Como mensurar os resultados obtidos com uma TV Corporativa

A TV corporativa vem ganhando espaço e demonstrando um alto poder impulsionador e de engajamento. Por se tratar de uma ferramenta versátil e que pode ser utilizada nas duas principais frentes de comunicação de um negócio (interna e externa), empresas que investem nesse tipo de solução obtêm processos comunicacionais mais eficientes, integrados e bem estruturados.

Porém, um aspecto fundamental de qualquer estratégia é a necessidade de mensuração dos resultados. Usar métricas e KPIs já é uma prática comum para lidar com dados provenientes de ações de vendas, por exemplo. Mas nem todos seguem a mesma lógica quando se trata de medir processos comunicacionais, e essa postura é um verdadeiro “tiro no pé”.

É preciso entender que parte do posicionamento de marca e do relacionamento com clientes e colaboradores envolve uma comunicação eficiente e analítica, que possa ter seus dados aferidos com facilidade. Por isso é tão importante saber analisar os resultados obtidos com uma TV corporativa.

Neste post, falaremos um pouco sobre como medir esses resultados e qual a importância disso para as tomadas de decisão. Confira!

Estabeleça metas e métricas

Para mensurar os resultados obtidos com a TV, tanto para o público interno quanto para o externo, é preciso estabelecer metas a serem atingidas e definir métricas para conseguir aferir o andamento das estratégias.

É imprescindível determinar quais são as formas de avaliação da comunicação interna e externa, os indicadores de performance e o plano de ação para colocá-las em prática. Sem isso, será difícil ter uma noção clara dos resultados. Peter Drucker, teórico do Marketing, afirma que uma empresa incapaz de medir é incapaz de tomar decisões.

Então, em primeiro lugar, defina quais serão os KPIs utilizados. Eles são indicadores fundamentais para a mensuração de resultados, pois funcionam como uma espécie de termômetro que analisa a eficiência e a performance das ações executadas.

Resultados obtidos com uma TV corporativa na comunicação externa

Existem diversos tipos de KPIs voltados para comunicação externa. Pode-se levar em conta desde o retorno sobre o investimento feito (o famoso ROI) até métricas voltadas para analisar a eficiência dos processos de comunicação empresarial.

Já para mensurar a taxa de engajamento e a eficiência de campanhas, não há uma regra pronta. Ao criar um evento, por exemplo, você pode divulgar na TV um link para inscrição e colocar uma meta de inscritos. Já nas primeiras semanas, é possível conferir quantas pessoas se inscreveram, facilitando a mensuração do engajamento do seu público.

É possível também realizar pesquisas, selecionar um espaço amostral e aplicar um questionário que contenha perguntas fundamentais para analisar o cenário e as metas estabelecidas.

Resultados obtidos com uma TV corporativa na comunicação interna

No que tange à comunicação interna, uma forma de mensurar os resultados é por meio de sessões de feedback. Elas são ótimas para avaliar o engajamento de funcionários. Esse é um tema bastante complexo e delicado: um levantamento apontou que, em média, apenas 13% dos colaboradores de uma empresa são de fato comprometidos com o ambiente de trabalho.

Além disso, para engajar sua equipe, é interessante dispor de um local ou de um meio para exibir o andamento dos projetos, das ações e de informações que sejam relevantes para esse público. É neste momento que a TV corporativa se mostra pertinente, pois permite apresentar visualmente os dados, deixando-os acessíveis a todos.

Quem trabalha no setor de comunicação interna e/ou endomarketing sabe que conscientizar o público interno sobre a importância das ações comunicacionais não é algo simples. Muitas vezes é preciso executar uma longa estratégia de relacionamento até que seja possível contar com a colaboração das pessoas e aferir seu engajamento com mais precisão.

Realizando a mensuração dos resultados obtidos com uma TV corporativa, a empresa consegue nortear-se para balizar suas futuras ações. Muitos negócios que passaram a utilizar a TV corporativa para realizar parte de suas estratégias de comunicação interna e externa têm obtido resultados expressivos.

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