9 dicas simples para melhorar o clima organizacional

clima organizacionalPara que os colaboradores efetivamente tragam melhores resultados para uma empresa, eles precisam estar inseridos em um ambiente que favoreça o convívio entre os colegas de maneira saudável, facilitando os procedimentos de trabalho rotineiros e gerando mais motivação na execução das tarefas. A isso damos o nome de clima organizacional.

Atualmente, as empresas precisam estar atentas quando o assunto é clima organizacional e, para que esse aspecto seja cada vez melhor, ela não precisa gastar muito dinheiro, apenas adotar práticas que impactam diretamente na satisfação dos colaboradores.

Neste post, daremos algumas dicas simples de práticas voltadas à gestão de pessoas, comunicação e tecnologia que podem ser adotadas na sua empresa cujos resultados podem melhorar o clima organizacional de maneira perceptível.

Faça uma boa gestão de pessoas

Saber como gerenciar as pessoas é um dos primeiros requisitos para que a empresa construa um bom clima organizacional em suas dependências. Isso porque o direcionamento nas práticas de trabalho deve levar em consideração o perfil de cada profissional, bem como suas habilidades e dificuldades para execução do trabalho.

A gestão de pessoas deve ser aplicada diariamente por todos os líderes da organização, sempre seguindo parâmetros ligados a cultura empresarial previamente definidos pelas áreas estratégicas da empresa. Somente assim, essa gestão contribuirá para a melhoria do clima organizacional.

Tenha a área de Recursos Humanos como aliada

O departamento de Recursos Humanos de uma empresa tem papel fundamental na adoção de práticas e avaliações do clima organizacional, já que os profissionais de RH são responsáveis pela gestão das políticas de benefícios, remuneração e treinamento dos colaboradores — fatores que influenciam diretamente na relação entre as pessoas e o clima organizacional.

É importante que as ações para melhoria de clima organizacional tenham o envolvimento do RH para que efetivamente tragam resultados. Afinal, essa área terá mais conhecimento sobre as relações humanas de trabalho e também sobre as estratégias da empresa com foco no desenvolvimento humano.

Bônus: Como potencializar a comunicação interna com a TV Corporativa?

Promova o desenvolvimento profissional

A possibilidade de cada colaborador se desenvolver profissionalmente dentro de uma organização é um dos fatores principais para que essas pessoas estejam felizes em suas funções e, assim, contribuam para a conquista de bons resultados na organização, predispondo-se a auxiliar os colegas e contribuindo com a melhoria do clima organizacional.

Por isso, promover o desenvolvimento profissional trata-se de uma prática simples e sem custos que pode ser realizada pelas chefias ao disponibilizar um trabalho mais complexo, ou incentivar a participação em projetos especiais, estimulando a colaboração com ideias.

Ajude os colaboradores a encontrar um equilíbrio

Um dos pontos que influenciam diretamente no clima organizacional é o equilíbrio que os colaboradores têm entre suas vidas profissionais e pessoais. É preciso saber distinguir estes momentos, de modo que os problemas de um não interfiram no outro.

Cada colaborador precisa entender a importância de cumprir prazos e entregar bons resultados profissionais. As empresas podem auxiliar nesse processo promovendo treinamentos relacionados a comportamento humano, que ajudarão a desenvolver as competências de equilíbrio de cada um.

Motive os colaboradores

Trabalhar a motivação e o engajamento dos colaboradores é uma alternativa que ajuda na melhoria do clima organizacional. Elogiar o trabalho bem-feito, incentivar a participação dos colaboradores em assuntos estratégicos da organização e fazer com que os profissionais sigam o mesmo rumo da empresa contribui para que as relações de trabalho se fortaleçam.

Saber como engajar e motivar as pessoas dentro de uma empresa é diferencial estratégico para a conquista de bons resultados. As organizações que já perceberam a influência que isso tem no dia a dia de trabalho estão um passo à frente na batalha por crescimento de mercado.

Tenha a comunicação como agente de melhoria do clima organizacional

Além das questões ligadas à área de Recursos Humanos, a comunicação faz parte de um eixo fundamental na conquista de melhoria do clima organizacional. Quando os processos de comunicação são transparentes e flexíveis, as pessoas se sentem confiantes e entendedoras dos objetivos da empresa, contribuindo assim para alcançar as metas.

Outro benefício da comunicação ligado à melhoria do clima organizacional é facilitar o entendimento dos processos de trabalho, evitando a perda de tempo e de caminhos dificultosos para execução das tarefas.

Use o endomarketing com foco no clima

Ainda falando sobre comunicação, surge outro importante conceito: o endomarketing. Essa técnica fala sobre a importância de criar um marketing com foco nos colaboradores.

A partir disso, as áreas de Comunicação e de Recursos Humanos podem criar maneiras de estimular a participação dos colaboradores nos assuntos da empresa, além de eventos que visem motivar e melhorar o clima organizacional.

Para esse tipo de tarefa, não são necessários grandes investimentos, apenas criatividade e comprometimento dos envolvidos em fazer dar certo essas iniciativas de envolver as pessoas.

Incentive os líderes a serem precursores dos processos comunicacionais

As lideranças exercem um papel fundamental na implantação de processos de comunicação efetivas dentro das empresas. Esses profissionais têm contato direto e rotineiro com seus subordinados e seu poder de influência é decisivo, podendo ter um ganho muito maior na melhoria do clima organizacional.

Logo, é fundamental ter os líderes como aliados dos processos de melhoria de clima e, para isso, é necessário mostrar as vantagens que ele teria no seu dia a dia pessoalmente e junto a equipe. Qualificação e valorização desse profissional e ensinamentos sobre como repassar os conceitos para seus colaboradores têm muita relevância no emprego de processos bem-sucedidos de comunicação, com foco na melhoria do clima organizacional.

Conte com o auxílio da tecnologia

Para ter efetividade nas comunicações com os mais diversos públicos, os profissionais podem contar com tecnologias que auxiliam na produção e disseminação dos comunicados em tempo real e de maneira simples e prática.

Para isso, diversas opções estão disponíveis no mercado e hoje. A TV Corporativa, por exemplo, é uma das mais inovadoras ferramentas de comunicação adotada nas empresas. Ela é capaz de agregar soluções em imagens, áudio e vídeo, além da facilidade de atualização em tempo real para todas as unidades que contam com o equipamento.

Como deu para perceber, a melhoria de clima organizacional pode ser conquistada com pequenas ações diárias de trabalho visando o envolvimento das pessoas. Se você gostou desse assunto e quer saber mais, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *