Os 5 maiores desafios da Gestão de Mudança Organizacional em TI

5-maiores-desafios-da-gestao-de-mudanca-organizacional-em-ti

Mudar é preciso. À medida que a sociedade avança e novas tecnologias surgem, as companhias que acompanham essa evolução conquistam a oportunidade de se anteciparem para atender as necessidades de seus clientes, garantindo uma percepção diferenciada por parte do mercado.

Mas não se trata apenas disso. Essas mudanças, embora demandem esforços consideráveis, são responsáveis pelo aumento da produtividade, pela descoberta de novas aplicações e adequação às normas estabelecidas.

Esses são motivos suficientes que justificam a disposição para encarar o desafio da gestão de mudança organizacional na área de TI. Ao buscar alternativas até então impensadas, as organizações ganham em atualização e competitividade.

A importância da gestão de mudança organizacional em TI

Para que uma reestruturação realmente conduza uma empresa ao sucesso, é fundamental que ela seja bem avaliada, elaborada e acompanhada. Para essa finalidade, a companhia pode apostar em uma gestão de mudança organizacional em TI.

Qualquer alteração no aspecto tecnológico tem impacto na rotina dos usuários dessas ferramentas. Por isso, a implantação precisa ser planejada e conduzida de forma a minimizar possíveis impactos e gerar resultados efetivos.

Desafios da implementação da gestão de mudanças em TI

1. Mudança cultural

Para ver as mudanças acontecendo, é necessário iniciar uma comunicação transparente e aberta. A definição dos objetivos e o ato de comunicá-los frequentemente a todas as partes envolvidas permite que todos conheçam a estratégia adotada para o gerenciamento dos serviços corporativos.

O fato de um determinado nível da empresa entender o que vai ser feito não significa que os outros colaboradores também já compreenderam a proposta. E por isso, para que as pessoas “comprem a ideia”, é importante que elas tenham a chance de ouvi-la e entendê-la.

Essa compreensão e conscientização produz uma mudança cultural que gera o engajamento com o projeto. Ele é fundamental para o sucesso das implementações.

2. Metas claras

Para implementar mudanças com sucesso, é necessário conscientizar os principais interessados sobre a relevância desta mudança para os resultados do negócio e especialmente em relação ao próprio trabalho.

Para obter sucesso nessa etapa, converse com os colaboradores. Mostre como a gestão de mudança em TI garantirá os resultados que a companhia precisa, como melhorias de qualidade, agilidade, redução de retrabalho e outras otimizações.

3. Precisão

Um dos desafios mais comuns na implantação de mudanças em TI é a imprecisão em detalhes. Por isso, é necessário avaliar todo o contexto para produzir um planejamento que atenda as práticas existentes e evite falhas nos processos de mudança.

É importante verificar a infra-estrutura com a qual a empresa conta hoje. Um aspecto fundamental é a certificação de que todo o planejamento pode funcionar de acordo com os recursos existentes.

4. Ferramentas apropriadas de gerenciamento

A mudança deve ser facilitada, e não dificultada. Por isso, é importante escolher ferramentas de gerenciamento apropriadas, que tratem das áreas de TI como um todo, considerando também incidentes, problemas, e configurações, por exemplo.

5. Gerenciamento do projeto

É importante que a mudança seja realizada sob a condução de gerentes de projetos experientes e capacitados, que utilizam as melhores práticas para a condução do processo.

O projeto deve contar com uma gestão completa, que tenha um cronograma de trabalho para a implantação e que seja constantemente monitorado para garantir seu cumprimento ou possíveis adaptações.

Análises periódicas também são fundamentais para garantir que as mudanças estão ocorrendo de acordo com as metas propostas e vão se adequar às estratégias e alvos da companhia.

Entendeu por que a gestão de mudança organizacional em TI é necessária para promover melhorias? Conhece outros desafios enfrentados nesse processo? Contribua conosco e conte sua experiência nos comentários!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *