Infraestrutura de TI: 5 recomendações para modernizar

É inegável que a modernização da infraestrutura de TI de uma empresa deve ser prioridade, para que, entre outras coisas, mantenha-se competitiva em um mercado cada vez mais dinâmico e concorrido. Os benefícios dessa renovação são inúmeros, como maior desempenho, segurança, otimização de processos, menos gasto com manutenção, entre outros.

Segundo a consultoria DCI, em uma escala de 0 a 100, as empresas brasileiras estão abaixo da média em relação à maturidade da infraestrutura de TI, o que é alarmante. Isso se dá, principalmente, porque muitas vezes as atualizações são feitas de forma desordenada e cumulativa.

Além disso, muitos gestores não atentam aos sintomas que indicam que a infraestrutura está obsoleta, tais como: invasões de hackers, equipe sobrecarregada, sistema caindo com frequência, gastos excessivos com manutenção e consequente perda de vantagem competitiva no mercado.

Neste texto, você verá recomendações para modernizar a infraestrutura de TI da sua empresa de forma organizada, seguindo as etapas indicadas pela Gartner. Acompanhe!

1. Analise o panorama da Infraestrutura de TI

Conforme a infraestrutura de TI se torna obsoleta, é essencial adicionar  novos servidores para satisfazer especificidades de negócios ou dar conta da ampliação das operações.

Com o inventário atualizado em mãos, o gestor terá um ponto de partida para a renovação efetiva da infraestrutura, e um levantamento detalhado permitirá a junção de informações necessárias para a racionalização. Afinal, dados indicam que negligenciar a atualização adequada pode aumentar em até 148% os custos de administração.

2. Assimile as novas soluções

A segunda etapa tem como objetivo a retirada dos recursos desnecessários identificados no inventário. Essa é uma boa hora para a implementação de uma governança que envolva toda a infraestrutura de TI, computação, armazenamento e rede.

Cabe ao gestor assimilar novas ferramentas e processos do gerenciamento comuns, focando em aspectos como: a escolha de novos equipamentos, softwares e aquisições de licenças de novas ferramentas.

3. Otimize o espaço físico

A otimização do espaço físico também é um fator importante para evitar prejuízos, sendo a terceira etapa desse processo. Entre os principais motivos para se reduzir a ocupação física estão os servidores, que demandam de salas refrigeradas e aumentam os custos.

Cumprindo bem as duas primeiras etapas, já será possível reduzir a ocupação de espaço — até mesmo em 100%, caso seja feito um investimento na virtualização dos servidores. O espaço que for desocupado poderá ser utilizado para realocar equipes de outros setores.

4. Renove a infraestrutura por meio de automação

Após a otimização da infraestrutura física, vá para a próxima etapa, que consiste na identificação dos trabalhos e dos processos que podem ser automatizados. Isso aumenta a eficiência da infraestrutura de TI e libera os profissionais, para que eles possam se dedicar ao core business da empresa.

5. Racionalize a variedade e o tipo de itens de sua infraestrutura

Após a conclusão dos quatro primeiros passos, temos a última etapa, que consiste em um processo contínuo: a racionalização. Como as demandas tendem a crescer, é natural que as cargas de servidores, necessidade de atualizações e mudanças de softwares aumentem.

É importante que haja um esforço de toda a equipe de TI para se adaptar à nova demanda, mantendo a racionalização constante dos recursos, contribuindo para a continuidade do trabalho feito nas etapas anteriores.

Para obter êxito utilizando este método na modernização da sua infraestrutura de TI, é necessário que as etapas sejam executadas exatamente na ordem citada acima. Dessa forma, a sua empresa dará um grande passo rumo a um processo sem volta, para se tornar mais um case de sucesso e modernização.

Gostou do texto e quer mais informações sobre modernização da infraestrutura de TI? Entre em contato conosco, será um prazer ajudá-lo!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *