Como a inovação na área jurídica impulsiona o mercado

Nos últimos anos, a inovação na área jurídica tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas. Com a transformação digital, a sociedade, o mercado e as formas de trabalho vêm sofrendo profundas mudanças.

No universo dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas, isso não é diferente. Uma área que pode ser comumente associada à burocracia, ao conservadorismo e a processos morosos e ineficientes. Contudo, essa realidade está mudando e trazendo uma importante evolução no setor.

A crescente adesão ao uso de recursos tecnológicos revela um futuro inovador e disruptivo para o campo jurídico. Afinal, em uma era em que a tecnologia se torna fundamental para a sobrevivência no mercado, todo profissional precisa sair da zona de conforto e se adaptar às mudanças.

Nesse contexto, uma mudança de mindset e a promoção da cultura da inovação nas empresas têm se tornado cada vez mais necessárias. É preciso ter em mente que a inovação na área jurídica é um reflexo de que a antiga lógica de operar no mundo do Direito já não cabe mais. Os novos tempos pedem eficiência, agilidade e estratégia.

 

Se você não quer ficar de fora da inovação na área jurídica, entenda a seguir como o setor vem transformando a sua forma de trabalho no mercado e os benefícios das novas soluções!

A inovação na área jurídica

Gradativamente, o campo jurídico vem abrindo os olhos para os impactos da transformação digital. Segundo pesquisa realizada pela AB2L, 95% dos escritórios de advocacia estão mais abertos às inovações para solucionar seus problemas. Além disso, 62% já estão em busca de soluções tecnológicas especializadas na área.

Portanto, ainda que o setor esteja dando seus primeiros passos para se inserir nesse processo, já é possível notar algumas mudanças. Veja alguns exemplos de como está a inovação na área jurídica!

Recursos tecnológicos

Tecnologias como inteligência artificial, big data e nuvem vêm ganhando a atenção da área jurídica. Por meio da IA, robôs-advogados e máquinas auxiliam o trabalho dos profissionais, garantindo mais eficiência na resolução de processos.

O uso de big data e análise de dados também vem conquistando o setor, devido aos seus benefícios na tomada de decisões e na elaboração de ações estratégicas.

A nuvem, por sua vez, tem se tornado imprescindível nos ambientes jurídicos, já que estes lidam com uma ampla gama de documentação. O recurso melhora a gestão de contratos e documentos jurídicos, facilita a organização e o armazenamento de documentos e, consequentemente, traz mais agilidade no dia a dia do profissional jurídico.

Lawtechs ou legaltechs

Outro fator que comprova o avanço da inovação no mercado jurídico são as lawtechs ou legaltechs. Trata-se de empresas especializadas em soluções tecnológicas para a área do Direito. 

Não apenas a rotina profissional de advogados está sendo impactada por esse segmento, mas todo o Poder Judiciário vem mudando sua forma de operar.

Os benefícios das soluções inovadoras

A inovação na área jurídica tem trazido inúmeras melhorias para as empresas. Dificuldade com procedimentos processuais, morosidade na resolução de conflitos e atuação meramente técnica (sem proatividade ou estratégia) são exemplos do que pode ser superado com as soluções inovadoras.

Veja alguns dos maiores benefícios das inovações tecnológicas para a área jurídica!

Agilidade na resolução de processos

Que advogado ou profissional do setor jurídico já não teve de lidar com infindáveis pilhas de processos? Esse cenário, antigamente muito comum, vem mudando.

Recursos como jurimetria e resolução online de conflitos trazem mais agilidade nos procedimentos processuais e produtividade na rotina do advogado.

Acessibilidade a dados e informações

Além da agilidade, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas também precisam ter fácil acesso aos dados de clientes e fornecedores e às informações contratuais.

Uma solução para isso são os softwares jurídicos, que automatizam documentos e auxiliam na gestão de todo o ciclo de vida dos contratos. Assim, o recurso facilita encontrar dados e prazos, verificar termos contratuais e demais atividades da administração de documentos jurídicos.

Melhores tomadas de decisão

Com mais agilidade, produtividade e eficiência nas tarefas jurídicas, sobra mais tempo para o profissional atuar em atividades estratégicas fundamentais para a empresa.

Além disso, tecnologias como o big data permitem fazer a análise de dados, contribuindo para um conhecimento mais profundo e preciso dos negócios. Tudo isso impacta positivamente nas tomadas de decisão, que se tornam mais acertadas e inteligentes.

Como você viu, a inovação na área jurídica já não é mais algo para se pensar no futuro. Urgente e necessária não apenas para os profissionais da área, a inovação traz imensos benefícios que podem impactar diretamente nos resultados das organizações.

Se você não quer que sua empresa fique para trás, é preciso saber que não há mais espaço para conformismo. Nem mesmo para os setores jurídicos. 

Afinal, resistir à inovação pode trazer consequências no mínimo indesejáveis em um futuro não muito distante.

Portanto, para se manter alinhado às novas tendências e possibilidades, saiba o quanto antes como implantar a inovação jurídica na sua empresa!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *