Entenda o desafio da transformação digital para os negócios

33437-entenda-o-desafio-da-transformacao-digital-para-os-negociosA revolução provocada pela tecnologia trouxe transformações profundas para todos os âmbitos corporativos. Toda mudança gera um certo impacto, e é importante que organizações e colaboradores estejam preparados. Afinal, as empresas que não conseguem acompanhar o ritmo das atualizações estão sujeitas a percas de competitividade e, consequentemente, rentabilidade.

Cada empresa enfrenta desafios específicos no que diz respeito à transformação digital, mas existem aqueles que são comuns. Assim, é importante entender quais itens influenciam na implementação e especialização necessária.

Quer incorporar os benefícios da transformação digital no seu negócio? Entenda os desafios e veja onde essas mudanças se aplicam na sua empresa:

Cuide do planejamento

A busca pela aplicação da transformação pode deixar de lado detalhes importantes, como o mapeamento dos sistemas e processos de negócio, em uma fase de planejamento.

Para que a experiência da transformação seja proveitosa e os resultados satisfatórios, essa conversão requer o conhecimento de todas os detalhes de cada setor da empresa, além do engajamento de todos os envolvidos. Por isso, faça uma análise da forma como os processos são realizados na sua empresa e avalie o que pode ser otimizado para melhorar a produtividade e a assertividade das ações.

Abrace as mudanças

Ainda é comum encontrar resistência às mudanças não só entre os colaboradores, mas também entre os gestores das empresas. O excesso de confiança em um processo que já se tornou ultrapassado e o medo aos riscos que são provenientes de qualquer mudança são limitadores das transformações em geral, que afetam principalmente a área digital.

Para se tornar um profissional qualificado e superar os desafios digitais, é preciso se atualizar constantemente com o que é exigido no seu setor.  É importante adotar novas maneiras de tornar as áreas mais eficientes e competitivas, adotando tecnologias em todas as fases da cadeia de valor do negócio. Desta forma, é possível formar parcerias visando aumentar produtividade e rentabilidade.

Melhore a experiência

Para a transformação digital ser completa, é preciso engajar também colaboradores e clientes nas mudanças abraçadas pela sua empresa. Esse processo nem sempre é fácil, mas existem formas de modernizar aplicativos para melhorar a experiência do usuário, ou otimizar sistemas para oferecer soluções mais dinâmicas, entre outras alternativas (como a utilização da mobilidade corporativa). Também é importante analisar os obstáculos que venham a surgir, investindo em uma cultura de aprendizagem e possibilitando mais agilidade nos processos.

Conte com uma equipe especializada

Para que as transformações digitais cheguem integralmente aos colaboradores, ela deve passar por uma equipe preparada de TI. Este time será o responsável por definir as orientações para que o processo seja o menos traumático possível para o resto da empresa, evitando falhas futuras e realizando, ao mesmo tempo, a integração entre os núcleos da companhia. É possível definir o nível de envolvimento da área analisando a maturidade da tecnologia utilizada e a integração dos sistemas corporativos:

  • Alta integração e tecnologia madura:  nessa fase, a TI irá orientar a implementação;
  • Alta integração, mas tecnologia ainda imatura ou em fase de projetos piloto: a TI pode atuar levantando questões sobre a integração, apontando problemas e sugestões;
  • Baixa integração e tecnologia já amadurecendo: nessa fase, a TI irá apoiar a liderança que orienta a transformação.
  • Baixa integração e tecnologias imaturas: a TI faz o papel de mostrar e instigar a experimentação de partes isoladas da transformação digital, instigando das equipes de base até a diretoria.

A transformação digital da empresa não é uma tarefa exclusiva da TI, mas uma estratégia que deve englobar todos os setores da empresa. Afinal, a participação de todos é fundamental para garantir o bom funcionamento das equipes.

Está preparado para superar os desafios da transformação digital no seu negócio? Restou alguma dúvida? Comente no post e participe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *