Sistemas personalizados: softwares a partir da demanda da empresa

No mercado atual, um dos termos que define bem a atuação das empresas é “flexibilidade”: as mudanças constantes no cenário econômico, nos hábitos dos consumidores e da tecnologia, por exemplo, estimulam as corporações a se moldarem as novas demandas.

O que acontece hoje é uma verdadeira personalização da atuação empresarial para atender, de maneira pontual, as necessidades do mercado — o que é bastante positivo. Neste contexto de personalização, surge também um conceito interessante no que diz respeito à utilização de softwares nas empresas: os chamados sistemas personalizados.

Tais programas seguem a mesma lógica introduzida anteriormente: trata-se de uma solução elaborada com base na necessidade daquele que a utiliza. Em outras palavras, estamos falando de um software feito especificamente para determinada empresa, atendendo exatamente às suas demandas.

Confira a seguir 5 benefícios experimentados pelas empresas na hora de utilizar softwares personalizados!

1. Atendimento às demandas exatas da empresa

A possibilidade de desenhar e desenvolver um sistema no qual já se sabe a sua exata aplicação torna-o muito mais eficiente. Afinal, os desenvolvedores vão trabalhar para criar uma solução que atenda, prioritariamente, as expectativas e necessidades já conhecidas.

Softwares personalizados são a solução encontrada por aqueles negócios que se viam tentando adaptar um sistema às suas atividades — o que nem sempre era possível.

A realidade é que muitas empresas acabam complementando as funções do sistema por meio de processos manuais e lentos, e isso poderia ser facilmente solucionado a partir de um sistema personalizado, que contemplasse o desempenho de todas as etapas.

2. Acesso à informações realmente relevantes

Outro ganho importante proporcionado pelos sistemas personalizados é o acesso a informações realmente relevantes para a estratégia do negócio.

Um sistema criado para desempenhar determinadas funções em determinadas empresas pode, facilmente, coletar e armazenar todos os dados e informações que o negócio julga necessário.

Dessa forma, economiza-se tempo com o preenchimento de informações e, mais do que isso, facilita a organização e acesso daquilo que realmente tem valor para as operações da empresa.

3. Possibilidade de atualização constante

Um sistema personalizado pode ser atualizado com frequência ou sempre que o seu negócio demandar novas soluções.

Assim, caso haja mudanças na formulação das suas atividades e você necessite, por exemplo, de uma atualização no sistema para coletar novos tipos de dados e informações para atender uma nova legislação, é plenamente possível solicitar essa atualização.

Tal fator garante maior flexibilidade na utilização do software, pois permite que ele seja aplicado em diferentes situações e ainda se adapte a eventuais necessidades da empresa.

4. Maior eficiência no desempenho das tarefas

A utilização de sistemas personalizados também tem um impacto positivo sobre a eficiência das tarefas realizadas por eles. Afinal, o fato de o software ser desenvolvido com uma necessidade específica o torna mais ágil e menos suscetível a erros.

Para comprovar essa otimização da eficiência, citamos o case de sucesso da empresa Souza Cruz, que elaborava e aprovava seus contratos de locação com varejistas manualmente. Após a utilização de um sistema, todo processo foi automatizado.

5. Reforça a postura de inovação da empresa

A tecnologia tem o poder de passar uma imagem inovadora do negócio, o que é bastante positivo em um mercado tão competitivo.

Os sistemas personalizados são exemplos de inovação e comprovam o quão relevante a empresa julga ser esse fator. A otimização das suas atividades se reflete em melhorias na prestação do serviço, preocupação com os resultados e satisfação do cliente, variáveis reforçadas por meio dos softwares personalizados.

Sabendo disso, a empresa AES Sul inovou na área, tornando-se mais um case de sucesso desde que substituiu a gestão de ordens de serviços por sistemas próprios, baseados em equipamentos móveis e capazes de agilizar o atendimento aos clientes.

Como você viu, contar com sistemas personalizados representa uma grande vantagem em relação aos sistemas convencionais. Está pensando em contratar uma solução para a sua empresa? Considere os benefícios listados neste post e avalie a possibilidade de contar com um sistema personalizado.

Gostou do post? Quer compartilhar alguma experiência ou tirar uma dúvida? Conte pra gente aqui nos comentários!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *