RH digital: como transformar as relações nas organizações

Se você atua em Recursos Humanos (RH), com certeza já percebeu a alta velocidade com que a área sofre mudanças — graças aos avanços tecnológicos. Falamos principalmente dos últimos cinco anos, com o boom do uso de softwares e soluções tecnológicas. Isso tudo resultou em uma nova era na gestão de pessoas, conhecida como RH digital.

Segundo estudo, 56% das empresas estão redesenhando seus programas de RH para alavancar ferramentas digitais e móveis. 33% das equipes de RH pesquisadas estão usando alguma tecnologia de inteligência artificial (IA) para fornecer soluções de RH, enquanto 41% estão criando ativamente aplicativos para oferecer serviços de RH.

Entenda no texto como trazer essa transformação para a sua empresa!

Transformação a partir do RH digital

Apesar da transformação que vem causando nos processos, o RH digital também veio acompanhado de inúmeras vantagens. Entre elas, podemos citar o recrutamento, a análise em tempo real, a integração com os demais setores e a coleta facilitada de dados.

E os benefícios não param por aí! Um estudo feito pela BCG apontou que o resultado econômico das empresas com RH eficiente é duas vezes melhor. Este mesmo relatório, mostrou que a rentabilidade das organizações com um setor de RH ativo é 37% maior.

Uma coisa é fato: não há como fugir do RH digital. Afinal, quando até seus colaboradores recorrem às novas tecnologias, por que sua empresa deve ficar no passado? Pense nisso!

Mudança na relação entre líderes e colaboradores

Os números e processos não são os únicos a serem impactados pelo RH digital. O recurso também muda a forma com que líderes e colaboradores se relacionam em diversos pontos. Entenda:

Transformação da liderança

As tecnologias afetam diretamente o comportamento de líderes frente a seus liderados. É uma ótima aliada para que a comunicação entre eles se torne mais fácil, assertiva e fluida.

O uso de um mural digital, por exemplo, permite que líderes repassagem mensagens para diferentes locais com mais facilidade.

Engajamento

O engajamento é o primeiro reflexo dado pelo funcionário quando há uma estratégia de RH digital bem planejada e executada. Ao perceber a melhoria na sua qualidade de vida relativa ao trabalho, a tendência é que ele passe a responder positivamente à empresa, alavancando seu desempenho e sua participação.

Um bom exemplo disso são as redes sociais corporativas, que permitem o compartilhamento de acontecimentos entre os colaboradores.

Produtividade

O uso de tecnologias conecta a equipe e integra informações que contribuem diretamente para o aumento da produtividade.

Além disso, através das ferramentas disponíveis com o RH digital, os integrantes da área poderão traçar um perfil comportamental dos profissionais e buscar melhores resultados.

Análise de desempenho e feedbacks

As informações captadas através de análises de desempenho e feedbacks podem contribuir para a base de aprimoramento do RH digital. Desta maneira, é essencial a aproximação dos líderes com a equipe de Recursos Humanos, a fim de realizar ações que impactem na rotina de trabalho.

Podemos citar como exemplo o controle de feedbacks por meio de tecnologias. Quando há um suporte digital, o processo fica ainda melhor, já que proporciona mais transparência.

Para finalizar, o RH digital vai muito além da adoção de novos sistemas e processos. Com os dados e as métricas disponibilizados, é possível criar ações que gerem bons resultados no que diz respeito a transformar relações com o colaborador. É claro que, em certos momentos, será necessário ter paciência. Contudo, quando colocados na balança, os benefícios fazem valer todo e qualquer esforço.

Gostou deste artigo? Então, saiba como promover a cultura de inovação dentro da empresa. Até mais!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *