Como medir o ROI da comunicação empresarial do meu negócio?

Os novos rumos do marketing e da comunicação empresarial nos mostram uma realidade bem distinta do que era vivido há alguns anos. Deixamos para trás a era das incertezas e das suposições e entramos de vez na era da informação, dos dados e das métricas.

Essa nova perspectiva trouxe inúmeras mudanças para a rotina dos profissionais dessas áreas, que tiveram que se acostumar com o uso de novas ferramentas e meios de comunicação para transmitir as suas mensagens, seja para o público interno ou externo.

As ferramentas digitais são as responsáveis pela produção de dados estratégicos para as empresas, que podem se beneficiar deles para realizar a mensuração dos resultados de suas campanhas.

Neste post iremos abordar uma das métricas mais importantes para os analistas de marketing e comunicação: o ROI. Você vai ver como deve ser feito a mensuração do ROI da comunicação empresarial e como este dado auxilia a empresa a tomar decisões mais assertivas.

A importância do ROI

Basicamente, o ROI distingue procedimentos rentáveis dos não rentáveis. Ao apontar qual foi o retorno obtido sobre um investimento feito, a empresa consegue ter em mãos um dado importante que traduz o custo-benefício daquele procedimento.

Peter Drucker, um dos mais importantes teóricos do marketing, diz que uma empresa que não consegue medir seus resultados não é capaz de tomar boas decisões, e é isso que o ROI pretende auxiliar, na tomada de decisão estratégica, tendo como base o custo benefício.

O cálculo do ROI é feito da seguinte maneira:
[(Retorno – Investimento) / Investimento] x 100 = ROI (em %)

O ROI sozinho é o suficiente?

Trabalhar somente o ROI irá fazer a sua análise ser muito aquém do esperado. Inclusive, para realizar a medida precisa do ROI em comunicação empresarial é preciso ter outras métricas que auxiliem na interpretação dos dados, tais como dados de engajamento, avaliações e pesquisas.

Focando na comunicação, o ROI irá demonstrar se o dinheiro está sendo bem aplicado nas ações propostas e vai ajudar a empresa a determinar quais projetos merecem receber mais verbas para sua continuidade e quais devem ser finalizados.

Vamos a um exemplo:

Se uma empresa investiu 40 mil reais em um ciclo de palestras para motivar seu time de vendas e conseguiu mensurar que o desempenho da equipe melhorou (viu como é importante aliar o ROI com outras métricas de desempenho?) e o faturamento com vendas cresceu de 500 mil para 650 mil, podemos dizer que o Retorno sobre o investimento foi:

  1. ROI = [(150.000 – 40.000) / 40.000] x 100
  2. ROI = [ 110.000 / 40.000] x 100
  3. ROI =  2,75 X 100
  4. ROI = 275%

Diante deste número, é possível dizer que a escolha pela palestra motivacional foi um sucesso, afinal, trouxe bastante resultado para empresa, logo, pode ser uma ação produtiva e que pode ser realizada mais vezes, dado que seu retorno é interessante.

Em alguns casos parece intangível medir o ROI, afinal, nem sempre é possível ter uma noção exata do retorno trazido por uma ação. Um bom exemplo no campo comunicacional é a assessoria de imprensa. Muitas agências de assessoria avaliam seu retorno olhando para quantas reportagens mencionaram a empresa e fazendo uma estimativa de quanto a empresa teria que pagar para ter seu nome veiculado naquele meio de comunicação.

Se sua empresa pretende otimizar suas análises sobre os investimentos feitos em comunicação, é aconselhável que também sejam analisados outros dados como:

Feedback

É durante uma sessão de feedback que os profissionais da comunicação interna conseguem mensurar se as campanhas estão impactando positivamente os funcionários. Uma boa comunicação interna baseia-se fortemente no feedback.

Produtividade

Manter o controle ou a análise da produtividade dos funcionários também é fundamental para conseguir mensurar como as ações de comunicação estão impactando no ambiente de trabalho e agindo em prol da empresa e de seus resultados.

Engajamento

A comunicação empresarial interna tem como objetivo gerar engajamento dentro das equipes, ele é muito importante para alinhar as equipes e pessoas com as expectativa, a missão, a visão e os valores da empresa. Sem mensurar o engajamento, a empresa não consegue compreender se suas ações estão sendo produtivas.

Essas são algumas informações importantes para se ter em mente quando o assunto é o ROI e como ele pode ser aplicado (junto com outras métricas) para avaliar as ações de comunicação interna.

Se você quer saber mais sobre Comunicação Empresarial, navegue no nosso blog e conheça outros conteúdos produzidos pela nossa equipe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *