Entenda qual a importância da TI para a estratégia da sua PME

Praticamente todas as empresas, independentemente do tamanho ou área de atuação, utilizam hoje algum recurso de TI em sua operação. Para grandes empresas, é comum que realizem grandes investimentos em equipamentos e sistemas, para que todo seu processo se torne automatizado.

Mas em uma PME, qual a real importância da TI em sua estratégia? Será que vale a pena investir em recursos que não são o core do negócio?

Neste artigo, vamos abordar 4 tópicos que mostram a importância da TI para uma PME, e o quanto sua empresa pode ganhar se investir corretamente na área. Acompanhe!

Otimização dos recursos

De modo geral, uma pequena ou média empresa possui um orçamento mais limitado se comparado a uma grande empresa. Se bem utilizadas, as ferramentas de TI têm um papel fundamental na otimização desses recursos, ajudando a empresa a controlar e reduzir custos de maneira eficiente.

Se for em uma indústria, por exemplo, existem sistemas que vão ajudar a controlar melhor a produção, ajudar no controle de estoque e na otimização do uso de matéria-prima.

Em uma empresa de comércio e serviços, a TI pode ajudar na otimização da mão de obra, fazendo com que a empresa não desperdice tempo nem dinheiro, e tornando os processos mais rápidos e mais seguros.

Quando aplicado diretamente na operação, a importância da TI fica ainda mais evidente, pois a empresa sente diretamente no bolso as vantagens desses recursos.

Bônus: Guia completo para implantar um Service Desk na sua empresa

Aumento de produtividade

Se bem utilizados para o controle de custos, o mesmo acontece no aumento da produtividade. A importância da TI em uma PME fica mais clara quando ajuda a empresa a aumentar seus resultados.

Uma melhor infraestrutura de TI torna os processos mais rápidos e as pessoas ganham agilidade em suas tarefas. Existem diversos sistemas para áreas específicas, que ajudam uma PME a estruturar o negócio de maneira alinhada, fazendo com que todas as áreas da empresa trabalhem em sincronia.

Sistemas mais modernos que oferecem mobilidade hoje têm se tornado um aliado importante para diversas PMEs. Pessoas que passam boa parte do tempo fora da empresa, como engenheiros e vendedores, antes acessavam os sistemas da empresa somente uma ou duas vezes por dia.

Hoje, um vendedor consegue lançar seus pedidos diretamente do cliente, através de um tablet ousmartphone. Isso faz com que a empresa ganhe agilidade, possa emitir o pedido do cliente mais rápido, controlar o estoque e acompanhar as projeções financeiras com mais precisão.

Um engenheiro, por exemplo, consegue ter acesso em tempo real a qualquer informação de uma obra, dentro do próprio local, sem precisar se deslocar até a empresa.

Mais controle

Os controles financeiros são muito mais sensíveis em uma PME, pois esta costuma trabalhar com um fluxo de caixa mais “apertado”. Com a correta utilização dos recursos de TI, uma PME pode controlar custos, receitas e seu fluxo de caixa com muito mais precisão.

Além disso, um sistema de gestão também oferece outros controles, como produtos em estoque, orçamentos, vendas e horas trabalhadas. Nesse caso, a importância da TI é oferecer informação para a empresa, que terá domínio sobre tudo que acontece na organização, fornecendo insumos importantes para qualquer tomada de decisão.

Diferencial competitivo

As PMEs possuem uma grande vantagem em relação às grandes empresas: elas são muito menos burocráticas. Isso faz com que elas consigam inovar e se reinventar de forma muito mais veloz.

Quando uma PME alinha a área de TI com as estratégias do negócio, diversos diferenciais competitivos podem ser criados. A TI pode ajudar uma empresa a se reinventar de diversas maneiras, como por exemplo:

  1. Uma empresa de comércio tradicional pode levar facilmente seus produtos para a internet;
  2. Uma empresa pode criar aplicativos que interagem com seus clientes, criando um laço de fidelidade;
  3. Uma indústria pode utilizar softwares que vão otimizar o controle de produção.

São muitas possibilidades que deixam claro qual a importância da TI para uma PME. O importante é que a empresa conheça seu negócio e converse com um especialista para entender todas as alternativas, começando por aquelas que vão oferecer um maior impacto positivo para a organização.

Quer saber mais sobre esse assunto? Entenda qual a importância do alinhamento estratégico da TI com o negócio.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *