Linha de produção eficiente: veja as vantagens do sistema APS para a sua fábrica

Um dos grandes desafios da indústria, especialmente com a chegada da era 4.0, é manter a eficiência operacional da linha de produção. Realizar um planejamento avançado a ponto de garantir a produtividade estratégica, com as ações acontecendo no timing correto, tem sido essencial para a competitividade do setor.

E é neste cenário que surgem os sistemas APS. O nome, que vem do inglês Advanced Planning and Scheduling, diz respeito ao planejamento avançado e detalhado da produção. Através de um software desenvolvido para este fim, a indústria reduz a indisponibilidade no chão de fábrica. A solução também permite a produção por sequenciamento, priorizando entregas urgentes, evitando atrasos e ociosidade.

Este é um dos fatores para que as empresas avancem ao que chamamos de fábricas inteligentes. Neste contexto, a automação tem papel decisivo para a produtividade e eficiência.

Neste post você vai ver como o sistema APS pode mudar a realidade linha de produção na sua empresa. Confira:

Sistemas integrados: controle na linha de produção

Um dos grandes benefícios do APS é que ele permite que a fábrica seja monitorada no planejamento à linha de produção, sendo todo o trabalho é controlado através de softwares integrados. Um sistema APS é utilizado para o planejamento do trabalho no chão de fábrica e traz um enorme ganho também para a operação estratégica, porque pode complementar ao ERP da companhia.

Isso significa que a gestão tem uma visão muito mais completa do trabalho, podendo prever melhorias, otimizar a rotina produtiva e criar novas frentes de trabalho para entregas mais eficientes.

Maior capacidade operacional na linha de produção

Quando falamos em fábricas inteligentes, estamos destacando a importância da conexão entre máquinas e softwares. A  Internet das Coisas (IoT) tem papel fundamental nessa evolução. O uso de sensores para a coleta de dados no chão de fábrica, por exemplo, é uma maneira eficiente de entender melhor falhas, pontos de melhoria e capacidade produtiva. Dentro do sistema APS, estes dados apoiam a visualização global da produção, ajudando a melhorar o planejamento produtivo de novos pedidos.

Assim, o sistema APS vai apoiar a sua empresa também no gerenciamento de recursos. Máquinas utilizadas corretamente e com menos ociosidade, com manutenção preventiva em dia, recursos bem administrados e consequente melhor relacionamento com fornecedores. Estas são algumas melhorias que geram maior capacidade operacional. Usar um sistema APS não significa propriamente simplificar a operação, mas sim torná-la mais transparente, com dados estratégicos que provoquem a melhoria contínua.  

Sem imprevistos, falhas ou estoque acumulado

Conforme destacamos acima, o planejamento de produção através de um software APS, que permite a gestão e a organização do sequenciamento produtivo, acaba com imprevistos até então comuns na linha de produção. Pedidos que chegam fora de ordem e causam uma verdadeira bagunça estrutural, comprometem o estoque, resultam em falhas de quantidade e até mesmo qualidade são significativamente reduzidos. Com a tecnologia utilizada corretamente, a linha de produção ganha uma visualização sequencial que é fundamental para que haja uma estruturação baseada na eficiência da operação.

As decisões comuns da rotina na fábrica passam a ser realizadas com base em dados e não apenas na percepção da equipe. Os pedidos podem ser reorganizados e sequenciados de acordo com prazo, estoque, tempo de execução. Tudo isso torna a linha de produção otimizada e com índice quase nulo de falhas.

Controle organizacional

Por fim, um sistema APS traz impactos positivos muito além da estrutura operacional. Com os dados coletados ao longo do trabalho de organização, sequenciamento e melhoria produtiva, a gestão pode tomar decisões que vão muito além da linha de produção. Há, por exemplo, a possibilidade de se estabelecer novos prazos de entrega, já que com o APS há uma visão detalhada sobre a capacidade produtiva. Também há um ganho muito importante no relacionamento com o cliente, que pode receber seu pedido em tempo reduzido sem risco à qualidade.

Outras vantagens de um bom software APS estão relacionadas aos investimentos estruturais, como a melhor utilização de equipamentos e máquinas e aquisições para ampliação da linha de produção.

Tudo isso impacta diretamente na competitividade da indústria, que consegue criar uma rotina muito mais eficiente frente ao seu concorrente. Para se ter uma ideia da eficiência do APS, o DELMIA Ortems, solução desenvolvida pela multinacional Dassault Systèmes e comercializada e implantada na América Latina pela Teclógica, garante o planejamento industrial em até 30 minutos. A solução substitui as complexas planilhas de planejamento e traz dados para análise em tempo real. Uma solução eficiente e dinâmica que já trouxe inúmeros ganhos a indústrias brasileiras.

Para saber mais sobre as vantagens de uma solução APS para a sua empresa e como podemos apoiar o seu negócio no desenvolvimento de uma linha de produção mais eficiente, entre em contato com nossos especialistas aqui.

Assinado por: Aloisio Arbegaus – Diretor Comercial da Teclógica

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *