Gestão de tempo: 5 dicas para gestores

gestão de tempo

Agenda com diversos compromissos, problemas para resolver e necessidade de encontrar respostas rápidas para demandas urgentes são fatores que fazem parte da rotina dos principais gestores de uma empresa. Neste cenário, a gestão de tempo ganha cada vez mais relevância.

Uma das razões para isso é que um gestor bem organizado terá mais condições de desenvolver um bom trabalho com a equipe e definir as ações a serem realizadas com mais facilidade. A falta de gerenciamento é um erro grave que prejudica bastante o desenvolvimento de todas as unidades de uma corporação.

Para os que estão com dificuldades de organizar a rotina profissional, veja as 5 dicas sobre como usar o tempo corretamente no ambiente de trabalho que apresentamos a seguir:

1. Defina suas prioridades

Imagine que há diversas iniciativas para serem realizadas durante uma semana. Mas por onde começar? Uma boa forma de responder essa pergunta é definindo quais delas são mais importantes e devem ser finalizadas o mais rápido possível.

Ao definir as tarefas primordiais, os gestores contribuem não apenas para a otimização do tempo, mas também para o sucesso da empresa e a melhoria do clima organizacional, buscando ter foco no que é mais relevante no momento.

2. Use uma lista de tarefas diárias

Definir as prioridades é muito importante, mas também é preciso saber exatamente como executá-las. Para facilitar essa missão, a recomendação é contar com uma lista de tarefas diárias.

Lembre-se que, por mais dedicado que você seja, ninguém consegue guardar na memória tantos compromissos. Ao planejar e controlar as atividades diárias (através de um dispositivo móvel, por exemplo), o risco de ser vítima do esquecimento será eliminado.

3. Não tenha medo de delegar

É inviável um profissional fazer todas as atividades de uma empresa. Por isso, é vital contar com uma equipe qualificada e competente. Para motivar e engajar os funcionários, o ideal é que o gestor sabia delegar as tarefas de acordo com a capacidade e especialidades de cada área.

A recomendação é evitar, ao máximo, centralizar as atividades. Isso não significa que os gestores não devem acompanhá-las, muito pelo contrário: com uma boa comunicação interna, os funcionários terão uma ideia mais consolidada de como podem contribuir para a organização.

4. Realize reuniões eficazes

Antes de se reunir com a equipe, verifique a importância do encontro. Procure fazer uma pauta bem detalhada do que será abordado. Assim, é possível garantir que a conversa atinja os objetivos esperados.

Além disso, tente fixar um tempo máximo por reunião, de acordo com os assuntos que serão tratados. Essas medidas irão ajudá-lo a administrar melhor as demandas e a aumentar não só a sua produtividade, mas também da equipe.

5. Aproveite as tecnologias

Com o apoio dos recursos tecnológicos disponíveis, é possível agregar produtividade ao negócio, através de automatizações que permitem o foco em atividades estratégias e otimização na gestão de tempo. Por isso, procure por ferramentas que atendam as necessidades do negócio.

E você, como lida com a gestão de tempo? Conte sua experiência pra gente nos comentários abaixo. Sua contribuição é muito importante para nós!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *