Painel de gestão à vista: veja as vantagens da comunicação digital

Um dos grandes desafios das lideranças é criar com suas equipes uma comunicação transparente, que promova o engajamento dos colaboradores. Definir métodos para que todas as pessoas estejam cientes do que está acontecendo exige, muitas vezes, uma mudança de cultura. E é neste cenário, que podemos aproveitar o recurso do painel de gestão a vista.

O que significa permitir que todo o time tenha acesso a informações sobre a empresa. Através de gráficos, dados de performance e indicadores de desempenho, por exemplo, os colaboradores devem acompanhar o andamento das atividades e as informações relacionadas a execução delas. 

Uma pesquisa da Aberje sobre a comunicação das empresas, aponta que 85% dos pesquisados acreditam que as informações são relevantes e úteis ao seu trabalho do dia a dia.

Neste post você vai entender melhor como um painel de gestão à vista virtual facilita a rotina das empresas e os ganhos que esta versão digital traz para os negócios. Confira.

Afinal, o que é um painel de gestão à vista?

Talvez você já tenha se deparado com painéis de gestão à vista na sua empresa ou em outros negócios. Basicamente, ele é utilizado para tornar transparente a rotina do time e facilitar a visualização das ações que estão sendo executadas ou serão adotadas assim que o trabalho em andamento finalize.

É comum que empresas que utilizam a gestão à vista em suas rotinas, usem também metodologias ágeis. Isso porque, ao iniciar este processo é necessário contar com métodos de organização. Além disso, é fundamental entender a necessidade da mudança de cultura por parte da gestão e funcionários. Então, se a sua empresa ainda não utiliza a gestão à vista, inicie este processo através de um mapeamento da rotina, das ações realizadas pelo seu departamento, desafios e oportunidades. 

Adotar uma metodologia ágil também ajuda na organização do fluxo de atuação. Modelos como o Scrum e o Kanban são utilizados frequentemente para mapeamento e organização das atividades. Isso irá garantir um acompanhamento mais efetivo da liderança e equipe em cada fase da atuação de determinado projeto, independentemente do departamento da empresa. Marketing, RH, TI, Comercial, Financeiro, todos podem aplicar essas metodologias para facilitar a comunicação com o restante do time em um painel de gestão à vista.

Desafios e oportunidades da gestão à vista

Já falamos aqui sobre os benefícios que a gestão à vista traz para as empresas. Entre as principais, podemos citar:

 

Transparência de processosTransparência de processos: indicadores e gráficos disponibilizados para todo o time ajudam a disseminar informações relevantes e claras. Assim, sua empresa elimina dúvidas comuns na rotina das equipes, que vão desde responsabilidades até desempenho e andamento de projetos.

 

Engajamento dos colaboradoresEngajamento dos colaboradores: ter informações sobre o dia a dia da empresa e o desempenho das equipes faz com que muitas pessoas se sintam parte do processo e enxerguem a empresa como um ambiente colaborativo.

 

Agilidade de processosAgilidade de processos: poder visualizar as ações que estão em andamento, os pontos de melhoria, o desempenho e os resultados ajuda na tomada de decisão tanto da liderança quanto do colaborador. Entender as necessidades de melhoria através de uma ferramenta que torne este desempenho mais claro e apoie o profissional na busca pela melhoria contínua.

Além disso, outro desafio é a frequência das informações comunicadas, ainda na pesquisa da Aberje, 45% considera que a frequência ideal para receber as informações que devem ser desdobradas à sua equipe é semanal e 44% dos entrevistados prefere recebê-las diariamente.

Como otimizar seu painel de gestão à vista?

As metodologias ágeis são frequentemente usadas para quem quer ter uma gestão mais visual. O mural físico ou de post-its é uma ferramenta muito comum nessa rotina, mas nem sempre a melhor escolha. Isso porque um painel de gestão à vista analógico depende da atualização diária de vários colaboradores para se manter atual, nem sempre o timing de atualização e acesso aos dados é o ideal. 

Além disso, há o custo de impressão ou de papel, o desgaste do espaço físico, que precisa ser ajustado manualmente com frequência, e a possibilidade de perda de dados. Que também não contribui com a informação para todos os times, escritórios e filiais da empresa.

Neste contexto, nada melhor do que a tecnologia para garantir eficiência. Painéis digitais, trazem uma série de ganhos: fácil e rápida configuração, transmissão de dados automática para toda a empresa, recursos visuais mais atraentes, possibilidade de melhoria contínua na distribuição dos dados.

Um exemplo desse tipo de tecnologia é o Mobuss TV, solução de comunicação corporativa da Teclógica. Além de ser um canal exclusivo da empresa, em que informações de endomarketing, RH, gestão e mercado são transmitidas com frequência, é uma ferramenta ideal para a criação de um painel de gestão à vista digital.

A atualização das informações para os diferentes pontos de TV da empresa, facilita a implantação da cultura de colaboração e engajamento. É ainda uma ferramenta interativa que atrai a atenção da equipe e a consequente disseminação das informações relacionadas à gestão.

Para saber mais sobre como um painel de gestão à vista pode contribuir para o crescimento  e resultados da sua empresa, entre em contato com os nossos especialistas.

Assinado por: Aloisio Arbegaus – Diretor Comercial da Teclógica

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *