Inovação jurídica: como implantar na minha empresa?

Quando falamos em processos jurídicos dentro de uma empresa, é provável que a primeira coisa que vem à mente de grande parte das pessoas não seja inovação jurídica mas, sim, burocracia e morosidade, não é mesmo?

Os departamentos jurídicos geralmente são conhecidos como conservadores e tradicionais – e, em alguns casos, até mesmo como ultrapassados em seus métodos de trabalho.

Contudo, essa realidade vem mudando. Dos softwares de automação à inteligência artificial, a inovação jurídica está sendo cada vez mais implementada por grandes empresas e profissionais antenados nas mudanças do mundo atual, nas soluções tecnológicas e nas tendências do setor jurídico.

Se você também quer atualizar os processos da sua empresa , continue a leitura para entender mais sobre como a inovação jurídica pode mudar esse cenário e trazer melhores resultados por meio de processos mais ágeis e eficientes! 

Como implantar a inovação jurídica?

A inovação deve fazer parte de toda a cultura da empresa. E o setor jurídico não deve ficar de fora. A inovação na área – seja no departamento jurídico da empresa ou mesmo em serviços jurídicos terceirizados – pode melhorar os processos e os fluxos de trabalho de todos os setores dentro de uma organização.

Para começar a implantar de vez a inovação jurídica e adotar a gestão da inovação em sua empresa, veja alguns passos importantes que você, advogado ou gestor, pode tomar:

Invista em pesquisa e desenvolvimento

Para inovar do jeito certo – isto é, de modo que gere resultados efetivos e não pese no orçamento da empresa – é preciso investir em pesquisa e desenvolvimento. Mudanças executadas de maneira correta evitam gastos financeiros desnecessários e prejuízos futuros.

Para tanto, a empresa precisa investir na inovação da mesma. É possível, por exemplo, oferecer treinamento para advogados em softwares de automação e outras tecnologias jurídicas – ou até mesmo investir uma pequena porcentagem dos lucros em pesquisas sobre inovação.

Envolva a diretoria da empresa

Nem toda empresa está inserida em uma cultura de inovação e ainda pode haver alguma resistência quanto à implementação de novas ações. Por isso, para implantar a inovação jurídica, é importante que a diretoria seja devidamente envolvida nesse processo. Mostre aos diretores da empresa que as mudanças propostas de fato agregam valor e podem aumentar a rentabilidade do negócio.

Você pode apresentar, ainda, métodos inovadores na área jurídica e exemplos de resultados que já trouxeram. Compartilhe informações sobre as mudanças e inovações que vem acontecendo na área, mostrando as soluções e ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado e como podem ser aplicadas ao contexto da empresa, trazendo melhorias e mais eficiência.

Use dados para tomada de decisões

Outro ponto importante ao aplicar a inovação jurídica na sua empresa é apostar no uso de dados. Essa é a melhor maneira de conhecer os resultados das mudanças adotadas e dos novos métodos e ferramentas. Afinal, você estará se baseando em dados objetivos, e não em fatores intuitivos e pouco precisos.

Com o grande volume de dados criados pelas empresas diariamente, é possível aproveitar este grande potencial de informações para criar as melhores ações para o negócio. O big data – termo usado para descrever a enorme quantidade de dados gerados e armazenados pelas organizações, em alta velocidade e grande variedade – pode ser analisado e, assim, contribuir para gerar insights, estratégias e tomadas de decisão mais inteligentes.

Você também pode estabelecer os KPIs (Key Performance Indicators) que mais façam sentido para o departamento jurídico e para a empresa. E, então, medi-los antes de adotar as mudanças jurídicas. Depois de iniciar as novas práticas, meça-os novamente e analise os dados. Isso fará uma grande diferença para que as tomadas de decisões sejam mais acertadas.

Monitore os resultados da inovação

Por fim, é importante que você valide as inovações jurídicas adotadas. Monitorar os resultados é fundamental para que a implementação dos novos processos seja eficaz. Avalie cada ação, faça testes, identifique o que precisa de melhorias ou adaptações e mantenha o que funciona bem e traz bons resultados para a empresa. 

A inovação é um processo constante. E esse monitoramento é parte necessária para que ela dê certo. Se a inovação está de fato resolvendo problemas, melhorando processos e otimizando tarefas, então é sinal de que ela tem sido positiva para a organização.

Quais os benefícios da inovação jurídica?

Ao implementar a inovação jurídica nos departamentos, sua empresa começará a notar os benefícios. Para citar apenas alguns: 

Redução de tarefas repetitivas

Um dos pontos-chave da inovação tecnológica é a automatização de tarefas repetitivas, possibilitando aos profissionais focarem seu tempo em atividades mais produtivas e estratégicas. O resultado é que a empresa ganha não só em economia de tempo, mas também em redução de custos.

Melhora no fluxo de trabalho e sintonia entre os times

Com a inovação jurídica, é possível padronizar processos, melhorando o fluxo de trabalho e reduzindo gargalos. Com mais eficiência, os resultados são positivos não apenas no setor jurídico, mas nos diferentes times e departamentos da empresa – que ficam mais alinhados e sintonizados entre si.

Mais agilidade e controle

A inovação jurídica vem para ajudar o trabalho humano. E, nesse sentido, a tecnologia, com suas ferramentas e soluções fornece ao profissional mais agilidade e controle sobre suas atividades. Isso, por sua vez, se traduz em serviços mais eficientes e assertivos.

Como você viu, implementar a inovação jurídica tem sido mais que um diferencial, tornando-se uma necessidade para toda empresa. Gestores e advogados precisam se adaptar a essa realidade o quanto antes e começar já a usufruir dos benefícios da inovação.

Quer saber mais sobre inovação jurídica e outras novidades do setor? Então, continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de tudo!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *