Entenda a importância de promover uma comunicação integrada em sua empresa

Sua empresa investe em comunicação integrada? Saiba que, aplicada em seu negócio, ela pode se tornar uma poderosa vantagem competitiva.

Ao unificar toda a comunicação, você terá à disposição estratégias para atingir tanto o público externo quanto o interno. Isso quer dizer, por exemplo, que, ao usá-la, é possível minimizar ruídos entre os setores ao mesmo tempo em que se propaga a conscientização da marca.

A voz é a mesma, independentemente do formato de conteúdo ou canal escolhido. Essa junção contribui para reduzir atritos e mensagens conflitantes. Sua característica principal é a coletividade, e os resultados só podem ser conquistados com a participação conjunta dos profissionais.

Como a comunicação integrada impacta sua empresa

A comunicação integrada reúne todas as estratégias para passar uma mesma mensagem. Isso significa que é preciso juntar as ações de marketing, propaganda e comunicação (interna e externa) para alcançar os objetivos propostos por ela.

A comunicação integrada pode contribuir para melhorar vários aspectos da empresa. Entre eles, podemos listar:

Unidade da mensagem

As informações são repassadas da mesma forma para todos.

Isso resulta em um grande benefício também para o cliente, considerando que ele receberá a mensagem de acordo com o padrão estabelecido pelo negócio.

Entendimento do produto/serviço

As pessoas tendem a compreender melhor uma mensagem quando aquilo que está sendo transmitido faz sentido para elas. É aquela questão de saber o porquê.

Nesse sentido, a comunicação integrada faz com que a mensagem chegue tanto ao funcionário da área de Vendas quanto àquele da unidade que está do outro lado do país. A informação é propagada de maneira horizontal.

Conscientização da marca

É a capacidade do consumidor de reconhecer a marca dentro de uma categoria específica. Em outras palavras, é quando a audiência lembra de você e o tem como referência.

Como montar uma estratégia de comunicação integrada

Uma vez constatada a importância da comunicação integrada, por onde começar, então, a montar a estratégia? Listamos 5 dicas de o que levar em consideração nesse momento!

1. Essência da mensagem

Uma das primeiras coisas para se resolver é a criação de uma base sólida de mensagens. Elas devem ser claras (sem ruídos) e transmitir os valores da empresa.

2. Gestão e integração de conteúdos

Sem um direcionamento comum, a tendência é que as mensagens cheguem de forma inconsistente ao público, seja ele o cliente ou o funcionário.

Neste quesito, a gestão contribui para a eliminação de práticas ineficientes de comunicação e divergências na maneira de transmiti-la.

3. Interatividade

Uma boa estratégia de comunicação integrada faz uso de todas as tecnologias disponíveis para atingir sua audiência.

Entre os meios utilizados, estão a propaganda institucional, a assessoria de imprensa, o marketing social, o endomarketing, entre outros.

4. Canais de comunicação eficazes

Um canal eficaz de comunicação é aquele que divulga a mensagem de modo acessível e direto.

Uma empresa amplia o poder de suas ideias à medida que usa um canal para complementar o outro. Por isso, é fundamental não se prender a somente um meio.

5. Coleta e análise de dados

Por fim, a coleta e a análise dos dados obtidos auxiliam nas tomadas de decisão a respeito da comunicação integrada.

É muito importante conhecer o público-alvo para oferecer aquilo que chame sua atenção. De nada adiantará realizar investimentos se isso não possibilitar a propagação da mensagem de forma eficiente, seja ela para a audiência interna ou externa.

Levando em consideração os pontos levantados, fica clara a importância da comunicação integrada para atingir os objetivos da empresa. Focar em uma comunicação estratégica que alcance colaboradores, clientes e fornecedores de maneira interligada faz com que todos entendam o real posicionamento da organização.

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Agora, prosseguindo no tema da comunicação integrada, talvez seja interessante você saber como manter os colaboradores engajados em campanhas e na divulgação de produtos. Até a próxima!

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