a cultura organizacional, ele consegue atrair outras pessoas a pensarem da mesma forma, elevando o prestígio e a respeitabilidade da empresa.

Assim, com essas simples ações, a empresa expandirá o seu poder de influência sobre todo o mercado. Bem, essas são apenas algumas das vantagens da prática da endomarketing, mas elas não param por aqui.

É importante conhecer as melhores estratégias para a sua empresa e ficar atento à distinção entre esta prática e outros institutos similares, como a comunicação interna, por exemplo.

Gostou do nosso artigo? Para saber ainda mais sobre o assunto, veja o nosso post: Endomarketing x Comunicação Interna: você entende a diferença?

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