Indicadores de RH na prática: como medir a eficiência da sua gestão de pessoas

De que maneira você está mensurando as ações realizadas na empresa? Os indicadores de RH são fundamentais para mostrar se o empenho da sua área está surtindo resultados efetivos ou não.

Conhecer os indicadores pode ajudá-lo(a) na tomada de decisões para cada departamento, melhorando as estratégias de Endomarketing e RH, garantindo um bom ambiente de trabalho, com ganhos de engajamento. Estes contribuem ainda, de maneira significativa, no alcance dos objetivos táticos e operacionais do seu negócio.

Existem vários indicadores de RH que servem para facilitar a identificação dos resultados de cada atividade. Por isso, é fundamental conhecer e também definir quais os melhores a serem utilizados na empresa.

Que tal entender sobre algumas dessas métricas? Reunimos as mais importantes para otimizar o seu dia a dia organizacional. Confira:

Indicadores de RH para facilitar seu dia a dia

Indicadores de RH na prática: como medir a eficiência da sua gestão de pessoasAvaliação de desempenho

O desempenho pode ser mensurado através das métricas de tempo, qualidade e custos. Através dele, é possível identificar os colaboradores que mais se destacam ou precisam de atenção. Não é a questão de saber quem é melhor ou pior, mas reconhecer quem necessita de acompanhamento ou está em processo de desenvolvimento.

Indicadores de RH na prática: como medir a eficiência da sua gestão de pessoasTurnover

Além de mostrar para a empresa o índice de rotatividade de seus colaboradores, o turnover também aponta a assertividade dos processos de Recrutamento e Seleção. Taxas acima de 5% merecem atenção.

Indicadores de RH na prática: como medir a eficiência da sua gestão de pessoasCusto de rotatividade

É baseado no volume de entradas e saídas de pessoal em relação aos recursos humanos disponíveis em certo ramo da organização, em um determinado período de tempo e em índices percentuais. É calculado desta maneira: nº de admissões no mês + nº de demissões no mês. Este valor divide-se por 2 e seu resultado é dividido pelo nº de funcionários do mês anterior. Por fim, multiplicamos por 100 para encontrarmos a quantia em percentagem.

Indicadores de RH na prática: como medir a eficiência da sua gestão de pessoasRetenção de talentos

É medido com base no número de talentos perdidos para o mercado ou concorrentes. Sua eficiência depende da criação e atualização de informações do banco de talentos, composto por profissionais identificados como potenciais candidatos a futuras oportunidades.

Indicadores de RH na prática: como medir a eficiência da sua gestão de pessoasTaxa de absenteísmo

É a relação do grau de ausência ao trabalho x total de horas trabalhadas no fechamento da folha de pagamento. É preciso considerar as faltas de dias inteiros dos empregados ativos e até, no máximo, 15 dias para os casos de auxílio doença ou acidente de trabalho. O cálculo para este índice é assim: ((HP / (HT + HP)) x 100). Sendo HP equivalente a horas perdidas e HT, a horas trabalhadas.

Indicadores de RH na prática: como medir a eficiência da sua gestão de pessoasSatisfação com clima organizacional

A mensuração pode ser feita por meio de uma pesquisa realizada junto aos colaboradores. Algumas perguntas como o relacionamento com gestores, as oportunidades de crescimento profissional e os benefícios podem ser feitas. Com o resultado, é possível identificar o grau de satisfação das equipes ou notar os pontos fracos da gestão de pessoas.

Como mencionamos no início deste post, são vários os indicadores de RH disponíveis. No entanto, cabe à área de Recursos Humanos (RH) identificar quais fazem mais sentido para a sua realidade e se adequam melhor às ações promovidas pela empresa. Que tal iniciar a escolha dos melhores agora?

Este artigo contribuiu para a sua atividade? Então, confira também os 7 erros de gestão que afetam o engajamento de funcionários.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *