Estratégias de fidelização de clientes que você precisa aplicar na sua empresa

Os consumidores fidelizados são aqueles que compram com maior frequência. Segundo Philip Kotler, eles custam sete vezes menos do que um novo e podem ser defensores da sua marca. No entanto, existem desafios para a fidelização de clientes, como atender os anseios do consumidor, gerar valor e investir em um atendimento que supere expectativas. É bom refletir em como sua empresa cuida deste assunto! Entenda melhor a seguir:

Por que a fidelização de clientes é tão importante?

Qualquer empresa que vislumbra destacar-se no mercado deve estar disposta a fazer alguns esforços para manter seus clientes ativos. Especialmente nesta era de conectividade, em que o concorrente está a apenas um clique de distância do seu negócio.

Hoje em dia, as pessoas têm acesso a uma quantidade infinita de dados sobre qualquer organização. Se por alguma razão elas se decepcionarem, a mesma razão pode também levá-las a buscar por uma nova referência. Por isso, é necessário ter atenção a todos os detalhes e fazer com que a fidelização de clientes seja parte da estratégia do seu negócio.

Mas, afinal, por onde começar? Confira algumas dicas que listamos para você!

O que é necessário para a fidelização de clientes?

Conheça o cliente e as suas dores

Entender os motivos e os anseios que levam um consumidor a decidir pela sua solução é primordial para fidelizá-lo. Aqui, você deve se colocar no lugar do outro e praticar a empatia.

Quão contentes as pessoas ficam quando percebem que a empresa se importa com o seu bem-estar e a sua experiência em relação ao produto/serviço adquirido?

O cliente sempre espera algo em troca, que agregue valor. Sendo assim, é fundamental entregar aquilo que o fez buscar pelo seu atendimento, ao invés da concorrência.

Tenha a geração de valor como meta

A geração de valor de uma marca tem peso cada vez maior nas tomadas de decisão dos consumidores.

Envolva seu cliente no processo de desenvolvimento de produtos e serviços e entenda suas necessidades. Se ela não condiz com aquilo que o indivíduo acredita, as chances de perder futuras vendas são grandes.

Invista em atendimento personalizado

Tão relevante quanto um atendimento único e exclusivo é a maneira como você expõe as informações para o cliente.

As pessoas não toleram sentir-se enganadas. Dessa forma, seja claro e honesto com seu público, buscando ser o mais ético possível em seu atendimento e comunicação.

Ofereça um suporte rápido e proativo

A insatisfação com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) é um dos principais motivos da perda de clientes. E a tecnologia só multiplicou a impaciência com processos burocráticos e demorados.

Torne a vida do seu cliente mais fácil, deixando seus processos mais eficientes e identificando onde estão suas fraquezas. Para isso, utilize a forma mais prática de atender seu consumidor sempre que necessário.

Use canais de comunicação eficazes

A fidelização de clientes passa também pelos canais de comunicação. No entanto, eles precisam ser acessíveis e visíveis ao consumidor.

Você precisar focar em canais estratégicos onde seu público está. É preciso planejar sua comunicação para atender às expectativas dos clientes. Caso contrário, não atingirão o resultado esperado.

Encoraje o feedback e responda a todas as questões e os comentários. Até porque deixar o usuário sem retorno pode ser tão ruim quanto atendê-lo mal.

Forneça programas de fidelidade relevantes

Os programas de fidelidade vão muito além de fornecer lançamentos. É importante focar em ofertas que façam com que o cliente se sinta valorizado.

Quando possível, divulgue a ele promoções exclusivas. O interessante é dar alguma vantagem para que a sua marca seja a primeira opção de compra.

Conclusão

A fidelização de clientes é um processo contínuo que exige dedicação e, com as estratégias citadas acima, possibilitará maiores chances de sucesso. Esteja aberto às sugestões e feedbacks sobre a interação com seu produto ou serviço.

Ao mostrar preocupação e honestidade para com o público, com certeza, a fidelidade deles em relação à sua marca será duradoura. Não se esqueça de que um bom relacionamento só existe quando ambas as partes estão satisfeitas!

Gostou deste artigo? O próximo post irá ajudá-lo(a) a continuar na busca por conhecimento. Leia mais sobre como medir a satisfação dos clientes aplicando o NPS.

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