5 dicas para reduzir incidentes de TI na empresa de forma eficiente

Pesquisas revelam que empresas brasileiras chegam a gastar US$ 1 milhão com incidentes de TI. Em um cenário hipercompetitivo, em que os investimentos em tecnologia devem gerar novas oportunidades de negócio, esse tipo de prejuízo pode ser evitado com a adoção de algumas boas práticas.

Neste post, você conhecerá 5 dicas que envolvem ferramentas, processos e pessoas para diminuir os incidentes de TI e melhorar a performance do ambiente corporativo como um todo. Confira!

1. Monitore a infraestrutura e os sistemas

Equipes que utilizam uma solução de monitoramento são capazes de detectar e resolver incidentes de TI até 95% mais rápido que aquelas que não a adotam. Na prática, são usados agentes que captam dados dos sistemas e da infraestrutura e geram alertas sempre que encontram algum tipo de anomalia.

O uso do monitoramento é indispensável para tornar o departamento de TI proativo, com capacidade de atuar em falhas que os usuários ainda nem sentiram os efeitos, reduzindo consequemente o número de incidentes.

2. Garanta a execução dos processos

Evitar que políticas e processos estabelecidos pela equipe de TI sejam burlados pelos usuários é o segundo modo de diminuir os incidentes.

Afinal, a falta de comprometimento com as políticas faz com que sejam instalados softwares não confiáveis e muitas vezes dispensáveis para sua atividade fim. Isso leva os membros do time de TI a realizarem atividades de baixo impacto para o negócio e a deixarem em segundo plano atividades prioritárias, além de gerar atrasos para a execução de planos estratégicos.

Se sua empresa não tem políticas definidas e nem adota boas práticas, também é importante conhecer as disciplinas indicadas pelo ITIL e pelo COBIT, além de criar e documentar essas diretrizes.

3. Identifique quais demandas geram mais suporte

Usando uma ferramenta ou um portal de atendimento aos usuários, é possível criar um ranking dos incidentes de TI que mais pedem a atenção de sua equipe. Com base nesses dados, você poderá traçar um plano de melhoria contínua para, gradualmente, reduzir aqueles incidentes que mais geram chamados ou que demandam mais tempo para serem resolvidos.

Criar uma base de conhecimento para registrar como os incidentes são atendidos e solucionados também é uma maneira eficiente de apoiar os profissionais de TI, garantindo que eles saibam o que fazer em cada chamado e diminuindo o tempo gasto por atendimento.

4. Evite chamados desnecessários

Alguns chamados podem ser evitados caso os usuários sejam capacitados a utilizar a tecnologia de uma melhor forma ou a executar alguns simples procedimentos antes de acionarem a equipe de TI.

Por isso, registre os chamados e avalie quais usuários requisitam mais suporte e quais categorias de incidentes mais se repetem. Depois, avalie se treinamentos e capacitações não seriam o suficiente para evitar tais ocorrências.

5. Utilize a tecnologia para otimizar os processos

O uso de tecnologias que suportem os processos de TI ajuda a identificar, classificar e apoiar a criação de um plano de prevenção para eliminar alguns tipos de incidentes. Na pesquisa da PwC que citamos no início deste texto, 74% das empresas nacionais consultadas declararam usar soluções de big data e analytics para combater ameaças e incidentes de TI recorrentes.

Já outro estudo apontou que 6% dos erros de configuração de tecnologias e 26% dos erros humanos poderiam ser evitados se as companhias identificassem a causa raiz dos chamados nos primeiros registros de atendimento.

Logo, vemos que o uso de tecnologias é capaz de revolucionar o ambiente de TI.

Uma gestão proativa é capaz de diminuir a quantidade de incidentes de TI, usar as tecnologias de forma estratégica e orientar os usuários sobre as melhores práticas. O resultado da diminuição dos incidentes é garantir mais tempo livre para que sua equipe se dedique a tarefas mais estratégicas e vitais para o seu negócio.

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