Entenda a importância da qualidade no desenvolvimento de softwares

50714-entenda-a-importancia-da-qualidade-no-desenvolvimento-de-softwares

Manter a qualidade no desenvolvimento de softwares é um desafio enfrentado por muitos gestores. Sempre que o sistema é atualizado, é necessário ter atenção redobrada para não gerar erros decorrentes das funcionalidades recém-criadas ou fazer com que uma função pré-existente deixe de funcionar.

Para minimizar esses riscos, implementar o controle de qualidade no desenvolvimento de softwares é a solução. Além da menor probabilidade de erros, a redução de custos também é um importante benefício dessa estratégia.

Entre as práticas que ajudam a manter a qualidade no desenvolvimento de softwares estão testes constantes da ferramenta, revisão de códigos e a organização de uma equipe voltada para descobrir possíveis problemas nos sistemas e processos.

Quer entender a importância da qualidade no desenvolvimento de softwares e como esse controle deve ser feito? Confira agora os principais benefícios dessa estratégia para as empresas:

Como fazer o controle de qualidade

Realize testes constantemente

Há algumas formas de implementar o controle de qualidade no desenvolvimento de softwares na empresa. Os testes automatizados de unidade, por exemplo, são os mais utilizados. Feitos por meio de código, essas avaliações são criadas pelos desenvolvedores para testar funcionalidades desenvolvidas.

Os testes devem ser realizados novamente sempre que uma alteração for feita no software. Dessa forma, caso alguma mudança cause problema em uma funcionalidade que já existia antes, esse erro aparecerá no teste automatizado.

Tenha uma equipe qualificada

Para o controle de qualidade no desenvolvimento de softwares ser realmente eficaz, é importante não agir apenas na correção de bugs que surgem no caminho. É preciso, ainda, ter um time de qualidade preparado para garantir a usabilidade do sistema e sua consistência.

Esses funcionários devem atuar testando os softwares periodicamente para checar se alguma falha é encontrada, pois os testes são a maior garantia de que a qualidade dos sistemas será mantida.

Crie indicadores de avaliação

Além de ter um time de qualidade, outro passo importante para manter o controle em dia é investir na criação de indicadores para acompanhar as entregas e o trabalho da equipe de desenvolvedores.

Essas métricas permitem identificar pontos fortes (que devem ser mantidos) e pontos fracos (que precisam ser melhorados). Um acompanhamento que pode ser realizado, por exemplo, é a verificação geral dos erros encontrados durante o desenvolvimento do software.

É importante lembrar que, atualmente, a qualidade de um software está diretamente ligada à qualidade dos processos usados em seu desenvolvimento. Afinal, ter um sistema que funciona corretamente é fundamental para garantir o sucesso do projeto.

Principais benefícios

Entre os principais benefícios de adotar o controle de qualidade no desenvolvimento de software está a redução de custos: ao prevenir e identificar possíveis falhas, é possível corrigir o desvio a tempo e diminuir o impacto posterior.

A qualidade no desenvolvimento de softwares passa por processos bem definidos, que devem ser feitos por uma equipe qualificada, garantindo que as entregas sejam feitas de acordo com as solicitações realizadas pela área de negócio.

E você, o que faz para garantir a qualidade no desenvolvimento de softwares? Restou alguma dúvida sobre essa prática? Compartilhe nos comentários!

Artigos relacionados

2 Comentários


    1. Olá Maykon, que bom que gostou. Continue acompanhando nossos conteúdos. Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *