Entenda como o ambiente de trabalho impacta os seus funcionários

ambiente de trabalho

Um bom ambiente de trabalho não serve apenas para tornar o ato de ir à empresa mais agradável para os funcionário: esse fator tem impacto direto na produtividade da equipe e influencia consideravelmente no engajamento dos colaboradores e no clima organizacional.

Se por um lado um ambiente de trabalho positivo motiva o time e retém talentos, por outro, um clima hostil e competitivo afasta-os da empresa e acaba de vez com qualquer sentimento de pertencimento.

Entre os fatores que fazem a diferença na construção de um ambiente de trabalho positivo estão a atuação dos líderes, a comunicação interna e o reconhecimento que a empresa oferece para seus colaboradores.

No post de hoje, você vai ver como o ambiente de trabalho impacta seus funcionários e o que é preciso para criar um clima favorável entre as equipes:

Retenção de talentos

Foi-se o tempo em que receber o pagamento em dia era a única coisa que importava para os funcionários. Hoje, a retenção de talentos está diretamente ligada a um ambiente de trabalho positivo, onde os profissionais são ouvidos e valorizados.

De acordo com o Estudo Mercer Global de Tendências de Talentos 2017, 97% dos funcionários desejam ser reconhecidos e recompensados pelas contribuições que fazem todos os dias. Quando a empresa constrói um ambiente de trabalho em que o reconhecimento das pequenas vitórias dos colaboradores é uma constante, portanto, ela retém talentos e faz com que os profissionais desejem seguir uma carreira na organização.

Experiência personalizada

Investir em um ambiente de trabalho personalizado, no qual cada colaborador tem a oportunidade de se desenvolver considerando suas expertises, faz a diferença na produtividade da equipe.

A boa notícia é que, ainda de acordo com o estudo da Mercer, 63% das empresas que têm uma política de flexibilidade e aumentam a opções de trabalho para seus times — que podem, inclusive, atuar remotamente dependendo da posição e das circunstâncias.

Importância da liderança

Os líderes são componentes estratégicos do ambiente de trabalho de uma empresa. A atuação dos gestores tem impacto direto na criação de um espaço positivo ou negativo e, por isso, deve ser analisada com atenção.

Um estudo realizado pela consultoria Dale Carnegie mostrou que 84% dos colaboradores desejam que seus líderes tenham a humildade de admitir que estão errados. No entanto, apenas 51% dos supervisores fazem isso com regularidade. O resultado? Uma equipe frustrada e um ambiente de trabalho nada colaborativo, o que impacta diretamente no turnover.

Dicas para criar um bom ambiente de trabalho

Agora que você entendeu o impacto que o ambiente de trabalho causa no público interno, é hora de conferir algumas dicas para criar um espaço positivo para os colaboradores na empresa:

  • seja transparente: a comunicação interna é aliada importante na construção de um ambiente de trabalho positivo. Informe seus funcionários, seja sincero e construa uma relação de confiança;
  • treine seus líderes: a melhor forma de ter uma liderança engajadora, que crie um ambiente positivo, é investindo em treinamento, então aposte nisso;
  • reconheça: valorizar e reconhecer o bom trabalho é algo simples e eficaz na criação de um ambiente motivador. Torne isso uma constante na sua empresa.

O ambiente de trabalho tem impacto direto na produtividade e motivação dos seus colaboradores. Coloque essas dicas em prática e nos acompanhe no FacebookTwitterLinkedIn YouTube para ter acesso a outros conteúdos como este!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *