Saiba como o endomarketing pode ser utilizado para engajar colaboradores

engajar colaboradoresQual é o primeiro passo para conquistar e fidelizar o seu cliente? A resposta para essa pergunta pode variar bastante. Para alguns, oferecer um atendimento de excelência e o melhor preço é suficiente. Já outros dirão que promover adequadamente seu produto é o começo. Ou, ainda, poderão dizer que estar próximo do seu consumidor, em um ponto comercial privilegiado, é o principal. Já quem investe e acredita no endomarketing como ferramenta de gestão poderá responder que, para fidelizar o cliente, o primeiro passo é conquistar o seu público interno e engajar colaboradores, para que eles também se sintam responsáveis pelo sucesso da sua empresa.

O endomarketing cresceu muito nos últimos anos, conquistando cada vez mais espaço no ambiente corporativo. Hoje, é visto como uma área interdisciplinar bastante eficaz para alavancar a motivação e o engajamento dos colaboradores de uma empresa.

O que é endomarketing?

Para encontrarmos os primeiros estudos e registros acadêmicos sobre o endomarketing, teremos que retornar pouco mais de duas décadas. Ou seja, trata-se de um conceito relativamente novo, ainda em fase de consolidação. Reconhecido como um dos primeiros teóricos do endomarketing, Saul Bekin o define como o conjunto de ações de marketing voltadas para o público interno das empresas e organizações.

Trata-se de um conceito muito próximo do formulado por um dos principais teóricos do marketing moderno, Philip Kotler, para quem o endomarketing é o marketing interno das organizações.

Autor dos livros Endomarketing Inteligente e Não Existe Gestão sem Comunicação, o administrador e consultor Daniel Costa aprofundou-se um pouco neste conceito: “Endomarketing é um processo gerencial direcionado ao propósito da organização, com o objetivo de promover a motivação das pessoas e garantir seu compromisso com os objetivos estratégicos”.

Também podemos definir o endomarketing como um conjunto de ações e estratégias que utilizam conceitos do marketing, da administração e da comunicação corporativa para construir um ambiente favorável de motivação do público interno. Seu objetivo é incentivar um maior comprometimento dos colaboradores com a empresa, criando um clima positivo para a busca dos melhores resultados.

Quando o endomarketing de uma empresa é eficiente, seus colaboradores conhecem bem a missão e os valores da organização onde trabalham e compreendem o seu papel dentro dela. Todos têm consciência da importância do seu trabalho para que a empresa atinja os seus objetivos e reconhecem quando são valorizados. Trata-se de uma relação de transparência entre a gestão da empresa e seus colaboradores.

Bônus: Como potencializar a comunicação interna com a TV Corporativa?

Quem faz o endomarketing na empresa?

O endomarketing é uma ferramenta originária da área da administração. Nas corporações, em geral, está vinculada aos departamentos de Recursos Humanos, que desenvolvem estratégias de forma articulada com a área responsável pelo Marketing.

Logo, o endomarketing mobiliza um grupo interdisciplinar de profissionais, que envolve psicólogos, administradores, jornalistas, publicitários e relações públicas. Fundamental é que este staff conte com autonomia e proximidade com o núcleo de decisão da empresa e acompanhe de perto a elaboração das estratégias.

Por ser uma área em fase de consolidação, a comunicação interna ainda busca ampliar seu espaço nas empresas. Aos poucos, vai crescendo o número de organizações que investem em equipes específicas de endomarketing. As agências especializadas em endomarketing têm ampliado sua participação no mercado, suprindo as demandas de empresas de todos os portes nesta área.

Uma estratégia de endomarketing efetiva pode ser dividida em três modelos de ação:

  • Estratégicas: têm como objetivo garantir a execução das metas determinadas no planejamento da empresa.
  • Motivacionais: buscam garantir aos colaboradores satisfação e qualidade de vida, de forma a garantir um ambiente favorável.
  • Suporte à gestão: permitem a compreensão e a correta execução dos processos da empresa por todos os colaboradores.

Quais são os benefícios do endomarketing?

Uma boa estratégia de endomarketing pode trazer uma série de benefícios para a organização. Além de motivar e engajar colaboradores, o endomarketing é excelente ferramenta para a retenção de talentos.

Também promove o conhecimento das estratégias da empresa e possibilita uma visão sistêmica aos funcionários, que passam a entender melhor o seu papel na organização.

Quais ações de endomarketing adotar para engajar colaboradores?

Um plano eficiente de endomarketing deve estar alinhado com as estratégias da empresa, suas demandas e as características do seu público interno. Logo, não há um modelo padrão que possa ser aplicado, com garantia de sucesso, em todas as organizações.

Confira, a seguir, alguns exemplos de iniciativas que podem ser elaboradoras, respeitando essas individualidades:

Realize pesquisas de clima

Avaliar o clima organizacional da empresa é um ponto de partida para definir a melhor estratégia de endomarketing. Isso deve ser feito por meio de consultas, geralmente anuais, que permitem medir a evolução dos indicadores relacionados à comunicação interna.

Tenha canais de comunicação

Definida a estratégia, é preciso determinar quais os canais mais adequados para atingir o público interno. Isso vai depender do tipo de comunicação que se deseja e do perfil de público. Atualmente, há uma infinidade de canais que podem ser aproveitados, desde os mais clássicos, como o mural e o boletim informativo, até os mais novos, como a TV corporativa ou o uso do mobile, por exemplo.

Escute o colaborador

Tão importante quanto estabelecer meios para informar o funcionário e disponibilizar canais de escuta, é dar atenção ao que ele fala. Planeje como a empresa vai ouvir seus colaboradores.

Integre as equipes

Dedique algum tempo para gerar um clima positivo na empresa. Aproxime colaboradores de diferentes áreas, para que todos conheçam melhor a organização e entendam como o seu trabalho tem interação com o dos colegas. A realização de eventos e o incentivo a práticas como esporte, por exemplo, é uma boa opção.

Treine e qualifique o colaborador

Além de atualizar constantemente a força de trabalho da empresa, investir no colaborador faz com que ele se sinta valorizado e importante para o resultado da organização.

Estimule a qualidade de vida

Esta é outra ação que faz o colaborador se sentir valorizado e acolhido. Não basta a empresa demonstrar preocupação com a qualidade de vida do funcionário e de sua família. É preciso preocupar-se efetivamente. Isso pode ser expresso em um bom pacote de benefícios, por exemplo.

Como você pode ver, há uma série de benefícios que podem ser obtidos quando uma empresa decide apostar em uma estratégia de endomarketing, especialmente quando pretende motivar e engajar colaboradores.

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