Equipe de TI inovadora: aprenda como ter uma

Muitas empresas buscam a constante inovação como diferencial em seus negócios. No entanto, para alcançar o status de uma organização inovadora, é preciso investir em uma equipe de TI qualificada. Esse time será o elo direto entre os clientes e os procedimentos tecnológicos internos, portanto, quanto mais capacitada e diferenciada for essa equipe, melhor será percebido o trabalho do departamento na empresa.

Vamos dar algumas dicas para que você, gestor das áreas de Tecnologia da Informação, consiga estruturar sua equipe da melhor maneira, para conquistar bons resultados com agilidade e inovação.

Investir em pessoal

O primeiro passo para quem deseja ter uma equipe de TI inovadora é investir em profissionais qualificados e que apresentem determinadas competências necessárias para projetos inovadores, como por exemplo: criatividade, proatividade, serem bons comunicadores, entre outros.

A experiência na área de atuação também é um fator importante, porém, no momento do recrutamento é fundamental entender como esse profissional enxerga sua profissão e quais foram os projetos e contribuições que ele participou em outros empregos. A resolução de conflitos e como essa pessoa lida com pressões no trabalho são características que farão diferença no trabalho dentro do departamento de TI.

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A importância do líder

Os gestores das áreas de TI têm papel referência nesse processo de montar uma equipe inovadora, sendo ele facilitador dos processos e motivador das pessoas, sem perder de vista o foco no negócio.

Vale ressaltar aqui que as estratégias de TI devem estar alinhadas aos objetivos da empresa. E as atividades devem ser delegadas de acordo com as habilidades e competências de cada um.

Quando os líderes conseguem uma relação de transparência com seus subordinados, ouvindo ideias, cedendo espaço para participação e oferecendo responsabilidades e desafios individuais e coletivos, há um resultado intangível de sucesso do trabalho.

Saber comunicar

Inovação por si só não é percebida por todos da organização, para isso é necessário que os colaboradores da área de TI saibam se comunicar. E, para isso, é necessário apresentar soluções práticas para os problemas de maneira simples, de modo que qualquer pessoa entenda.

Uma estratégia eficiente é investir em plataformas de comunicação interna que ajudem na transmissão das informações de maneira didática, auxiliando assim a equipe de TI a conseguir se comunicar com os diversos públicos da empresa.

Benefícios para o negócio

O principal impacto que uma equipe de TI inovadora traz para os negócios é ganhar a confiança dos demais colaboradores da empresa. Uma das maiores reclamações na área de Tecnologia da Informação é que os profissionais só fazem o básico.

A partir do momento em que profissionais qualificados contam com bases sólidas, como uma boa infraestrutura, e propõe maneiras inovadoras para resolução de problemas comuns, a percepção do departamento muda. Consequentemente, a empresa passa a ser vista também como uma empresa inovadora.

Outro benefício interessante para os negócios, ao investir em equipes de TI inovadoras, é o fato de manter grupos focados em tarefas distintas, com foco nas áreas de atuação com mais problemas, sem perder de vista o objetivo da empresa. Ao fazer isso, há um melhor atendimento às demandas da empresa e os profissionais dedicados podem ser mais criativos e trabalhar melhor, pois sempre terão desafios dentro da sua função.

Queremos saber como sua equipe de TI trabalha. Comente no post suas ideias sobre o assunto.

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