Descubra como a análise de dados vai revolucionar a gestão empresarial

Quais seriam as decisões de gestores e profissionais se eles pudessem enxergar, de forma ampla, todo o contexto de uma estratégia, prevendo cenários com precisão através de dados e informações disponíveis digitalmente?

Essa possibilidade — que há pouco tempo poderia ser considerada distante — já é realidade em muitas organizações graças à análise de dados.

Sua empresa ainda não utiliza ferramentas como essa? Então veja agora como a tecnologia promete revolucionar a gestão na sua empresa:

Qual é o impacto da análise de dados na gestão?

A infinidade de dados gerada atualmente é uma fonte incalculável de informações úteis à gestão empresarial.

No entanto, para gerar resultados, eles devem ser selecionados, organizados e utilizados de forma estratégica, proporcionando uma visão sistêmica não só do negócio, mas também do mercado — essa é a função das ferramentas de Business Intelligence, ou BI.

Entre as principais vantagens do BI para as organizações, podemos destacar:

  • reconhecimento do mercado, suas oportunidades e desafios;
  • conhecimento do perfil do cliente (suas necessidades, expectativas e desejos);
  • oportunidade de diferenciação no mercado devido ao conhecimento das expectativas do cliente;
  • agilidade na análise de dados e resposta ao mercado;
  • otimização dos processos;
  • efetividade no planejamento, que se baseia em análises e estatísticas;
  • maior controle das receitas e despesas, de acordo com sua relevância para os resultados da companhia.

Como o BI pode melhorar as áreas estratégicas da empresa?

Além dessas vantagens gerais, o BI pode contribuir de forma específica para viabilizar um desempenho melhor das áreas estratégicas da organização. Entenda de que forma sua aplicação beneficia alguns setores:

Financeiro

As ferramentas de BI permitem que o departamento analise a relevância de cada custo para a geração de resultados. Dessa forma, o financeiro pode controlar melhor as despesas e tomar decisões sobre a gestão dos recursos e investimentos de acordo com os cenários previstos.

Vendas

A análise detalhada do histórico de vendas não só melhora a previsão de faturamento, mas também facilita o cumprimento de prazos, alcance das metas e consequentemente a satisfação do cliente. A equipe pode planejar ações para médio e longo prazo com uma chance maior de acerto.

O BI permite controlar as informações a respeito das interações com possíveis clientes, gerando um aprendizado que leva à detecção de oportunidades que podem gerar o fechamento de novos negócios.

RH

O BI ajuda o RH a compreender a empresa de forma mais profunda, o que permite que suas necessidades sejam atendidas no que se refere à contratação e desenvolvimento de colaboradores.

Ele permite ainda uma avaliação precisa dos candidatos e a análise da performance dos colaboradores, favorecendo não só uma contratação mais assertiva, como também iniciativas que capacitam a força de trabalho para atingir os objetivos estratégicos da companhia.

Como iniciar a adoção da análise de dados?

Depois de entender como o BI contribui para melhorar o desempenho desses departamentos, a empresa deverá avaliar quais caminhos seguir com relação às soluções tecnológicas viáveis e aderentes ao modelo de negócio.

Assim, o processo pode resultar em um enorme sucesso com o suporte tecnológico adequado, que envolve especialistas em inteligência de negócios.

Para implementar o processo, a empresa poderá seguir etapas pré-definidas:

  • mobilização dos stakeholders: fase em que se promove o envolvimento da alta direção e gerência, seguida de iniciativas para conscientização coletiva e disseminação ideológica;
  • levantamento de necessidades: identifica informações necessárias e sua relevância para o sucesso do negócio;
  • definição dos requisitos de informação: processo de compreender os sistemas computacionais da companhia, os dados que eles permitem colher e as lacunas que precisam solucionar;
  • implementação da ferramenta de BI: envolve testes e integração do programa com outros sistemas utilizados na gestão;
  • disponibilização aos usuários: entrega da ferramenta e capacitação para explorarem todo o potencial do BI na gestão do negócio;
  • retroação: promoção de melhoria contínua da ferramenta, adequando seus recursos às necessidades da empresa.

A análise de dados está revolucionando o mercado. Para conquistar seu espaço, as empresas devem se preparar para implementar e acompanhar essas transformações com o apoio de tecnologias.

Quer garantir sua vantagem à frente da concorrência? Assine a nossa newsletter e mantenha-se atualizado!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *