Digital Signage: como ela ajuda a diminuir a percepção do tempo de espera?

O cotidiano de quase todas as sociedades da atualidade é marcado pela velocidade exigida das pessoas no desempenho de suas atividades diárias. Tudo e todos parecem ter pressa, a todo momento. Esse ritmo tem gerado nas pessoas uma sensação constante de que o tempo que dispomos não é suficiente para a realização das nossas obrigações e desejos, o que acaba gerando impaciência e insatisfação. Esse cenário é particularmente desafiador para as empresas que oferecem serviços em estabelecimentos que demandam espera para o atendimento dos clientes, algumas vezes por conta da alta demanda, outras por conta das características do serviço, que exige atendimento individual e reservado, ou ainda por causa de imprevistos.

Para enfrentar esse desafio, as empresas têm recorrido à comunicação para amenizar os efeitos negativos que a espera em filas causa nos consumidores. Uma vertente que tem ganhado destaque, nessa dinâmica, é a comunicação visual digital.

Neste post, você vai descobrir como a comunicação nesse tipo de mídia ajuda a diminuir a percepção do tempo gasto nas filas e, consequentemente, auxilia nos negócios.

Percepção de bom uso do tempo

Uma das ideias que causa impaciência durante a espera em uma fila é a percepção de que está se perdendo alguns minutos do dia que poderiam ser empregados em outras tarefas. A digital signage pode amenizar esse efeito por meio da utilização de painéis eletrônicos que exibem, por exemplo, o noticiário do dia. Esse momento passa, então, a ser encarado pelo cliente na fila como uma pausa para se informar, algo como sentar para ler um jornal, por exemplo, e que nem sempre é possível por falta de tempo.

Distração durante uma espera obrigatória

Uma tela posicionada próximo à fila, exibindo a programação de um canal de TV de grande audiência ou um filme, por exemplo, pode causar uma distração agradável para quem espera. Ao prestar atenção em uma notícia, no apresentador favorito, em uma cena marcante de um filme ou mesmo um evento esportivo, a pessoa distancia seu pensamento da fila e acaba mais satisfeita com o atendimento por não ter enfrentado um momento estressante de espera. Na verdade, uma transmissão que agrada pode até fazer um cliente, que não está com tanta pressa, permanecer mais tempo no estabelecimento para acompanhar o desfecho da ação que lhe interessa.

Informação que auxilia nos pedidos

Um painel de comunicação digital pode servir, também, para exibir informações que auxiliam o cliente na fila a decidir o que comprar, ao mostrar detalhes do produto, tabela de preços e, até mesmo, formas de utilização das mercadorias. Isso fará com que alguns clientes sanem suas dúvidas e não sintam a necessidade de fazer perguntas aos atendentes, fazendo com que o tempo gasto nos pedidos diminua. O emprego dessa comunicação não só faz com que a percepção de tempo de espera seja menor como, efetivamente, torna o processo mais rápido para todas as partes envolvidas.

Definição do tempo de espera

Outro emprego da digital signage pode ser definida como fila virtual, que se caracteriza pela organização de uma ordem de atendimento eletrônica responsável por exibir informações em painéis digitais como senhas de atendimento, número da sala ou mesa dos atendentes disponíveis e tempo que deverá aguardar até a próxima vaga. Essa organização vai oferecer ao cliente uma definição do tempo de espera, proporcionando um controle maior da sua agenda de tarefas, além de evitar gasto de tempo com filas para questionamentos desnecessários e, ainda, que ele deixe seu estabelecimento para buscar um serviço mais rápido.

Essa ferramenta pode até funcionar aliada a um sistema de agendamento online, facilitando ainda mais a vida dos clientes.

Enfim, as aplicações da digital signage são muitas e, certamente, trazem benefícios para qualquer negócio que tenha preocupação com um atendimento de qualidade, adequado ao nosso cotidiano e que atenda às necessidades dos consumidores.

Seu negócio já está preparado para lidar com os desafios da modernidade? Você já utiliza a digital signage para ajudar nessa tarefa? Assine nossa newsletter e fique por dentro das informações que nós temos para auxiliar você na adequação do seu negócio a essa nova realidade.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *