Estratégias de contingência: como agir em caso de incidentes em TI

estrategias-de-contingencia-como-agir-em-caso-de-incidentes-em-ti

Empresas dos mais variados portes e setores de atuação estão sujeitas a sofrer incidentes que podem colocar toda a operação em risco, levando a companhia a perder dinheiro e, em muitos casos, isso pode representar danos irreversíveis à sua saúde financeira.

Por isso, é cada vez mais comum que, no planejamento de negócios, haja estratégias de contingência desenvolvidas para que a empresa não tenha suas operações paralisadas caso um grave incidente de TI ocorra.

Neste artigo, mostraremos a importância de a empresa possuir estratégias de contingência e como ela deverá agir em casos de grandes incidentes em TI. Continue lendo para conferir!

Como desenvolver estratégias de contingência?

Invista em ferramentas e treinamento de equipe

Não há como prever quando um grande incidente em TI poderá ocorrer. Por isso, a melhor estratégia é manter sua empresa sempre preparada. Investir em treinamento de equipe pode ser sinônimo de segurança:

  • Divida a equipe principal de gerenciamento de incidentes;
  • Treine subequipes para o gerenciamento de grandes incidentes;
  • Delegue responsabilidades mediante as competências e necessidades;
  • Utilize uma base regular para realizar testes de simulação;
  • Identifique pontos fortes e avalie o desempenho da equipe;
  • Preencha lacunas conforme a especialidade de cada subequipe.

Dessa forma, a equipe estará preparada para agir diante de um cenário real. Vale ressaltar que ferramentas tecnológicas são aliadas da equipe de contingência, portanto, invista em smartphones e tablets para que o trabalho remoto também possa ser realizado em casos de emergências.

Defina o que é um grande incidente

É preciso estabelecer os parâmetros que definem grandes incidentes. Geralmente, são classificados com base em fatores de urgência, gravidade e impacto na operação. Um grande incidente é capaz de paralisar diversos setores dentro da empresa, reduzindo todo o fluxo de atividades e afetando diretamente seu desempenho.

Mantenha-se preparado para conter os incidentes

Como dissemos, uma das melhores estratégias de contingência é manter sua empresa sempre pronta para possíveis grandes incidentes em TI. Portanto, certifique-se de que escolheu os recursos adequados para contê-los.

Considere a frequência dos incidentes em seu negócio ao longo de um determinado período, para saber se sua empresa precisa de uma equipe de TI dedicada ou terceirizar serviços. Considere também o nível de impacto que esses imprevistos têm causado à operação.

Algumas empresas dedicam grandes equipes para garantir a segurança e o funcionamento da operação, enquanto outras empresas possuem equipes dinâmicas formadas por diversos especialistas para cada departamento. Seja qual for o caso de sua empresa, o objetivo é evitar emergências que comprometam a produtividade.

Documente incidentes para otimizar sua defesa

Toda experiência é válida, até mesmo as negativas, pois sempre é possível extrair conhecimento útil para evitar possíveis novos problemas. Portanto, documente de forma organizada cada detalhe relacionado ao último incidente resolvido, como:

  • Os recursos que foram utilizados para solucionar o problema;
  • O tempo que foi necessário para a equipe de incidente resolver o problema;
  • As adaptações que precisaram ser feitas para não parar a operação;
  • O valor que a solução do incidente custou à empresa.

Depois aplique todas as mudanças necessárias na empresa para preveni-la de novos fortuitos no futuro. Esses registros servirão como um guia para otimizar a sua gestão.

Quais são os principais incidentes em TI?

Ataques de hackers

A principal estratégia que a equipe de contingência deve adotar em casos de ataques de hackers é: não permitir que o invasor note que foi descoberto, pois, se ele perceber que está sendo monitorado, poderá causar o dano que pretende ainda mais rápido, ou mudará suas estratégias para não ser mais detectado.

A equipe de contingência deve agir de forma discreta e eficiente, identificando a presença de intrusos e bloqueando o acesso para que eles não obtenham sucesso e, é claro, expulsando-os da rede.

Se possível, identifique o hacker e envie suas informações para os órgãos que combatem crimes na internet.

Problemas com softwares

Muitas empresas dependem de um determinado software para desempenhar suas funções diárias, por isso, esse é um dos incidentes mais graves em TI e pode literalmente parar as atividades do negócio.

backup de dados pode ser uma ferramenta fundamental para a equipe de contingência resolver um problema com software, pois é por meio dele que a falha será identificada, apresentando ou não, a necessidade de atualizá-lo.

É preciso sempre manter ativo o armazenamento temporário dos últimos dados, para que, caso ocorra um problema de software, a recuperação possa ser realizada com agilidade e eficiência.

Vírus

Torna-se muito mais difícil que um vírus possa infectar os computadores da empresa quando há um setor aplicado em contingência de TI, trabalhando constantemente para manter a rede segura, e os dados são armazenados em servidores na nuvem, gerando backups dos dados corporativos.

Caso ocorra um incidente com vírus, é possível solucionar o problema removendo todas as informações que já estão salvas em um backup e efetuar o escaneamento das máquinas com um antivírus. A formatação dos computadores e instalação dos softwares pode ser uma opção necessária, dependendo do caso.

Quedas de energia

Quedas de energia são comuns, e a maioria das empresas possui um sistema de continuidade do uso de aparelhos, computadores e redes, caso ocorra alguma falha elétrica. Entre os equipamentos muito utilizados, estão as fontes no-break e geradores.

Além de permitir que a operação não seja parada repentinamente, oferece tempo o suficiente para que os computadores e aparelhos sejam desligados corretamente até que a energia volte.

Se a empresa não possuir estrutura para conter a falha elétrica, é preciso que todos os aparelhos sejam desligados da tomada imediatamente, para que não haja o risco de a energia voltar de uma vez e causar danos, como queima de aparelhos.

Neste artigo, ficou evidente que, para elaborar estratégias de contingência de incidentes em TI, o primeiro passo é realizar um bom planejamento, considerar uma série de fatores ligados ao ritmo de produção e ao tamanho da operação de sua empresa.

Além disso, é importante manter sempre uma equipe de TI especializada, bem treinada e com recursos adequados à sua disposição.

Gostou do artigo? Confira também nosso post sobre como montar um plano de contingência de TI!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *