O que é usabilidade?

A usabilidade é um termo utilizado para definir a facilidade com que as pessoas empregam uma ferramenta ou mesmo um objeto para realizar uma tarefa.

No ambiente de software, os sistemas são as ferramentas utilizadas para a execução de tarefas pelo usuário e encontramos na usabilidade o momento do dialogo entre o usuário e a interface do software.

A usabilidade é capacidade do sistema em fazer com que o usuário tenha sucesso na execução de suas tarefas. Fácil aprendizagem, utilização eficiente e gestão de erros são pontos fundamentais para que o usuário perceba a boa usabilidade.

No desenvolvimento de um novo software especifico do qual já há experiências anteriores, a busca pela excelência na usabilidade torna-se facilitada Todavia, quando essa experiência é inexistente ou mesmo pouco avançada, o trabalho torna-se mais difícil e a busca pela boa usabilidade deve ser precedida de uma eficiente pesquisa de opinião, pesquisa em que muitas vezes o usuário não está disposto a fornecer ou mesmo não é algo claro para que possa ser transmitido por ele com facilidade.

Independente disso, se o usuário não sentir clareza e facilidade de uso, simplesmente não vai mais utilizar ou mesmo criará empecilhos para a utilização do software e provavelmente procure outro fornecedor que atenda as suas necessidades. Assim é importante ter em mente que a usabilidade é um elemento norteador ao processo de desenvolvimento de software, devendo ser tratada com relevância.

Diante do grande volume de informação existente atualmente, a usabilidade cada vez mais  vem sendo tratada por diversas empresas como ponto estratégico para conquistar novos consumidores/cliente, pois o fato é:
– Se um sistema é complicado de ser usado pelo usuário, para que existir o sistema?

É necessário ter em mente que o desenvolvimento de um sistema não é para o programador ou para o analista utilizar, mas sim para tornar as tarefas dos usuários mais ágeis e eficientes, para isso é que as empresas de software são contratadas.

Lembre-se disso quando for criar um novo software!

Fontes:

Ergonomia e Usabilidade. Conhecimentos, métodos e aplicações. (Autores:Walter Cybis, Adriana Holtz Betiol, Richard Faust);

Não me faça pensar (Autor: Steve Krug)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *