ITIL: o que é e a sua importância na área de TI da sua empresa

Como você trabalha para melhorar a gestão de TI de uma empresa? Ao longo dos anos, várias técnicas foram criadas para otimizar o trabalho dos especialistas do setor. Metodologias de desenvolvimento, políticas de segurança e monitoramento espalharam-se por todo o planeta.

Ainda assim, poucas tiveram tanto sucesso quanto o ITIL. O conjunto de boas práticas operacionais é considerado um sinônimo de boa gestão de TI. Quer saber a razão? Então leia o nosso texto de hoje!

O que é o ITIL?

Também conhecido como Information Technology Infrastructure Library, o ITIL é um conjunto de boas práticas operacionais que pode ser aplicado na gestão de TI de uma empresa. Ele envolverá rotinas que atingem a infraestrutura, a operação e a manutenção de serviços e equipamentos digitais. Criado no final da década de 1980, pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), atualmente o ITIL está sob a custódia da OGC (Office for Government Commerce), da Inglaterra.

O principal objetivo do ITIL é a melhoria da qualidade dos serviços de tecnologia da informação de uma empresa, por meio de uma gestão com foco no cliente. O trabalho será feito usando um conjunto abrangente de processos e procedimentos de governança, que são separados em disciplinas. Como consequência, a organização pode fazer uma política que alinhe a TI ao core business da corporação e as suas principais estratégias de mercado.

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Quais os benefícios dos processos ITIL?

Uma das principais vantagens do ITIL é a sua flexibilidade. Não há a necessidade de a organização adotar todos os métodos e rotinas definida pela política de gestão para que ela possa ter grandes melhorias nos seus processos internos. Assim, o ITIL pode ser aplicado em diferentes realidades e mercados com facilidade.

Os benefícios serão abrangentes. A redução de custos operacionais impactará na melhoria da competitividade do negócio. Já a eficiência interna será ampliada por meio da racionalização de processos de TI e alinhamento dos recursos digitais com as estratégias de mercado.

Quais os principais conceitos do ITIL?

O ITIL é dividido em uma série de livros. Cada um possui recomendações que buscam tornar a gestão de TI da empresa mais eficiente. São eles:

Estratégia de serviço

Essa parte é focada no entendimento das necessidades do consumidor e no correto direcionamento das atividades do setor de TI. São executadas mudanças nas estratégias de gestão, melhorias no portfólio de serviços e na gestão financeira.

Design de serviço

Esse livro trabalha com a concepção de estratégias comerciais mais eficientes. São abordados temas como a capacidade e a disponibilidade dos profissionais do setor, assim como itens de segurança e coordenação de projetos.

Transição de serviço

O terceiro livro aborda a construção, validação e entrega de serviços. A busca por uma operação com índices de qualidade maiores e mais completos, focados no usuário, passará a ser o maior objetivo dos gestores de TI.

Operação de serviço

Esse é um livro que trabalhará com foco nas rotinas diárias da empresa. Ele auxilia gestores a compreenderem como é possível manter uma estrutura corporativa com uma resposta a incidentes mais ágil, menor número de erros e maior disponibilidade.

Melhoria de serviço continuada

O último livro foca na identificação e na implementação de uma série de melhorias nos serviços de TI da empresa. Esse processo exigirá uma completa mudança cultural dentro da companhia, com o apoio de gestores e líderes empresariais.

Como criar uma governança de TI de alto nível?

Não existe uma fórmula perfeita para a implementação do ITIL. Esse processo será diferente em cada empresa, o que elimina a necessidade do gestor implementar todas as mudanças recomendadas. Em negócios de pequeno e médio porte, por exemplo, uma simples alteração organizacional pode solucionar uma série de entraves gerenciais.

Hoje, o ITIL já é considerado um sinônimo de gestão eficiente. Ele consolidou-se entre os profissionais de TI como uma biblioteca de informações e processo que podem tornar a prestação de serviços mais robusta e eficaz. Com as suas práticas, a empresa pode simplificar e padronizar os seus processos operacionais, tornando-se mais competitiva e ampliando a sua presença de mercado.

E você, possui alguma técnica infalível para otimizar a gestão de TI de uma empresa? Conte para nós através dos comentários!

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