Conheça os maiores desafios de gerenciar equipes remotas de TI

Gerenciar equipes remotas tem se tornado parte da rotina das empresas. Para se ter uma ideia, pesquisas indicam que, em alguns países, o número de pessoas que trabalham a distância chega a 40% dos trabalhadores. A tendência de equipes remotas somada à evolução da tecnologia compõem hoje o cenário ideal para que essa prática se torne ainda mais comum.

No entanto, embora o modelo de trabalho a distância tenha suas vantagens, existem também os desafios. Quando o assunto é TI, por exemplo, os gestores encontram uma série de dificuldades para conciliar as demandas da empresa a essa metodologia de trabalho, pois ainda há uma certa dificuldade na comunicação com a equipe e principalmente na integração desta ao executar os projetos.

Neste post, mostraremos a você os maiores desafios enfrentados no gerenciamento de equipes remotas de TI e ainda daremos algumas dicas de como tornar esse processo mais proveitoso e eficiente para a sua empresa. Confira!

Os desafios diários ao gerenciar equipes remotas de TI

Ao gerenciar o trabalho de uma equipe local, o gestor pode se deparar com algumas dificuldades no decorrer de um projeto, e esse cenário pode se acentuar quando falamos de equipes remotas. Nesse contexto, podemos citar como alguns dos principais desafios do gerenciamento desse tipo de equipe:

Comunicação

Sem dúvida a comunicação é um dos pontos mais sensíveis na hora de gerenciar equipes remotas de TI. Se a troca de informações não for adequada, a fluidez do trabalho pode ser comprometida e a produtividade prejudicada.

Acompanhamento do trabalho

O gerenciamento de equipes locais conta com a vantagem de um gestor próximo — não só fiscalizando, mas orientando as equipes. Quando falamos de equipes remotas, isso já não é tão simples.

Como reflexo de uma comunicação e integração mais difícil entre os funcionários, torna-se um desafio estabelecer um acompanhamento mais efetivo e próximo. Isso pode impactar a qualidade do trabalho dos profissionais e consequentemente a produtividade da equipe como um todo.

Conexão com a cultura organizacional e os objetivos da empresa

Outro ponto de extrema relevância na gestão de recursos humanos de uma empresa é o alinhamento de cada profissional com a cultura e o clima organizacional do ambiente. Esse fator é fundamental para estimular um maior engajamento de todos e também alinhar o trabalho aos objetivos da organização.

Quando falamos em equipes remotas, esse também é um desafio. Afinal, sem participar do dia a dia da empresa e realizar interações de pessoa a pessoa (que, organicamente, compõem a cultura de um ambiente corporativo), alguns membros podem facilmente ficar defasados em relação ao restante da equipe.

Como contornar esses desafios

Otimize a comunicação interna e externa das equipes

Certifique-se de que todos os membros da equipe tenham acesso a uma gama de ferramentas de comunicação e, mais do que isso, saibam quando e como utilizá-las de forma estratégica. O e-mail, a videoconferência e os serviços de nuvem, por exemplo, hoje são indispensáveis para qualquer trabalho.

Por meio deles as equipes podem se comunicar rapidamente e compartilhar projetos, ideias e o que mais for útil ao desempenho das suas atividades.

Adote soluções tecnológicas no gerenciamento de projetos de TI

A adoção de ferramentas de gerenciamento de projetos, por exemplo, além de integrar os funcionários, serve para centralizar os trabalhos. Ao incluir todos os dados dos projetos nessas plataformas, qualquer membro da equipe pode ter acesso aos projetos realizados pela TI, de qualquer lugar.

Fortaleça as interações e o engajamento com o clima organizacional

Caso exista a demanda pela criação de vínculo, identificação e afinidade dos membros da equipe, a dica é promover periodicamente esses momentos de conexão. Seja em reuniões presenciais ou em eventos festivos, é essencial criar uma proximidade entre as equipes. Isso certamente vai influenciar positivamente no desempenho das atividades.

Por fim, gerenciar equipes remotas é, sem dúvida, desafiador. Mas, como vimos, existem medidas simples que podem tornar essa função mais efetiva e menos trabalhosa, a exemplo da utilização de soluções tecnológicas.

Gostou do post? Quer manter-se informado sobre esse e outros assuntos relacionados a TI? Assine nossa newsletter!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *