Qual a importância do planejamento estratégico em TI?

Um bom planejamento estratégico em TI é indispensável para que o gestor consiga otimizar o andamento dos projetos da sua equipe e tornar os processos da sua empresa mais eficientes, já que a tecnologia desempenha um papel importante no dia a dia da operação das empresas.

Quer entender melhor essas afirmações? Continue a leitura e veja entenda a importância de planejar o caráter estratégico da tecnologia no ambiente corporativo!

O que é planejamento estratégico em TI?

O planejamento estratégico em TI é um processo gerencial que considera as condições internas e externas às organizações e suas evoluções esperadas (expansão de mercado, aumento das vendas, crescimento do faturamento e da lucratividade, entre outras).

Ele pode ser utilizado para facilitar a tomada de decisão da organização no que tange à tecnologia. É a partir do planejamento estratégico em TI que são alinhados, com toda a equipe, os objetivos de negócio com os recursos de tecnologia, identificando-se as oportunidades de realizar novas ações.

Ao planejar estrategicamente a TI, a empresa vai além de apoiar as necessidades dos usuários: ela passa a ter a infraestrutura tecnológica como uma aliada para criar soluções e tornar o negócio ainda mais competitivo.

Por que as empresas devem investir em planejamento estratégico

1. Reduz custos

Ao planejar a estratégia de TI, a empresa passa a ter um controle mais efetivo de custos do departamento, alinhando os investimentos de acordo com os objetivos propostos pela organização.

Com um planejamento bem definido e detalhado, o gestor consegue trabalhar melhor a automatização de processos, percebendo com clareza em quais serviços precisa investir, integrando melhor a disponibilidade das soluções, monitorando e gerenciando as aplicações em busca de melhorias.

2. Auxilia no alinhamento com as diretrizes do negócio

Melhorias no alinhamento dos objetivos de negócio com a tecnologia são cada vez mais importantes para a obtenção de resultados e aumento da competitividade — e tudo isso também pode ser obtido através de um bom planejamento estratégico em TI.

Afinal, com as necessidades do negócio bem mapeadas, o gestor será capaz de identificar possíveis oportunidades para implementar soluções de acordo com as diretrizes existentes.

3. Melhora a segurança da informação

Com uma estratégia bem elaborada, o gestor também consegue elevar seu controle sobre os dados da empresa. Isso é muito importante para garantir que as informações corporativas fiquem sempre seguras por meio de um planejamento que garanta a atualização constante dos métodos de segurança da informação.

4. Promove o ajuste de processos

Quando as ações da equipe de TI são bem planejadas, os esforços de integração entre departamentos fazem com que os processos corporativos sejam otimizados. Logo, há uma melhoria significativa na produtividade das equipes, através de flexibilizações que resultam em ajustes para atender as necessidades de negócio.

5. Dissemina a cultura da proatividade

Assim como o planejamento estratégico da empresa, quando se trabalha antecipadamente para antever demandas e oportunidades de melhorias na área de TI, todo o negócio se torna mais eficiente e alicerçado na tecnologia para tomar decisões melhores, com base em dados reais e precisos. Assim, as equipe de TI concentrará os esforços para atingir as metas propostas.

6. Cria uma visão sistêmica do negócio

Ao incluir o planejamento estratégico em TI na rotina de governança, as empresas fornecem aos executivos de todas as áreas uma visão sistêmica de seus recursos tecnológicos.

Desta forma, a área de TI passa a contribuir diretamente nos resultados de cada área, ajudando a incrementar os retornos do negócio como um todo. Além disso, os objetivos passam a estar interligados às metas gerais da corporação, gerando resultados positivos para os envolvidos.

E na sua empresa, como a área de TI se posiciona estrategicamente? Conte pra gente nos comentários!

Artigos relacionados

2 Comentários


  1. Planejamento de TI é essencial no ambiente de infraestrutura! Vale a leitura!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *