Por que adotar a automação na gestão de suprimentos da sua construtora?

A gestão de suprimentos não é uma tarefa simples. Envolve compras, estocagem, logística, negociação com fornecedores e um bom alinhamento entre vários departamentos para que todas as necessidades da construtora sejam atendidas.

Mas, apesar dos desafios diários de um gerente de compras, saiba que é possível simplificar essa complexa função que é a gestão da cadeia de suprimentos. Uma das melhores formas de fazer isso é automatizar o setor por meio de ferramentas tecnológicas.

Como trazer mais eficiência e praticidade para a sua gestão de suprimentos? Conheça a seguir as vantagens de adotar uma automação na área!

 

A automação na gestão de suprimentos

Automatizar a gestão de suprimentos significa adotar ferramentas que auxiliam na execução de tarefas manuais, repetitivas e burocráticas. Gerando, sobretudo, mais eficiência operacional! 

Alguns dos resultados da automatização são:

  • Atendimentos mais rápidos;
  • Processos mais fluidos;
  • Métodos mais estratégicos;
  • Clientes e fornecedores mais satisfeitos.

Em uma era em que a obtenção de vantagens competitivas é objetivo obrigatório para toda e qualquer empresa se manter no mercado, a automação se torna uma forte aliada da gestão de suprimentos.

Empresas que ainda resistem ao uso da automação acabam enfrentando maiores desafios e dificuldades para solucionar problemas como:

  • Falta de controle de estoque, prazos e preços;
  • Desalinhamento entre inventário e demanda interna;
  • Desperdícios com falta de planejamento e logística;
  • Gargalos nos processos e fluxos de compras.

Vantagens de automatizar sua gestão de suprimentos

Separamos as principais vantagens que sua construtora pode adquirir ao adotar a automação na gestão de suprimentos

Melhorias de processos

Se seu objetivo é ter mais eficiência, então saiba que esta é uma das maiores vantagens da automação da gestão de suprimentos. Porque, ao automatizar as tarefas rotineiras, os processos se desenrolam de modo mais ágil e eficiente.

Com a ajuda da tecnologia, os processos ficam mais estruturados e, assim, você aprimora cada etapa da cadeia de suprimentos. Por exemplo:

  • Processos de compra: o gestor sabe com mais precisão o que precisa comprar, evitando tanto faltas quanto desperdícios.
  • Gestão de documentos: softwares ajudam no manuseio dos documentos pelo gerenciamento eletrônico, rápida elaboração de contratos, fácil acesso a dados fiscais e segurança das informações.
  • Negociação com fornecedores: com recursos tecnológicos, você aperfeiçoa a comunicação com os fornecedores e garante agilidade na aprovação e celebração de contratos.

Mais controle à cadeia de suprimentos

Com os processos automatizados e otimizados, você tem mais controle de toda a cadeia de suprimentos. A tecnologia ajuda o gestor na obtenção rápida de informações. Muitas vezes, em tempo real.

Assim, é possível saber com precisão a disponibilidade de insumos e matérias-primas e a relação entre estoque e demanda. Dessa forma, o gestor supre as necessidades da construtora e, ao mesmo tempo, reduz estoques parados e evita desperdícios.

Também é possível planejar melhor a entrega aos fornecedores e o espaço físico para estocagem. E, ainda, ter mais domínio sobre transporte e logística, conseguindo reduzir o valor do frete e demais custos operacionais.

Além disso, em uma construtora, a automação traz mais controle sobre a mobilização e desmobilização de insumos da obra. Em um canteiro, a movimentação de materiais e insumos de construção e de todo o maquinário pode gerar grandes despesas se não houver um acompanhamento adequado. E, como agravante, a perda de produtos ou a dificuldade para localizar ferramentas, por exemplo, pode gerar novas compras desnecessárias.

Nesse cenário, uma gestão de suprimentos automatizada permite ter:

  • Mais controle sobre a entrada e a saída dos materiais;
  • Fácil acesso e localização dos insumos e equipamentos disponíveis no estoque da obra;
  • Visão real da movimentação de materiais;
  • Menos perdas e extravios, evitando aquisições excessivas.

Redução de custos

Com a automação, você tem uma gestão de suprimentos mais estratégica. E isso pode significar redução nos gastos. Com processos otimizados e mais controle sobre o fluxo, o gestor pode agir direcionado precisamente às reais demandas da empresa. Além de evitar desperdícios ou estoque em excesso, isso oferece segurança para a continuidade produtiva da construtora, evitando prejuízos.

Além disso, a empresa não fica “refém” de fornecedores, uma vez que pode negociar de forma mais estratégica e com planejamento. Logo, pode obter descontos em negociações, medir a qualidade das entregas, gerir vencimentos com antecedência e, portanto, garantir o melhor custo-benefício nas aquisições.

Economia de tempo

Como já citamos, a automação agiliza processos e poupa o profissional de tarefas repetitivas. Portanto, a otimização de tempo é mais uma vantagem. Softwares de gestão, por exemplo, podem gerar pedidos de compra e ajudar na organização e elaboração de documentos e contratos. Automatizam, também, o preenchimento de cadastros e dados de fornecedores.

E, além de agilizar cada etapa da gestão de suprimentos, o sistema automatizado evita erros. Diminuindo, assim, a perda de tempo com refações e atividades improdutivas!

Melhores tomadas de decisão

Com uma gestão de suprimentos automatizada, o gestor melhora sua capacidade de tomada de decisões. Isto porque sistemas de automação podem fornecer informações e dados por meio de planilhas e relatórios – contribuindo para decisões mais acertadas.

Logo, é possível gerar planejamentos e processos mais efetivos. Reduzindo gastos desnecessários, melhorando a capacidade produtiva da construtora e garantindo um fluxo seguro de compras.

Como você pode ver, a automação na gestão de suprimentos traz várias vantagens. Um gerenciamento aliado à tecnologia se torna mais inteligente, produtivo e efetivo. Ou seja: uma gestão com mais controle significa uma gestão mais estratégica trazendo, consequentemente, melhorias e resultados para toda a empresa

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *