Vale a pena investir em uma fábrica de software?

Você busca soluções personalizadas para atender às demandas da sua empresa? Então, precisa considerar a fábrica de software. Mas será que vale a pena investir nessa alternativa?

A resposta está neste conteúdo. Afinal, para tomar essa decisão, é preciso conhecer quais parâmetros devem ser seguidos e saber se será possível adaptar o desenvolvimento de aplicações e sistemas para aumentar a produtividade e reduzir custos e prazos.

Para entender melhor a resposta ao questionamento feito, veremos os critérios que fazem essa abordagem ser uma boa opção para o seu negócio. Vamos lá?

Quais pontos exigem atenção na contratação da fábrica de software?

A contratação de uma fábrica de software requer alguns cuidados. É preciso atentar, principalmente, a 4 critérios. Veja quais são eles, a seguir.

1. Eficiência

Uma pesquisa aponta que mais de 250 bilhões de dólares ao ano são gastos nos Estados Unidos com o desenvolvimento de aproximadamente 175 mil projetos. Apesar disso, 24% deles são inutilizados ou cancelados, e 44% são entregues funcionando, mas sem atender aos requisitos de custo, escopo ou esforço.

Por isso, a fábrica deve contar com profissionais qualificados e frequentemente capacitados. Isso impacta diretamente o resultado obtido e garante que a empresa terá suas demandas atendidas.

2. Histórico da empresa

Os resultados obtidos em projetos anteriores são fundamentais, porque demonstram o que você pode esperar.

Apresente suas necessidades, escopo, orçamento e prazo do projeto. Em seguida, verifique se a fábrica consegue se comprometer com todos os requisitos. Perceba que é melhor avaliar o custo-benefício, em vez do preço.

3. Possibilidade de participação

A chance de participar ativamente do processo de desenvolvimento do software é uma grande vantagem. Acompanhe todas as etapas, ouça o feedback dos usuários e aposte no Minimum Viable Product (MVP), ou seja, a versão mínima do item a ser lançado com o menor esforço e desenvolvimento.

Tudo isso serve para descobrir se o produto pode ser bem aceito pelo mercado. Assim, a possibilidade de sucesso é maior.

4. Especialização em diversas plataformas

Os profissionais devem ser capazes de atuar em diferentes plataformas, como Java, .NET, FlexNet, Android, iOS, Oracle e PowerBuilder. O propósito é garantir um software inovador, que inclui também a manutenção e o teste nesses diversos formatos.

Essa flexibilidade de desenvolvimento por parte dos profissionais aprimora o resultado final obtido. Além disso, garante uma solução permanente, em vez de exigir ajustes com o passar do tempo. Essa característica ainda assegura escalabilidade, porque é possível aumentar as operações quando necessário.

E quando vale a pena optar pela fábrica de software?

A implementação de sistemas customizados pode ser em  muitos casos fundamental para o sucesso do negócio. É a partir dessa prática que você conseguirá otimizar a produção e alcançar melhores resultados.

Por isso, vale a pena optar pela fábrica de software em diversas circunstância. Os motivos que justificam essa escolha são os que apresentamos a seguir.

Capacidade consultiva dos fornecedores

Os principais motivos para optar por um software customizado são conseguir uma solução que atenda às demandas específicas da empresa e contar com um ativo estratégico à sua disposição. Para chegar a esse patamar, a equipe consultiva deve entender o problema da sua organização. Assim, é possível confirmar as soluções fornecidas em escala e prever as exceções.

Perceba que a ideia é que os fornecedores sejam capazes de utilizar o máximo de informações para otimizar seu negócio. Com isso, é possível aumentar seus níveis produtivos, garantir uma entrega mais consistente, além de reduzir erros e variabilidades.

Os dados também podem ser integrados e utilizados de maneira inovadora. Por exemplo, para serem comparados pelo sistema e gerarem insights relevantes.

Certificação de qualidade

As opções de certificação são variadas, mas a CMMi é uma das mais adequadas. O Capability Maturity Model Integration é um modelo de referência que apresenta boas práticas para o desenvolvimento de software.

Com essas certificações, o software se torna um ativo estratégico, que traz uma vantagem competitiva para suas operações. Isso porque a aplicação de melhores práticas junto à personalização permite criar processos otimizados para a empresa, principalmente se houver mais de uma unidade. Dessa forma, o acesso aos dados fica centralizado e atualizado constantemente.

Garantia do serviço

Os serviços continuados devem apresentar um bom nível de garantia para aumentar as chances de que a solução final atenda às especificações requeridas.

Com esse critério, os problemas podem ser rapidamente solucionados, medida que impacta diretamente a satisfação do usuário. Da mesma forma, essa é uma maneira de aprimorar as questões de usabilidade, que também melhoram a experiência do cliente.

Tenha em mente que, com a customização, é necessário considerar estes outros 5 fatores:

  • Lacuna existente: diferença entre como o sistema funciona e como deveria funcionar;
  • Custo: tempo e valores necessários para adaptar o software às suas necessidades;
  • Viabilidade: possibilidade de ajustar o software para se adaptar aos requisitos da sua empresa;
  • Conflito: disposição ou habilidade do fornecedor de acomodar suas modificações e necessidades;
  • Futuro: custos de manutenção e recursos exigidos para manter as modificações intactas, mesmo com o release de novas versões.

Ao unir esses aspectos à garantia, você tem certeza de que a solução atenderá às necessidades do seu negócio e poderá contar com o suporte necessário durante todo esse tempo.

Então, vale a pena investir em uma fábrica de software? É claro que sim, desde que seja a  maneira ideal de garantir a customização e o máximo de eficiência e produtividade para os moldes do seu negócio.

Além disso, atentando aos aspectos de eficiência, histórico da empresa, possibilidade de participação e especialização em diversas plataformas, você preserva sua empresa e garante o melhor resultado possível, com embasamento na capacidade consultiva dos fornecedores, certificação de qualidade e garantia do serviço.

Ficou interessado? Então, entre em contato conosco e veja como nossa fábrica pode fornecer soluções customizadas para seu negócio.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *