Gestão por resultados: saiba como a tecnologia pode te ajudar

Obter bons resultados, seja em termos financeiros, de qualidade ou de relacionamento, é crucial para o crescimento de qualquer empresa. Aliás, os resultados são tão importantes que existe uma corrente inteira da gestão focada nas melhores formas de alcançá-los-los: a gestão por resultados.

Na gestão por resultados, a tecnologia é uma aliada indispensável para os gestores. Quer entender como essa visão estratégia pode ajudar você a ter sucesso no seu negócio? Confira as explicações e dicas que listamos no artigo de hoje:

O que é Gestão por Resultados?

Na gestão por resultados, o foco é a realização das metas, e não exatamente os processos e procedimentos. Nesse contexto, o gestor está concentrado em atingir os objetivos traçados, sendo flexível para atingi-los.

É claro que, para uma gestão por resultados eficiente, é preciso que os objetivos do negócio sejam muito claros. Além disso, todos os envolvidos — tanto as equipes quanto os colaboradores, individualmente — precisam estar alinhados em relação a essas metas, pois todos são responsáveis pelos resultados obtidos.

A gestão por resultados tende a ser menos burocrática, aproximando-se da filosofia da gestão enxuta. Nessa abordagem, os processos precisam se adequar aos resultados esperados, e por isso todos os processos que não são relevantes para atingir os resultados desejados devem ser modificados ou eliminados.

Como desenvolver uma gestão por resultados eficiente?

Utilize a tecnologia a seu favor

Para desenvolver uma gestão por resultados eficiente, você deve aproveitar os recursos disponíveis para acelerar e aprimorar o cumprimento de metas. Isso também envolve fazer o melhor uso possível da tecnologia e acompanhar as tendências de TI.

Com o uso de soluções tecnológicas para gestão, por exemplo, é possível controlar melhor os resultados, fator essencial para o crescimento sustentável em longo prazo. Além disso, esse controle permitirá identificar se o trabalho está avançando no ritmo esperado e determinar as mudanças necessárias para que as metas sejam atingidas.

Acompanhar indicadores é a maneira mais segura de garantir que a gestão por resultados seja bem sucedida: por meio dele, o gestor será capaz de ajustar o curso de ação “em tempo real” — e a tecnologia é uma forte aliada neste ponto.

Colete dados relevantes

Para que as informações de relatórios sejam relevantes na tomada de decisão, é preciso escolher bem os dados que serão coletados. Assim, você não gastará tempo reunindo e filtrando informações que, em última instância, não serão úteis para melhorar o desempenho do negócio.

Além disso, é preciso acompanhar os relatórios constantemente — e isso vai de encontro ao que expusemos no item anterior. Lembre-se que o monitoramento é a chave para fazer melhorias e aumentar as chances de atingir as metas.

Automatize tarefas

A automação permite economizar tempo da sua equipe de trabalho, pois direciona os colaboradores para atividades estratégicas. Dessa forma, é possível manter as operações mais enxutas — e, como já vimos, esse é um dos requisitos na gestão por resultados.

Neste contexto, também é possível adotar o outsourcing de TI para as necessidades da empresa, possibilitando o atendimento às exigências e características do negócio e suas ferramentas tecnológicas.

O mais importante é que você avalie as opções disponíveis: todas precisam contribuir de maneira sólida para atingir as metas, sem aumentar a complexidade nos processos.

A sua empresa adota a gestão por processos ou a gestão por resultados? Como vocês incorporam a tecnologia para apoiar a abordagem escolhida? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *