Como garantir a segurança cibernética do meu escritório de advocacia?

Garantir a segurança cibernética é mais do que um diferencial competitivo: é algo necessário e fundamental para os negócios. Isso porque, junto com os benefícios do mundo digital, não se pode negar que o número de ameaças e ataques também vem evoluindo rapidamente.

Sendo assim, proteger a reputação da marca, impedir o vazamento de informações e evitar prejuízos financeiros e operacionais causados por falta de segurança cibernética são itens que devem estar na pauta dos escritórios de advocacia – sobretudo da área jurídica, que costuma lidar com dados críticos e sigilosos.

Uma forma de conseguir isso é contando com parceiros e informações da área para que você tenha toda a proteção de que necessita.

Confira, a seguir, qual a importância da segurança cibernética e como garanti-la em seu escritório de advocacia!

A segurança cibernética na área de advocacia

Escritórios de advocacia e setores jurídicos de empresas são áreas bastante vulneráveis a ataques e incidentes na Internet. Por isso, necessitam de atenção redobrada quanto à sua segurança cibernética – também chamada de cyber security.

Isso se deve ao fato de que os advogados, geralmente, trabalham com dados críticos e estratégicos – os tornam alvo de atenção de hackers. Seja por meio das vulnerabilidades digitais nos sistemas utilizados ou pela natureza humana inevitavelmente suscetível a erros, a área jurídica se torna uma oportunidade para a ação maliciosa.

No âmbito do Direito, são diversos os casos de ataques virtuais. Ransomwares, phishing ou DDoS são alguns dos mais comuns. Além disso, um simples e-mail com o vírus malware anexado pode ser o suficiente para alguém mal-intencionado violar arquivos importantes.

Mesmo assim, muitos profissionais e negócios do ramo desconhecem qual a importância da prevenção contra ameaças digitais e, por este motivo, ainda não têm uma cultura adequada ou política clara de segurança cibernética.

Além de uma forte conscientização de todos os funcionários dos escritórios quanto às medidas preventivas contra cibercrimes, existem algumas soluções eficientes para que você proteja  seus dados e de seus clientes.

 

Saiba como garantir segurança cibernética em seu negócio

Veja essas práticas simples – mas efetivas – para assegurar maior segurança cibernética no seu escritório de advocacia:

Armazenamento em nuvem

Apesar de as ameaças cibernéticas existirem, a tecnologia também atua em prol de garantir mais praticidade e segurança para os usuários.Recursos tecnológicos têm se tornado indispensáveis, principalmente no mundo corporativo. Agestão jurídica com apoio da tecnologia, por exemplo, não apenas é mais eficiente, como também mais segura.

Nesse sentido, o armazenamento em nuvem garante mais tranquilidade do que os armazenamentos físicos. O termo “nuvem” é uma representação para servidores modernos, que têm capacidade de armazenar e processar milhões de dados. Além desses dados serem criptografados, as empresas que oferecem este tipo de serviço devem obedecer processos rígidos para garantir segurança aos usuários. Dessa forma, você tem a garantia de que suas informações estão seguras.

Backups

Além do uso da tecnologia, como os contratos digitais e a computação em nuvem, certifique-se que os mesmos possuam também backups. É recomendável que se façam cópias dos dados mais importantes periodicamente para não correr o risco de perda de informações.

O próprio armazenamento em nuvem, de que falamos acima, é uma ótima forma de se prevenir contra a perda de dados. Isso porque, ao utilizá-lo, os documentos, contratos e demais informações são salvos automaticamente e armazenados em um único local, com acesso seguro.

Softwares jurídicos

O uso de um software jurídico ainda contribui para o gerenciamento seguro de documentos. Um sistema especializado permite que os seus dados confidenciais sejam armazenados e evita o vazamento de aspectos relevantes.

Além das suas próprias funcionalidades quanto à segurança cibernética, é importante que ele faça otimizações periódicas, a fim de corrigir problemas e diminuir as chances de possíveis ataques virtuais.

Investimentos em TI

Ter uma equipe especializada ou terceiros para atuar com segurança cibernética é fundamental. Por isso, não somente investir em Tecnologia da Informação (TI), mas ter uma boa comunicação com o setor é muito importante para aumentar os níveis de confiabilidade do seu negócio.

Os riscos virtuais podem acarretar em enormes prejuízos e, inclusive, danos irreparáveis – dependendo do ataque. Assim, investimentos em TI podem trazer benefícios como: maior ação preventiva, detecção das novas ameaças e maior capacidade de recuperação, ainda possibilitando retornar à normalidade sem impactos profundos.

Antivírus

Outra forma básica – por vezes, negligenciada – de manter a segurança cibernética do seu escritório de advocacia é instalando um bom antivírus nas máquinas.

Uma versão que responda às necessidades, além da manutenção e atualização constantes, permitirá detectar a presença de ameaças com mais rapidez – antes que as consequências se tornem graves. E, até mesmo, impedir que alguns vírus e outros malwares invadam seu computador.

Criptografia

A criptografia também é uma técnica bastante utilizada para a proteção de dados. Com ela, você pode criptografar arquivos, pastas ou um drive inteiro, protegendo suas informações por senha. Deste modo, apenas o usuário tem acesso, reforçando a segurança cibernética e a privacidade dos dados da sua empresa e de outros envolvidos no processo.

Como você viu, os advogados possuem dados críticos de negócios e clientes, algo que os torna um dos alvos prediletos de hackers. Por isso, para evitar impactos negativos oriundos de um ataque virtual, é preciso adotar boas práticas em prol da segurança cibernética.

Siga as soluções que mostramos e tenha seu escritório de advocacia sempre protegido! E, se quiser outros conteúdos sobre sigilo de informações e gestão de contratos clique aqui  para ler mais.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *