Entenda como funciona uma auditoria de TI

62552-entenda-como-funciona-uma-auditoria-de-ti

A área de TI desempenha um papel crítico em ambientes empresariais. Desta forma, as políticas de gestão devem passar por revisões constantes, reavaliando o seu papel e a necessidade de criar fluxos de trabalho mais eficientes, integrados, seguros e inovadores.

Para tornar esse processo mais eficaz, muitas empresas optam por um serviço de auditoria de TI. Ele cataloga boas práticas, avalia processos e rotinas do negócio. Além de encontrar pontos que necessitam de melhoria, essa solução dá ao negócio mais capacidade para reduzir custos e melhorar o seu nível de competitividade.

Se você quer saber mais sobre como a auditoria de TI pode melhorar as rotinas empresariais, veja o nosso post de hoje!

Avaliação de processos

Uma auditoria de TI irá avaliar todas as políticas de governança, as rotinas e a cadeia de processos existentes na área de tecnologia. Com o auxílio do auditor, a área passará por uma análise onde dados internos serão levantados, agrupados e avaliados em busca de falhas e pontos que necessitam de melhoria.

Durante o seu trabalho, a auditoria poderá identificar fatores que impactam no desempenho das soluções de TI e na sua integração com os processos internos da empresa. Nesse sentido, a auditoria de TI deve ser vista como uma aliada estratégica, que avaliará o uso eficiente dos recursos internos, em busca de rotinas alinhadas com regulamentações de segurança e padrões do mercado.

Análise das informações

Detectando pontos críticos, a auditoria poderá indicar novas políticas e abordagens operacionais. Alinhadas com padrões internacionais, tais estratégias podem reduzir os custos operacionais e o número de falhas que ocorrem nas rotinas existentes. Como consequência, os times do setor aumentarão o seu índice de produtividade.

Junto com a agilidade para rastrear falhas, a empresa pode manter-se ainda mais eficaz, reduzindo a possibilidade de gargalos ou a ocorrência de fraudes.

Do mesmo modo, a auditoria pode identificar rotinas com alta vulnerabilidade, usuários com privilégios indevidos e outros pontos de atenção. Nesse sentido, medidas serão indicadas para tornar o ambiente de trabalho mais confiável e seguro.

Identificação de benefícios

A auditoria de TI pode impactar profundamente uma empresa. Com melhor direcionamento de recursos, o investimento em novas tendências é viabilizado. Gestores podem reduzir o tempo gasto na resolução de conflitos e, ao mesmo tempo, ter uma equipe mais eficaz.

Sendo aplicada de maneira estratégica, a auditoria de TI pode tornar a empresa mais eficaz e competitiva. A elaboração dos objetivos à longo prazo, por exemplo, será feita com base em dados precisos e auditados.

Reconhecimento

O alinhamento dos processos internos com padrões do mercado através de auditorias periódicas, permite reconhecimento das demais áreas e do mercado, sendo visto como um fator estratégico para a área.

Desta forma, a auditoria garante que a tecnologia será direcionada para o centro das estratégias da empresa. Através de uma abordagem alinhada com os demais setores, a área de TI garante o reforço à estratégia corporativa.

Neste contexto de auditoria de TI, parceiros especializados podem permitir o desempenho estratégico da área. Aproveite para conhecer quatro motivos para investir no outsourcing de TI.

Artigos relacionados

8 Comentários


  1. Gostaria de saber quais são as boas práticas ao avisar o time e como seguir um processo de auditoria na empresa.

    Como deve ser conduzido. Creio que isso é o mais importante.

    Responder

    1. Olá Marco, agradecemos pelo comentário.
      Com certeza vamos utilizá-lo como sugestão para elaboração de um novo conteúdo sobre o tema.

      Abraço

      Responder

  2. Olá.
    Gostaria de saber se é necessário e essencial guardar checklist de troca de computadores (um documento interno de auxílio ao analista) para efeito de auditoria.
    Um auditor pode querer isso? É realmente relevante?
    Obrigado

    Responder

    1. Olá Daniel, agradecemos pelo seu contato.
      Se tratando de um item de configuração (ex: computador), é importante registrar todas as movimentações e alterações para futura auditoria e também a localização do item de configuração. Imagine uma empresa com centenas de usuários de computador, onde uma equipe de suporte faz mudança dos computadores (ativos) e não registra. Se a contabilidade precisar fazer uma recontagem dos ativos, ou mesmo uma troca da identificação dos ativos, é muito provável que ninguém saberá onde estão os equipamentos. Esse exemplo pode parecer simples, mas a tendência em fazer a locação de equipamentos ao invés da compra irá fazer com que em algum momento seja necessário reunir todos os equipamentos locados para troca (ex: final do contrato de locação). Certamente neste momento teremos um grande problema se não houver registros.

      Recomendamos também a leitura do artigo: https://blog.teclogica.com.br/gestao-de-ativos-de-ti-eficiente/

      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abraço

      Responder

  3. Olá,

    Gostaria de saber, quais são os principais testes realizados na auditoria de TI.

    Responder

    1. Olá Cleber, agradecemos pelo seu contato.

      Sobre sua questão, é importante dizer que a auditoria de TI pode ser bastante ampla e cansativa, porém acredito que seu interesse é mais objetivo e passa pela identificação de riscos e vulnerabilidade (segurança) e até de aderência as normas internas da empresa (compliance).

      São eles:
      – teste de vulnerabilidade externa em sites e aplicações com visibilidade para a rede mundial de computadores
      – teste de vulnerabilidade interna em aplicações e bancos de dados
      – verificação dos processos de gestão de senhas dos usuários
      – verificação dos processos de monitoramento para tentativas de invasão
      – verificação dos processos de backup e recuperação
      – verificação dos processos de controle de acesso lógico (aplicações) e físico
      – verificação das licenças de uso
      -existirá uma quantidade bastante grande de testes possíveis, porém acredito que estes testes já lhe trarão bastante informação.

      Existem no mercado alguns materiais focados sobre Segurança da Informação e Compliance que poderão detalhar mais sobre o assunto. A intenção deste artigo é despertar no leitor a motivação para desenvolver e adotar processos que permitam aumentar o nível de conformidade aos padrões de segurança e gestão de tecnologia da informação.

      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abraço

      Responder

  4. olá
    gostaria de saber quais são os principais registros que possibilitam as auditorias de TI.

    Responder

    1. Vilso,

      Agradecemos seu comentário.

      Normalmente os processos de auditoria exigem os seguintes itens:

      Gestão de equipamentos móveis
      Gestão dos equipamentos internos (Desktops, Servidores, etc)
      Ambiente de Desenvolvimento
      Controles de acesso
      Equipamentos e dispositivos de Segurança
      Segurança nos e-mails
      Segurança na rede de Dados
      Gestão de Monitoramento
      Gestão de Terceiros
      Gestão de Incidentes
      Gestão de Continuidade

      Obrigado!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *