A importância da comunicação interna em uma empresa

Nossa vida em sociedade só é possível graças à comunicação. Com habilidades comunicativas, estabelecemos relações, desenvolvemos ideias e transmitimos conhecimentos e experiências. Dentro de uma empresa, não é diferente. A comunicação interna de uma organização é fundamental para o seu desenvolvimento e sucesso.

Uma empresa é feita por pessoas: são elas que desenvolvem produtos, prestam serviços, atendem os clientes, cuidam para que tudo funcione bem. Ainda que essas pessoas sejam talentosas e motivadas, o sucesso da organização não está garantido.

Para que os processos internos de uma organização sejam eficientes e o sucesso seja alcançado, é fundamental que os colaboradores estejam bem informados e integrados. O artigo de hoje vai mostrar a importância da comunicação interna em uma empresa. Quer saber mais? Continue acompanhando!

O que é comunicação interna?

A comunicação interna pode ser definida como o conjunto de interações e relacionamentos dentro de uma empresa. Cabe a ela fazer circular as informações e o conhecimento de forma vertical, ou seja, dos níveis hierárquicos mais altos para os subordinados e vice-versa; e horizontal, entre os colaboradores de mesmo nível de subordinação.

Sua eficiência só é garantida quando ela ocorre de forma clara e transparente. Para isso, a comunicação interna de uma empresa deve lançar mão de várias técnicas e ferramentas. Comunicados internos, jornais murais, eventos, uso de intranet, informes por e-mail, treinamentos e outras formas podem garantir o bom relacionamento entre a empresa e os colaboradores, e entre as próprias equipes de trabalho.

Bônus: Saiba como melhorar os resultados da sua empresa com a comunicação interna

Por que investir em uma boa comunicação interna?

Agora que você conheceu melhor o conceito de comunicação interna, separamos 4 motivos que comprovam a importância desse recurso para as organizações. Veja quais são:

Engaja os colaboradores

Quando os colaboradores estão bem informados sobre o que acontece na organização e sabem a importância do seu papel para alcançar os objetivos da mesma, eles se sentem parte da empresa. Um colaborar engajado trabalha de forma muito mais eficiente, sabendo que o sucesso da organização é também o seu.

Melhora o clima organizacional

Em um ambiente de trabalho onde não circulam boatos, onde a comunicação é clara e transparente, todos tem suas funções e metas bem definidas e podem executá-las com um ótimo clima organizacional. O trabalho em equipe flui e os bons resultados são apenas uma consequência.

Otimiza os processos

Falhas e erros são causados principalmente por problemas na comunicação. Quando a informação é clara e objetiva, os acertos são garantidos e o retrabalho passa a não fazer mais parte da rotina da empresa.

Uma comunicação interna de qualidade é fundamental para a produtividade: ela garante eficiência e otimiza os processos internos da empresa.

Estimula o feedback

Para o sucesso de qualquer empresa, indiferente do seu tamanho ou área de atuação, o feedback é uma ferramenta fundamental. Saber emitir uma opinião que enriqueça o trabalho de outra pessoa e saber ouvir opiniões sobre suas ações é muito importante para o desenvolvimento dos profissionais e da organização.

Quando a comunicação interna é valorizada em uma empresa, o feedback passa a fazer parte do dia a dia. Através desse dialogo construtivo, colaborador e empresa sabem o que esperar de cada um e o que oferecer.

A comunicação interna na sua empresa é eficiente? Quais práticas e ferramentas vocês utilizam? Compartilhando sua experiência e suas dúvidas com a gente, através dos comentários! Se preferir, fale agora mesmo com nossos consultores.

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