DevOps: é possível mesmo com terceirizados? Entenda agora!

É inegável que, ao fundir desenvolvimento e operações a estratégia DevOps mudou drasticamente o processo de criação de um software. Porém, nem todo time de TI conta com a mão de obra ou os recursos necessários para lidar com essa demanda.  

Neste artigo, você vai conhecer os benefícios de fazer a terceirização da sua estratégia DevOps e entenderá como isso pode melhorar significativamente a eficiência do seu processo de desenvolvimento.

Continue a leitura e confira todos os detalhes!

Por que terceirizar o DevOps?

A menos que você tenha uma necessidade clara de construir uma equipe de DevOps interna, sua empresa poderá colher benefícios consideráveis ao optar pela terceirização.

Confira alguns deles a seguir:

Acesso imediato e contínuo a talentos de DevOps

Se a arquitetura de software não fizer parte do seu modelo de negócios principal por exemplo, será difícil possuir os melhores especialistas da área. No entanto, um provedor de gerenciamento de DevOps de boa reputação tem a cultura e os recursos certos para a modernização da TI.

Terceirizar sua estratégia com um provedor dará muito mais capacidade ao seu time de TI. Além disso, eliminará muitas das dores de cabeça como a de construir sua própria equipe.

Custos menores

Com a terceirização, você obtém uma equipe totalmente funcional e com habilidades variadas a uma fração do custo de encontrar e contratar até mesmo um único funcionário em tempo integral.

Essa equipe fornece o conhecimento necessário que você precisa sem a necessidade de um time interno que exija os recursos da sua empresa.

Contato com uma forte cultura de DevOps

Um provedor de gerenciamento de DevOps oferece um conjunto mais profundo para a educação contínua do mesmo. Ele cria uma forte dinâmica de equipe e tornando os times mais capacitados e operacionalmente eficazes.

Flexibilidade para obter o melhor ajuste

Quando você solicita um engenheiro de DevOps a um fornecedor terceirizado, existe a flexibilidade de solicitar diferentes demandas — algo que, muitas vezes, você não conseguiria com uma equipe interna ou um funcionário em tempo integral.

Ao adotar esse modelo, também é muito mais fácil para a empresa resolver eventuais dificuldades no processo de trabalho. Por exemplo: se o engenheiro terceirizado não apresentar certo requisito essencial para atender às suas necessidades ou, simplesmente, não se adaptar ao negócio, há a possibilidade de solicitar um outro profissional ao fornecedor.

Maior controle de custos e riscos em P&D

Os engenheiros de DevOps e os arquitetos de soluções precisam realizar testes constantes para manter sua arquitetura robusta e escalável, além de oferecer vantagens de tecnologia e custo aos seus negócios.

Com uma equipe interna, todos os custos envolvendo pesquisa e desenvolvimento ficam a cargo da empresa. Já com a terceirização, por mais que você pague pelo serviço, os benefícios da experimentação de DevOps são obtidos por uma fração do custo que você teria ao bancar todo o processo de P&D.

Isso acontece porque, ao terceirizar o DevOps, os engenheiros já estão recebendo treinamentos em áreas diferentes do seu negócio por trabalharem com outros clientes do fornecedor. Isso significa que outras empresas acabam pagando pela P&D de fato, o que reduz seu custo e risco ao implementar novas tecnologias.

Viu só como, mesmo terceirizando, é possível ter sucesso na sua estratégia de DevOps? Se este post foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais e divida esses conhecimentos com colegas e amigos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *