Conheça os benefícios da metodologia ágil para a TI da sua empresa

Você sabe como a metodologia ágil pode ser benéfica para o seu time de TI e, consequentemente, para o sucesso do seu negócio? Desde que foi lançado, em 2001, o manifesto ágil se apresenta como uma nova forma de visualizar a coordenação do desenvolvimento de software.

Questões referentes aos indivíduos e suas interações, funcionamento do software, colaboração com o cliente e resposta a mudanças passaram a ser mais valorizadas do que processos e ferramentas, documentação abrangente, negociação dos contratos e seguir um plano. Vale destacar que todos esses valores têm sua devida importância, mas os primeiros foram priorizados nessa abordagem.

A seguir, você vai conhecer alguns benefícios de implantar essa metodologia na sua empresa. Confira!

Favorece a cooperação e a eficiência dos times

Os valores ágeis enfatizam a ação colaborativa na sua empresa. Os indivíduos descobrem melhores formas de desenvolver projetos e ajudam o time a fazer o mesmo. Nessa abordagem, a cultura do grupo e a forma como ela é construída têm papel essencial.

Desde o começo do processo, o time precisa estar disposto e seguro o suficiente para trocar informações entre si, de maneira mais informal e menos burocrática. Além de otimizar a resolução de problemas, isso torna o processo de desenvolvimento mais ágil e flexível.

Melhora a eficiência no custo e nos prazos

As metodologias tradicionais ou em “cascata”, criadas na década de 1970, resultavam numa pirâmide clássica em que somente o escopo do projeto era pré-determinado, enquanto o custo e os prazos eram determinados durante o processo de desenvolvimento do projeto. Já na metodologia ágil, que gera uma pirâmide invertida, o custo e o prazo do projeto são acertados previamente.

Esse processo permite uma otimização no custo, nos prazos e no projeto final entregue pela sua empresa. No final do desenvolvimento, o projeto tem menos chances de estar atrasado ou de causar gastos desnecessários, gerando valor e garantindo a satisfação do cliente.

Aumenta a interação com o cliente

Um dos maiores desafios dos desenvolvedores nas metodologias tradicionais é alinhar as expectativas do cliente com o projeto final, entregue pelo time após todo o processo de desenvolvimento. Por outro lado, na metodologia ágil o cliente é central para o desenvolvimento do software.

Isso ocorre porque a troca de informações passa pelo time de desenvolvedores, pelos executivos da empresa e também pelos clientes. Essa é uma prática imprescindível para o alinhamento, pois vai indicar o que o grupo pode ou não realizar, como e em quanto tempo.

Diminui fatores de risco

É claro que nenhuma abordagem muda o fato de problemas eventualmente acontecerem. No entanto, além de diminuir os fatores de risco, a metodologia ágil é capaz de aperfeiçoar a forma como os indivíduos e os times respondem às possíveis falhas.

Como se trata de uma abordagem voltada para maior agilidade, flexibilidade e otimização no desenvolvimento de projetos, ela permite que as equipes se adaptem mais facilmente diante de incertezas e mudanças imprevistas. Pesquisas indicam que projetos conduzidos com essa metodologia falharam em apenas 9%, contra 29% de projetos tradicionais.

Como aplicar a metodologia ágil?

Existem várias aplicações práticas possíveis, sendo a principal delas o Scrum, que consiste em um framework de Sprints (ciclos). Antes dos ciclos começarem, é feita uma reunião — chamada de Planning Meeting — para definir as prioridades do software e listar o que será implementado.

Os ciclos são definidos a partir dos fragmentos dos projetos que precisam ser concluídos no período que dura o Sprint. Todo dia é feita uma reunião de acompanhamento, chamada Daily Scrum. Ao fim de cada Sprint é realizada outra atividade, o Sprint Review, que repassa o que foi feito no ciclo anterior e define as tarefas para o ciclo seguinte.

Por ser uma abordagem que traz consigo vários princípios, a definição de práticas a serem seguidas pode variar de time para time. Diante de um mercado de TI cada vez mais competitivo, a metodologia ágil pode fazer a diferença no desenvolvimento dos projetos da sua empresa.

Gostou do nosso artigo? Quer receber conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada? Então assine agora mesmo a nossa newsletter!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *