5 estratégias para implementar a Indústria 4.0 na sua fábrica

Cada vez mais, os gestores buscam soluções tecnológicas com foco na otimização da produção. Assim, implementar a Indústria 4.0 já é pauta em quase todas as empresas que pretendem se manter competitivas.

Entretanto, iniciar esse processo pode ser um desafio que exige estratégias iniciais com o objetivo alinhado de implementar a Indústria 4.0 em sua fábrica. Confira!

1. Crie projetos-pilotos

Implementar conceitos da Indústria 4.0 é uma tarefa desafiadora. Esse é um trabalho duro e de superação, principalmente na fase inicial. Isso acontece pelo impacto que mudança digital pode proporcionar para as operações do negócio.

Uma boa maneira para iniciar esse processo de forma experimental é criando projetos-pilotos, que serão utilizados como testes para futuras implementações. Assim, você terá a oportunidade de refinar os resultados e entender a melhor forma de virtualizar a cadeia produtiva, de acordo com as necessidades de sua empresa e de forma gradual.

Os resultados servirão de parâmetro para que você tenha uma estimativa do investimento inicial e até as previsões para a expansão das operações para implementar a Indústria 4.0.

2. Defina os recursos necessários

Com base nas experiências obtidas com a aplicação dos projetos-pilotos, mapeie a sua arquitetura corporativa e identifique quais recursos a sua fábrica necessita.

Coloque como prioridade para implementação da Indústria 4.0 uma infraestrutura de TI ágil, que será responsável pela melhoria de todos os seus processos. As soluções que se apresentarem mais exitosas indicarão quais recursos são necessários para o desenvolvimento de novos modelos de negócios digitais.

Para que a implementação seja bem-sucedida, você precisará reunir quatro dimensões estratégicas: organização, pessoas, processo e tecnologia. As novas estruturas organizacionais poderão incluir:

  • Laboratórios de inovação — para proteger e desenvolver novas ideias;
  • Centros de excelência — para capacitar os colaboradores e desenvolver ideias com uma equipe multidisciplinar.

3. Desenvolva estratégias para atrair profissionais qualificados

Para que a implementação da Indústria 4.0 em sua fábrica tenha bons resultados, é fundamental que os profissionais envolvidos tenham as habilidades e os conhecimentos necessários para executarem esse projeto.

Para isso, é importante que você saiba identificar e recrutar novos profissionais, além de investir em treinamento e capacitação dos colaboradores atuais, mudando a cultura organizacional em prol da digitalização.

Provavelmente, será necessário criar novos cargos e delegar novas funções, como de cientistas de dados, designers de interfaces e gerentes de inovação digital.

4. Implemente as novas tecnologias

As novas tecnologias serão fundamentais para implementar a Indústria 4.0. Será necessário ir além das estruturas tradicionais de TI, apostando em soluções que possam responder com flexibilidade à demanda do negócio. Em alguns casos, será preciso realizar uma atualização completa da estrutura, adotando sistemas integráveis.

Além disso, não temos como falar sobre Indústria 4.0 sem vinculá-la à Internet das Coisas (IoT). Essa tecnologia será a grande responsável por toda a integração — da gerência ao monitoramento —, além de controlar e orquestrar uma gama de dispositivos, permitindo a centralização das informações.

5. Entenda os benefícios de implementar a Indústria 4.0

A implementação da Indústria 4.0 em sua empresa representará um grande diferencial em um mercado cada vez mais competitivo. Além disso, seu negócio terá outras vantagens, como:

  • Redução dos custos de produção;
  • Melhor monitoramento da segurança;
  • Processos sustentáveis;
  • Eliminação de desperdícios;
  • Diminuição de erros;
  • Obtenção de dados estratégicos.

Tudo isso será possível com a otimização da coleta e da análise de dados em tempo real, a antecipação de problemas, o aumento da produtividade e a administração preditiva. Portanto, implementar a Indústria 4.0 em sua fábrica promoverá uma revolução tecnológica benéfica para toda a organização.

Gostou do post? Então aproveite para conhecer os desafios do gerenciamento de projetos de softwares!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *