O que levar em conta ao contratar um projeto de software?

Vários objetivos estratégicos podem ser alcançados quando sua empresa aposta em um projeto de software próprio — da modernização dos sistemas de gestão interna ao desenvolvimento de novos produtos.

Utilizar uma solução tecnológica ajuda a reduzir custos, melhorar a integração e colocar a empresa na frente da concorrência no quesito inovação. Mas desenvolver um software exige conhecimento especializado e investimentos. Por isso, é comum que algumas empresas apostem na terceirização do serviço.

No post de hoje, vamos mostrar como escolher o parceiro ideal para a elaboração e execução de um projeto de software. Confira!

Características importantes em um projeto de software

Personalização

Toda empresa tem problemas únicos referentes à natureza e ao porte do negócio. Portanto, para resolver questões específicas não vale a pena investir em soluções genéricas, certo?

Procure parceiros que ofereçam personalização real do seu projeto de software. É preciso que o fornecedor se preocupe em entender os objetivos do seu negócio com esse investimento e tenha a capacidade de executar a solução mais acertada.

Confiabilidade

Soluções de TI inseguras podem se tornar um problema. Afinal, os sistemas guardam e compartilham dados importantes e sensíveis da empresa, como movimentações financeiras ou informações sobre clientes e funcionários. Assim, ter um projeto de software seguro de ponta a ponta deve estar no topo das preocupações dos gestores.

Para não errar nessa etapa, procure fornecedores já estabelecidos no mercado e sobre os quais seja possível buscar informações com terceiros — um cliente que já utilizou o serviço e possa indicá-lo, por exemplo — ou até mesmo em fóruns especializados da internet.

Também é imprescindível assegurar que a empresa ofereça certificados de segurança adequados e que seus produtos contem com protocolos de autenticação e autorização excelentes.

Assistência

Tanto a implementação de um projeto de software quanto a sua utilização exigem um acompanhamento técnico constante. Por isso, mesmo que sua empresa tenha uma equipe de TI interna, precisa se comunicar com o fornecedor para detectar problemas com velocidade e afastar riscos.

Assim, é um diferencial disponibilizar uma assistência 24 horas, com canais de comunicação abertos entre as partes, facilitando a comunicação de um problema e sua rápida resolução.

O acompanhamento próximo do fornecedor também garante que o projeto seja aprimorado constantemente e, assim, o cliente consiga tirar da solução todo o seu potencial. Ou seja, você pagará por um software que não terá sobras ou desperdício de recursos, mas que se encaixará perfeitamente no dia a dia da empresa.

Integração

Por fim, lembre-se que um software não resolverá todos os problemas da sua empresa sozinho. Para ser um diferencial, precisa estar inserido em um ambiente harmonioso, e, nesse caso, estamos falando de programas que interajam entre si por uma infraestrutura adequada.

Ao escolher um fornecedor de TI, procure saber se ele é capaz de visualizar sua estrutura tecnológica de forma global e, assim, propor soluções que darão integração total à empresa, disponibilidade aumentada dos sistemas e, claro, segurança.

Agora que você já sabe o que deve considerar ao contratar um projeto de software, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Descubra como podemos ajudá-lo a melhorar os resultados da sua empresa!

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