Gartner – Application Architecture, Development and Integration Summit

Nos dias 14 e 15 de agosto uma equipe da Teclógica participou do evento Application Architecture, Development and Integration Summit organizado pelo Gartner em São Paulo.

O tema do congresso explorou muito as quatro forças Nexus – Mobilidade, Computação em Nuvem, Redes Sociais e Informação – mostrando a importância e o impacto delas nas empresas, o valor que pode ser gerado para o negócio, seus respectivos estágios de maturidade, boas práticas para adoção e implantação, recomendações para mitigar os riscos envolvidos e também as tendências para os próximos 5 anos.

  • Computação em Nuvem (Cloud Computing)A utilização de aplicações na nuvem tem evoluindo gradativamente, impulsionada com o sucesso de algumas soluções para uso pessoal, como os serviços de armazenamento de arquivos (DropBox, iCloud, etc.). Provedores confiáveis e privacidade dos dados são ainda motivos de preocupação, embora atualmente já existam opções estáveis e seguras.
  • Mobilidade O avanço da mobilidade continua a passos largos, beneficiando-se da massificação global de smartphones e tablets, assim como causando efeitos como a consumerização. Essas características do mercado combinadas com as competências e necessidades das empresas vêm impulsionando o desenvolvimento de aplicações móveis, agregando agilidade e dinamicidade ao negócio.
  • Redes Sociais Já o fenômeno das redes sociais é algo indiscutível, e seu poder de gerar impactos positivos e negativos nos negócios já é sentido na maioria das organizações. O desafio é incorporá-las no dia-a-dia de modo que se tornem uma ferramenta que objetivamente agregue valor, tanto externo (relacionamento com o consumidor, avaliação da marca, ferramenta de comunicação, etc) como interno (colaboração, integração, avaliação de clima organizacional, etc.).
  • Informação A informação, por sua vez, é a intersecção da nuvem, da mobilidade e das redes sociais com a empresa, onde o imenso volume de dados e sua natureza desestruturada contrastam com necessidades de informações cada vez mais atualizadas e relevantes. O seja, dois paradoxos: necessidade de informações com sentido contextualizado embora ela não esteja padronizada, e informações em tempo real embora o volume de dados para processamento aumente cada vez mais.

Avaliando-se os temas abordados no evento, a estratégia da Teclógica para desenvolver seus produtos e serviços possui uma série de iniciativas que utilizam os conceitos apresentados, como a plataforma Mobuss e o produto Mobuss Construção Civil. Esse posicionamento demonstra o compromisso da Teclógica com a inovação, para assim produzir valor sustentável e duradouro ao negócio dos clientes através de soluções que suportem a evolução tecnológica.

 

Equipe Teclógica

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *