A motivação nas organizações influencia o valor da marca?

Você sabia que a motivação nas organizações pode melhorar os resultados dos negócios? Veja como engajar funcionários e torná-los porta-vozes da marca!

É comum ver organizações investindo muito na valorização da própria marca. Contratam agências, buscam influenciadores, miram longe. No entanto, acabam esquecendo de um público extremamente importante para a empresa: seus colaboradores.

Equipes determinadas e porta-vozes da marca são capazes de transmitir a verdadeira cultura corporativa. Porém, sem uma comunicação interna efetiva, todo o esforço pode ser em vão. A questão é: como usar a motivação organizacional para atingir bons resultados para o negócio?

A influência dos funcionários em relação ao público externo

Uma pesquisa feita em 2013 apontou que 41% dos consumidores acreditam mais em informações fornecidas pelos colaboradores de uma empresa a respeito de um produto/serviço ou da própria companhia do que nas geradas pelo departamento de Marketing ou difundidas pelos canais oficiais da marca, por exemplo.

Na era da internet, os funcionários têm mais espaço e voz para opinar e se posicionar em relação aos seus empregos. Por meio de seus depoimentos, eles comprovam se as marcas pelas quais vestem a camisa são realmente o que mostram ou não.

Como a motivação nas organizações pode agregar valor à marca

Venda de soluções e ideias, além dos produtos ou serviços

Quem faz o contato inicial com o cliente é o colaborador, certo? Então, se ele não acreditar naquilo que está vendendo, dificilmente a pessoa do outro lado vai confiar em sua fala.

Por isso, é fundamental que o funcionário se sinta motivado. Quando ele perceber que é respeitado como profissional, com certeza se empenhará para fazer o melhor pela empresa.

Geração de mídia espontânea

Este é um dos métodos mais baratos e efetivos para conquistar consciência de marca através da motivação organizacional.

Aqui, entra a questão de os próprios colaboradores gerarem, voluntariamente, mídia espontânea para a empresa através das redes sociais.

Construção de confiança e autoridade para a empresa

Ser reconhecida como autoridade no mercado em que atua é o desejo de qualquer corporação. Então, permita que seus colaboradores tornem-se defensores de sua marca.

Ao compartilhar conteúdos interessantes, eles estarão contribuindo para o reconhecimento do negócio. Neste caso, o fortalecimento é mútuo.

Seleção de novos talentos

É através das redes sociais que uma empresa pode chamar a atenção de candidatos qualificados para um processo seletivo.

A divulgação de ações promovidas pela organização por parte dos próprios colaboradores tende a despertar o olhar de outros profissionais.

Conclusão

Sabemos que a motivação organizacional não é tarefa fácil. Afinal, são muitos pensamentos diferentes em uma mesma empresa. Por isso, o importante é focar em uma comunicação adequada e eficiente. A questão é que o capital humano tem um valor cada vez maior, e quem concentra-se apenas em ações externas precisa, o quanto antes, voltar seu olhar para o ambiente interno.

Vemos, então, que ter funcionários defensores da marca influencia positivamente tanto o posicionamento do negócio quanto o próprio público interno. Nosso artigo sobre motivação nas organizações foi útil? Talvez, você queira saber, também, sobre como manter colaboradores engajados em campanhas e na divulgação de produtos.

Os métodos que sua empresa utiliza para motivar os funcionários têm dado certo? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários.

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