Como aproveitar as festas de fim de ano para aumentar as vendas?

No período das festas de fim de ano, os consumidores acabam sendo mais generosos com seus gastos. É o presente para o filho, a lembrancinha para o amigo secreto e o 13° salário para comprar outros itens desejados. Enfim, são diversos os motivos que levam ao consumo. E é justamente essa a época ideal para aumentar as vendas!

No Brasil, a estimativa é de que o Natal movimentará cerca de R$34,5 bilhões, crescimento de 2,8% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Pensando nisso, listamos ações de marketing que podem ajudar a sua empresa a aproveitar ao máximo essa temporada. Confira!

5 ações para aumentar as vendas durante as festas de fim de ano

gif - Find & Share on GIPHY

1. Faça promoções

A época do Natal e as promoções são o conjunto perfeito para o consumidor comprar mais e, consequentemente, aumentar as vendas do seu negócio. No entanto, é preciso que haja uma boa divulgação dos produtos e serviços e, de preferência, com antecipação. Mobilize sua equipe de marketing para desenvolver anúncios chamativos e invista em publicações nos mais diversos canais, sempre levando em consideração o público-alvo de cada meio.

Snack Studio GIF - Find & Share on GIPHY

2. Promova uma queima de estoque

A queima de estoque é uma ação com via de mão dupla: os clientes adoram e é possível liberar espaço para novos produtos e/ou coleções que estão por vir. Apenas fique atento(a) em oferecer aquilo que é interessante para o consumidor.

Animation Girl GIF by LooseKeys - Find & Share on GIPHY

3. Invista em uma boa comunicação

Uma comunicação efetiva pode ajudar ainda mais sua empresa a aproximar-se dos clientes nas festas de fim de ano. Além de oferecer os produtos, aproveite e divulgue programas de fidelidade que a sua empresa possui, por exemplo. Para isso, tenha um bom canal de comunicação, capaz de influenciá-lo numa tomada de decisão assertiva.

Outras ações, tais como reforçar a comunicação via e-mail marketing e até SMS, podem ser bastante eficientes. Ah, e aproveite canais como a vitrine digital e a TV indoor como forma de promover a comunicação de ações. Junto a campanhas criativas, certamente, a atenção do público vai se voltar aos anúncios.

Christmas Lights GIF by NorCal Honda Dealers - Find & Share on GIPHY

4. Capriche no vitrinismo

A vitrine funciona como uma ferramenta de marketing muito importante para as vendas do setor de varejo. Ela é a primeira impressão dos futuros consumidores. Em lojas físicas, todo o conjunto é importante, pois é a vitrine que atrai o público, a fim de conhecer melhor os produtos e efetuar a compra.

As vantagens de uma vitrine bem elaborada são a atração do consumidor, a conquista de novos clientes e, consequentemente, o aumento nas vendas. Do contrário, esta pode gerar um sentimento negativo em relação ao estabelecimento, impedindo que o público conheça o interior dele e fazendo com que procure os concorrentes.

Christmas Tree GIF by Caro Martini - Find & Share on GIPHY

5. Distribua brindes

A distribuição de brindes também é uma ótima pedida para aumentar as vendas. Faça a análise de quais clientes mais compraram e deram lucro para sua empresa. Procure saber o que agrada seu público alvo e dê a ele algo personalizado, despertando o sentimento de ser único.

Viu quantas oportunidades as festas de fim de ano oferecem para aumentar as vendas? Com planejamento e boas ações, você terá muito o que comemorar nesta época do ano.

Gostou deste artigo? Talvez você se interesse em saber como o marketing sazonal melhora as vendas da empresa.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *