Entenda a importância do Benchmarking para o crescimento da empresa

entenda-a-importancia-do-benchmarking-para-o-crescimento-da-empresa

A importância do Benchmarking não pode ser desconsiderada pelo gestor que almeja fazer seu negócio crescer conhecendo as práticas do mercado. Dentro dos objetivos da empresa, conhecer novas formas de operar determinados processos do negócio é essencial para garantir competitividade.

Nesse sentido, o Benchmarking contribui para que as organizações assimilem as boas práticas em produtos, serviços e processos dos concorrentes ou de outros negócios. Através do aprendizado contínuo, essa prática visa aumentar a eficiência das empresas e alcançar diferenciais competitivos.

Se na esfera individual a Programação Neurolinguística (PNL) serve para “modelar” ou assumir características de vencedores, no âmbito empresarial o Benchmarking ajuda os negócios a crescerem a partir da incorporação de práticas de excelência observadas em outras organizações.

Veja a seguir como o Benchmarking pode alavancar o seu negócio:

Aprenda com a concorrência

Se você analisar bem, toda empresa líder de segmento ou grande player de mercado possui características responsáveis pelo êxito na atuação. Os “segredos” para o sucesso podem ir desde aspectos objetivos, como preço e qualidade, até questões subjetivas, como o fato de ter sido pioneira na área e, por isso, ter criado um relacionamento sólido com o público consumidor.

A empresa que almeja ser líder não pode desconsiderar a importância do Benchmarking. Nesse caso, assumir uma postura rígida só prejudicará o negócio. Assim, quando o estabelecimento busca identificar os pontos fortes dos concorrentes e implementá-los internamente, passa a competir de igual para igual com os grandes do mercado.

Compreenda a importância do Benchmarking para a inovação

Exemplos na história do empreendedorismo não faltam para nos contar sobre as inovações que surgiram em determinada companhia e depois se espalharam pelo mundo e se disseminam entre as empresas de cada setor.

O fato de não ser a primeira organização a usar certa tecnologia tem algumas vantagens, afinal, pode-se aprender com os erros dos outros e otimizar o aprendizado. Porém, deixar de lado as tendências do mercado pode ser muito arriscado para a sobrevivência do negócio.

Por isso, se o seu concorrente modernizou o negócio, passou a utilizar softwares para agilizar os processos produtivos e distanciou-se das demais empresas do setor, não fazer nada pode significar perda de rentabilidade e eficiência do negócio.

Incorpore práticas sem perder identidade

Embora a importância do Benchmarking seja indiscutível, a empresa deve ter cuidado ao adotar práticas de concorrentes. O processo de incorporação de estratégias alheias deve ser bem pensado, efetuando uma análise completa e definindo métodos e estratégias viáveis.

Ao tomar os concorrentes como referência, você deve identificar os pontos positivos que eles têm e, a partir desse conhecimento adquirido, adaptar as qualidades observadas à realidade da sua empresa. Dessa maneira, você implementa inovações incrementais no seu negócio, para aperfeiçoá-lo de forma contínua.

Você leva em conta a importância do Benchmarking nos rumos estratégicos do seu negócio? Tem uma experiência pra compartilhar? Deixe sua opinião nos comentários e participe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *