Saiba como a produção em massa pode ampliar seus negócios

Conceito que surgiu ainda no século XX, juntamente com a ideia de linha de montagem, a produção em massa traz uma série de vantagens para a indústria. Não se trata apenas de estocar produtos, mas sim de uma produção inteligente, que garante a disponibilidade do portfólio para entrega rápida ao consumidor.

A produção em massa, quando bem desenvolvida e baseada em planejamento estratégico, é uma ótima estratégia para alavancar a competitividade do negócio. Garante a redução do tempo de entrega dos pedidos e do desenvolvimento inteligente da linha de produção.

Confira aqui como a produção em massa é fundamental para a indústria e as vantagens do conceito, quando aliado à automação.

 

O modelo de produção em massa

Uma das grandes questões ligadas à produção em massa é a padronização do fluxo de trabalho e do produto. Neste tipo de atuação, a empresa foca na larga escala: atua para desenvolver um volume maior de determinado produto garantindo sua disponibilidade em estoque.

Isso significa a redução de custos de insumos e infraestrutura, já que há mais entrega em um mesmo ambiente e a aquisição de insumos em maior quantidade resulta na redução do investimento, quando este é distribuído em maior número de peças finais.

A escala é, portanto, a questão central da produção em massa. Com ela a fábrica pode ampliar a oferta e os negócios, além de criar internamente ações que focam na qualidade de seu portfólio.

Quando há escalabilidade, a linha de produção tende a ser melhor estruturada. Os profissionais tornam-se especialistas em determinado processo e concentram-se a entregar excelência nesta etapa. A padronização é uma constante e a redução de custo também significa mais lucro líquido no processo de venda, especialmente quando há uma demanda reprimida do produto – a empresa aumenta a oferta com maior volume de produto e acaba ganhando mais espaço no mercado.

Automação como aliada

Um fator preponderante para que a produção em massa seja aplicada à indústria é a estruturação da produção. Um bom planejamento precisa estar alinhado à tecnologia e automação. Além de tornar processos menos artesanais, isso significa ter controle sobre a rotina da fábrica e dados para melhorar a atuação.

Um bom planejamento, baseado em dados confiáveis vai tornar a produção em massa um processo de otimização constante da empresa. Além de ampliar a oferta e garantir espaço no mercado, a indústria poderá assumir novas entregas, mesmo com prazos reduzidos. Isso significa, na maioria das vezes, se destacar da concorrência e tornar-se um fornecedor de confiança.

Um bom exemplo de automação para a eficiente produção em massa é o gerenciamento do chão de fábrica através do BPM (Business Process Management). O gerenciamento de processos com o apoio de tecnologia de ponta vai permitir à empresa identificar gargalos e melhorar a linha de produção. Assim, o ganho vai além da entrega com qualidade e significa mais precisão do planejamento à execução.

Um software alinhado com a indústria 4.0 e que permite esta estruturação da produção é o Delmia Apriso. Desenvolvido pela Dassault Systèmes, é um dos mais conhecidos sistemas do mundo, pois proporciona rastreabilidade de processos, visibilidade da produção e gestão completa do chão de fábrica.

É com esta solução que a Cummins do Brasil realiza a otimização constante de sua linha de produção. Com isso, pode optar pela produção em massa, baseada em planejamento e padronização da linha de montagem.

Produção em massa com a tecnologia

Por fim, há uma outra questão fundamental quando falamos de produção em massa. Com o crescimento da competitividade, o cliente está cada vez mais exigente. Seu consumidor sabe que a padronização da entrega, a redução de tempo e a qualidade agregada aos produtos precisa ser uma constante. Empresas sem essas características perdem espaço para negócios melhor estruturados.

Este tipo de projeção, com a possibilidade de estoque para rápida entrega e previsibilidade de produção em massa com apoio da tecnologia para a indústria é apontada como o futuro da indústria 4.0.

Para saber mais sobre os benefícios da produção em massa e os recursos disponíveis para aplicação do conceito, entre em contato com nosso time de especialistas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *