Entenda como um bom atendimento ajuda a fidelizar clientes

Um bom atendimento é aquele que supera as expectativas do cliente e é estratégico para fidelizá-lo, aumentar as vendas e consolidar a empresa no mercado. E atender bem é quase uma arte: é necessário ter sensibilidade, entendimento e técnica para transmitir ao consumidor todas as informações de que ele necessita.

Um bom atendimento ao cliente é parte do negócio e requer que o profissional que o está prestando vá além do convencional. E isso influencia no resultado final: para ter uma empresa de sucesso, é essencial que a equipe tenha vontade de entender a necessidade do consumidor.

Quando o assunto é fidelizar o cliente — e, acredite, a captação de novos consumidores está diretamente relacionada ao bom atendimento prestado pela empresa todos os dias —, alguns princípios podem fazer toda a diferença. Vale lembrar que clientes satisfeitos são a melhor propaganda que uma empresa pode ter.

A importância de entender o cliente

Para ser bem-sucedido, o profissional deve ter um bom nível de conhecimento do produto que vende. Essa habilidade, porém, deve vir acompanhada da capacidade de solucionar problemas, encarar objeções e até estruturar processos de atendimento que permitam oferecer experiências incríveis ao consumidor.

Saber o que o cliente busca é fundamental para atendê-lo bem. É importante, portanto, que a cada atendimento, a equipe faça perguntas, investigue e se coloque no lugar do consumidor. Esse processo vai ajudar a expor as motivações que levaram esse cliente a entrar em contato e ajudará a resolver seus problemas com rapidez e eficiência.

Dar atenção ao cliente e aos dados informados por ele ajudam o atendente a antecipar suas necessidades. Assim, ele pode encantá-lo com soluções mais preparadas. Para isso, o profissional deve ser treinado e estar preparado para atender cada consumidor como se ele fosse seu ‘cliente único’.

Isso fará que esse cliente queira repetir a boa experiência de atendimento, mas, melhor ainda, fará que ele se sinta inclinado a indicá-la para familiares, amigos e colegas.

O prazer em servir

Atender é servir. Por esse motivo, ser rápido e solícito são características necessárias. Sua equipe deve ter prazer em servir e sentir-se motivada pelo desafio de resolver os problemas e as dúvidas dos clientes, transformando-os em satisfação e fidelização.

Por esse motivo, os profissionais da equipe devem dominar as ferramentas e os conhecimentos necessários para que possam atuar de forma mais confiante, preparada e engajada. Assim, o trabalho é muito mais produtivo. Nem sempre, porém, tem-se a resposta que o cliente busca. É essencial, entretanto, buscá-la para oferecer a solução ao consumidor.

O atendente que tem prazer em servir naturalmente demonstra simpatia e empatia. Simpatia é ser afetado pelo que a outra pessoa está sentindo, enquanto empatia é se colocar no lugar dela para melhor atendê-la, conhecê-la ou servi-la.

Lembre-se: é muito frustrante investir dinheiro em um produto ou serviço e descobrir que comprou um problema. Ou seja, se não houver segurança por parte do atendente, a imagem da equipe pode ser prejudicada. Por outro lado, um consumidor bem servido se sente motivado a recomendar a marca.

O cliente não merece ser abandonado

É fundamental ter em mente que o atendimento das expectativas do cliente começa na pré-venda. Para dar certo, porém, deve ser um dos valores da empresa e estar presente em todas as etapas do atendimento (da pré à pós venda).

Por isso, sempre que houver um problema, é fundamental que o consumidor seja acompanhado até sua resolução. É preciso protegê-lo de ter ainda mais dificuldades. Quando perceber que a resposta ou a solução vai demorar, é essencial dar um posicionamento transparente a ele.

O consumidor quer ter voz

O consumidor fiel quer participar da empresa. Ele dá sugestões e feedback sempre que necessário. Os canais de atendimento ao consumidor devem, portanto, ser constantemente monitorados e, mais importante, respondidos.

E nunca se esqueça: todas as manifestações (sejam positivas ou negativas) são importantes e precisam ser consideradas. É preciso avaliar e verificar o que pode ser feito para melhorar o negócio.

A necessidade de comunicação segura, clara, objetiva e transparente

Educação e clareza na comunicação são itens obrigatórios. Durante o atendimento, portanto, as informações devem ser claras e diretas — sem confundir o consumidor. O cliente não quer ser enrolado: fuja das respostas-padrão e dos processos engessados.

A linguagem deve adequada ao cliente, com vocabulário simples e claro. É importante, ainda, evitar expressões que transmitam incerteza, diminutivos, gerúndios, expressões regionais ou gírias.

Uma equipe capacitada e autônoma garante mais credibilidade ao atendimento. Essa abordagem faz os clientes perceberem que estão falando com os responsáveis pelas resoluções, não com intermediários. Se o atendente ama o que faz (e isso envolve estar bem treinado e motivado), as chances de sucesso são maiores.

A simplicidade dos processos ajuda a encantar

Processos simples, fáceis de serem mapeados, administrados e compreendidos, são a base para um bom atendimento. Todos ganham: a empresa diminui o tempo e os custos de atendimento e o cliente consegue entender as etapas do processo.

Deste modo, mais clientes são atendidos com qualidade. Assim, há mais chance de que os clientes se tornem fiéis. Simultaneamente, maior será a quantidade de indicações, o que diminuirá os custos de aquisição de novos clientes.

A reputação da empresa é fruto do bom atendimento

Mesmo empresas bem estruturadas podem sofrer se sua reputação não for adequadamente preservada. Por isso, toda a atenção é necessária para evitar problemas.

É fundamental, portanto, trabalhar no  sentido de evitar impactos desagradáveis. Toda a estratégia de marketing deve ser direcionada nesse sentido, contribuindo para fidelização de clientes.

Atualmente, a diversificação dos canais de atendimento é praticamente uma necessidade, considerando as mudanças ocorridas nos hábitos do consumidor. É importante, contudo, que o padrão de qualidade seja mantido.

Neste sentido, é essencial que seus consumidores estejam sempre satisfeitos, o que só é possível se suas necessidades forem supridas e, com isso, ele for encantado.

Gostou de saber quais são os principais aspectos do bom atendimento a clientes? Conte para a gente nos comentários o que você tem feito para tornar o atendimento da sua empresa capaz de fidelizar clientes. Se tiver dúvidas, escreva também!

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *