Ferramentas de comunicação interna: o que você deve levar em conta?

A comunicação interna é, hoje, uma das estruturas mais estratégicas de uma empresa. O gestor desse processo precisa ter grande atenção e agir com eficiência para alcançar grandes resultados no dia a dia do negócio. Nesse sentido, algumas ferramentas de comunicação podem ser usadas, e cada uma delas pode ser aplicada para um tipo de público interno (colaboradores, revendedores, acionistas, entre outros).

Essa é uma área que precisa de análises constantes na empresa. Esse tipo de reflexão pode levar a conclusões importantes e transformadoras.

Por exemplo: será que aquela informação no jornal mural está totalmente atualizada? Ela desperta o interesse de toda a equipe? Em caso negativo, não seria mais inteligente e eficiente substituir o quadro de recados por uma nova solução?

Por isso, é importante saber como avaliar as ferramentas utilizadas para esse fim dentro da empresa. E é exatamente sobre isso que vamos tratar neste texto!

A escolha das ferramentas de comunicação interna

Para escolher os melhores meios, antes de tudo, é preciso atentar-se ao fato de que essa decisão deve ser tomada com base em testes, fatos e dados concretos.

A busca por novas formas de organizar as informações e os conteúdos em um único lugar tem o objetivo de tornar a comunicação interna mais dinâmica. Essas análises são tendências em empresas de sucesso.

Veja alguns dos principais aspectos que devem ser avaliados na hora de escolher soluções e ferramentas de comunicação:

Unificação dos processos

Processos de planejamento, criação e veiculação de conteúdos que não estejam integrados e unificados em uma mesma estrutura e equipe falham na conquista de eficiência e padronização. As ferramentas de comunicação devem ser capazes de transmitir a mesma mensagem em diversos formatos, de acordo com os objetivos da empresa.

Sustentabilidade

Sustentabilidade, neste caso, diz respeito à atenção que toda instituição deve dar ao meio ambiente e à sociedade. Além disso, investir em métodos e procedimentos que se mantenham ao longo do tempo traz também outros benefícios, como a redução de custos com impressos.

Agilidade

As ferramentas de comunicação devem estar aptas a veicular uma peça ou informação da maneira mais rápida possível, em prol da eficiência e da produtividade.

Alcance

Quanto maior o alcance do canal escolhido, melhor. Isso significa que será necessário utilizar menos recursos para atingir todo o espectro do público de interesse. Além disso, um canal com bom alcance permite impactar também tipos de público distintos em lugares diversos e informar de maneira padronizada outras filiais da empresa.

Facilidade de uso e implantação

Meios que não exijam muitos processos de implementação nem demandem apoio especializado de modo constante costumam gerar menos custos de aplicação e operação.

Possibilidade de segmentação

Normalmente é preciso “afunilar” a mensagem para que ela chegue a uma audiência mais específica. É interessante que pelo menos uma das ferramentas de comunicação adotadas pela equipe tenha essa funcionalidade.

Todos esses fatores (e outros!) podem ser utilizados como critério de escolha, dependendo da realidade e dos objetivos do empreendimento.

Por que escolher só um, se podemos ter vários?

No tópico anterior, citamos alguns dos principais aspectos para a escolha de ferramentas de comunicação interna, mas existem muitos outros. O mais importante é entender que é possível escolher várias opções, desde que o discurso seja unificado.

As ferramentas de comunicação mais eficientes costumam ser aquelas que promovem o engajamento dos funcionários em prol de um objetivo da empresa como um todo. O desempenho de cada uma pode ser medido através de alguns indicadores específicos, considerando as metas estabelecidas no planejamento.

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