Marketing e Vendas: estabelecendo uma parceria de sucesso

Marketing e Vendas são setores importantes e estratégicos em uma empresa. Por isso, é fundamental que ambos estejam alinhados para aumentar a performance do negócio. O “vendarketing” deve ser parte da estratégia para maximizar suas vendas.

No entanto, de acordo com um estudo, 87% dos termos que as equipes de Vendas e Marketing usam para descrever uma à outra são negativos.

A questão é que buscar estabelecer uma parceria entre as duas áreas é necessário para formar um time de sucesso. E por quê? Porque elas se complementam na jornada de compras para gerar mais resultados! Acompanhe.

Como alinhar Marketing e Vendas

É fundamental ter em mente que a ação de um reflete no trabalho do outro. Ou seja, as ações promovidas pelo Marketing só se converterão em vendas se a equipe comercial mantiver um relacionamento direto com os clientes.

Ambos os departamentos detêm informações importantes e, quando bem alinhados, contribuem para o crescimento do faturamento da organização.

A pergunta é: se os times de Marketing e Vendas se complementam, como conquistar esse alinhamento? Temos algumas sugestões para você.

A primeira delas começa no desenvolvimento do Smarketing. Isso nada mais é do que a integração entre os setores – Sales (Vendas) + Marketing –, visando um acerto de conceitos, ações e estratégias de inbound marketing. Mas esse é só o início! Confira outras dicas:

Elabore objetivos comuns

Ao definir regras em comum, é possível promover o alinhamento estratégico entre as equipes de Marketing e Vendas. Mas, para que isso dê certo em sua empresa, os dois lados devem ter a mesma visão sobre estratégias de marketing e seus desdobramentos.

Estimule a troca de ideias e experiências

Reuniões com todos os membros podem ser uma excelente oportunidade para a troca de ideias. Esses encontros devem ser frequentes, porém, isso não quer dizer que precisem ser demorados!

Reuniões semanais podem ser realizadas para o alinhamento entre os dois times. Já os encontros mensais podem ser dedicados a temas mais profundos, como o compartilhamento de experiências.

Crie mecanismos que facilitem a comunicação entre Vendas e Marketing

Neste quesito, é quase impossível não contar com o apoio da tecnologia. Ferramentas como sistemas integrados e dashboards de controle facilitam a interação e a comunicação entre as equipes. É importante, também, transmitir dados e informações a ambas.

Lembre-se: a multiplicação do conhecimento só ocorre quando ele é partilhado!

Integre sistemas e relatórios

No Smarketing, as ações são contínuas e bem informadas!

Isso quer dizer que, quando o Marketing captar e nutrir leads, deve informar ao time de Vendas. O mesmo deve acontecer quando o negócio se concretizar, já que é algo que o Marketing precisa saber para seguir ou não com suas estratégias.

Por isso, é mais do que essencial que todos tenham acesso a relatórios e sistemas.

Meça e monitore os resultados

Por fim, é importante acompanhar o desempenho das equipes de Marketing e Vendas. Faça os ajustes necessários e otimize a busca das duas áreas por melhores resultados.


Veja também: Formas de comunicação mercadológica e como aplicar na gestão da sua empresa


Nos dias de hoje, a integração entre Marketing e Vendas é imprescindível. Unir os dois times não só traz mais sinergia a todos como contribui para o sucesso de seu negócio!

Gostou deste artigo? Então, como próximo passo, entenda a importância de promover uma comunicação integrada em sua empresa.

E em sua organização, como é o relacionamento entre Marketing e Vendas? Compartilhe sua experiência conosco. Deixe seu comentário!

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