Teclógica conquista certificação CMMI nível 2 for Services.

Com um investimento de cerca de R$ 600 mil, a empresa acaba de conquistar a certificação no modelo de referência internacional para prestadores de serviços de TI.

Fatos relevantes:
– O CMMI for services avalia o nível de excelência com que são realizados os projetos desenvolvidos pela empresa.
– A Teclógica é a primeira empresa 100% brasileira a ser avaliada  na nova versão 1.3 do modelo CMMI for Services.
– Hoje, o CMMI é um importante diferencial competitivo, mas em breve se tornará uma exigência do mercado de TI.

A Teclógica, empresa de gestão dos processos de TI e negócios, conquistou a certificação Maturity Model Integration for Service (CMMI-SVC) nível 2.

Desenvolvido pelo Software Engineering Institute (SEI) da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, o CMMI é um modelo de referência para o aperfeiçoamento de processos e uma avaliação de qualidade, em que é aferido um patamar de maturidade. Ele é uma evolução do CMM e procura estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo, integrando diferentes modelos e disciplinas.

Para a diretora de Produtos da Teclógica, Adriana Bombassaro Alexandre, a conquista se deve ao compromisso da empresa com o cliente, à preocupação com a qualidade de entrega e ao foco do trabalho em resultado, que são os pilares para a conquista dessa certificação.

O CMMI-SVC integra as boas práticas de conhecimento que são essenciais para a prestação de serviços de sucesso e fornece orientação para organizações prestadoras de serviços nos âmbitos da gestão e da prestação de serviços. “Com esta certificação, a empresa apresenta um diferencial fortíssimo frente à concorrência, garantindo ao cliente a possibilidade de avaliar e perceber a qualidade na entrega dos serviços antes mesmo de adquirí-los. Da mesma forma oportuniza aos clientes a possibilidade de, através da relação de serviços, absorver o conhecimento da Teclógica sem a necessidade de investimentos específicos para esta finalidade.  O reconhecimento externo do esforço realizado só vem comprovar a alta qualidade dos mais de 200 profissionais que trabalham na Teclógica, pois, independente de suas funções, somos uma equipe e esse acaba sendo o resultado de um esforço coletivo”, orgulha-se a executiva.

Em um universo de apenas 3 empresas certificadas no Brasil, a Teclógica é a única empresa 100% brasileira e pioneira na versão 1.3 do modelo CMMi-SVC.

A avaliação  foi realizada pela Crest Consulting, parceira do SEI,  que verifica se as práticas da organização estão conforme o modelo requerido. Segundo Adriana, esse processo é extremamente rigoroso e conta com diferentes etapas. “Coletam-se evidências para serem analisadas na avaliação e um conjunto de pessoas, de várias funções, são entrevistadas. Se as evidências e entrevistas cobrirem as práticas do modelo e os respectivos objetivos forem atingidos, a empresa torna-se avaliada no nível de maturidade que foi escopo da avaliação”, explica.

Sempre atentos à importância da melhoria contínua de seus processos, a Teclógica já iniciou os trabalhos para a conquista do nível de maturidade 3. Nesta etapa, a empresa será avaliada  no modelo CMMI for Development e no modelo CMMI for Services simultaneamente. O nível 3 para Desenvolvimento tem seu foco nos processos de Engenharia de Software e  para Serviços em  Capacidade, Contingência dos Serviços e Estratégia e desenvolvimento de novos serviços.

Os Blog IT WEB e Information Week divulgaram a notícia.
Confira em: http://informationweek.itweb.com.br/7009/teclogica-conquista-certificacao-cmmi-svc-e-foca-em-qualidade-e-seguranca/

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *